10 motivos para escolher viajar de motorhome

Nunca tive espírito aventureiro, nunca fui muito fã de acampar em barracas, gosto de ter u mínimo de conforto quanto viajo e a ideia de rodar a Califórnia de motorhome surgiu quando, ao finalizarmos nosso roteiro, nos demos conta de quantas cidades visitaríamos e quantos hotéis teríamos que reservar. Fiquei cansada só de imaginar o tanto de check-in e check-out que teríamos que fazer e foi aí que então decidimos: Vamos de motorhome?

Roteiro na Mão

De início fiquei cheia de dúvidas, achei uma maluquice total, mas minha curiosidade falou mais alto e então comecei uma pesquisa intensa; passei a ler tudo o que encontrava a respeito. Decidi que se era pra viver uma nova experiência, que fosse completa e então alugamos o RV por todo o período da viagem: 20 dias e nada de dormir em hotel.

Me surpreendi com a viagem; muito melhor do que imaginava. Amei a experiência, foi mais um sonho do que uma viagem e, de agora em diante,  não quero mais outro tipo de turismo, só quando realmente o destino não permitir um RV.

Roteiro na Mão - Smathers Beach - Key West
Roteiro na Mão – Smathers Beach – Key West

Decidir passar as férias num motorhome requer um certo desprendimento, uma pitada de coragem e muito alto astral. É importante encarar a situação com muito bom humor e se entregar numa experiência que com certeza irá marcar pra sempre sua vida, assim como marcou a minha.

Hoje viajo apenas com o bilhete aéreo, o voucher da locação do motorhome e um “Roteiro na Mão”, liberdade total…

10 MOTIVOS PARA ESCOLHER VIAJAR DE MOTORHOME:

1 – PERNOITAR NA SUA CASA E ACORDAR CADA DIA NUM LUGAR DIFERENTE

Coloquei rodinhas na minha casa e vou sair por ai… é isso mesmo, é essa a impressão. Minhas roupas no cabide, sapatos na sapateira, geladeira abastecida com tudo o que eu mais gosto, shampoo, maquiagem e todos produtos de higiene pessoal, tudo arrumadinho no armário do banheiro. Mapas, roteiros, cadernos de anotações, laptop… tudo ali no armário, bem organizado. Sem sombra de dúvidas isso foi o que mais me atraiu numa road trip de motorhome. Viajamos sempre eu, meu marido e minhas duas filhas (hoje pré-adolescentes) e não é fácil a organização de malas, sapatos, necessaire… uma bagunça só na hora de procurar alguma coisa. Agora imagine tudo isso ali, super organizado e você rodando por 4.000 Km. Aquela parte de arrumar a bagagem, colocar tudo num carro, fazer check in e depois de 1 ou 2 dias o mesmo processo, faz check out… não tem jeito, perco o humor nessas horas, ainda mais eu que gosto de tudo mega organizado.

Com certeza esse foi o ponto que mais amei: acordar, tomar o café da manhã, ligar o carro e partir para o próximo destino. Passar por lugares que não aparecem nos mapas, conhecer parques…….. tudo sem pressa.

Roteiro na Mão

2 – SEM PRECISAR SAIR EM BUSCA DE UM RESTAURANTE OU ALGUM LUGAR PARA UMA REFEIÇÃO.

É claro que somos turistas e vamos sim jantar num restaurante legal que queremos muito conhecer! Mas se não quisermos também e a fome apertar? Paramos o carro e preparamos nossa própria refeição ou lanche rápido, e isso acontece na hora que decidirmos, sem preocupação com horário, sem pressa e principalmente  sem gastos exorbitantes.

Passamos por lugares nos estados de Nevada e Arizona pelos quais andávamos quilômetros sem qualquer sinal de restaurante ou mesmo um posto de gasolina, e de motorhome isso não era problema, pois estávamos sempre com a nossa geladeira bem abastecida.

Cansou de dirigir, dá uma encostada, prepare um café e se estique no sofá pra dar uma relaxada, depois continuamos… AMO TUDO ISSO!!!

Roteiro na Mão

Em nossa primeira viagem de motorhome passei a refletir sobre como precisamos de bem pouco para sermos felizes. Digo isso pois viajamos por quase 1 mês com apenas 4 pratos, 4 garfos, 4 facas, 4 copos, 4 xícaras, 2 ou 3 panelas e 1 cafeteira; pronto! Acha que senti falta de mais alguma coisa? Nada, foi tudo perfeito e ainda de quebra não juntávamos montanhas de louças para lavar, pois nem tínhamos louça…hahahaha…É de uma praticidade incrível.

3 – VIAJO CARREGANDO MEU PRÓPRIO BANHEIRO

Outro motivo que considero “mega importante”… – “Pai, pare no próximo posto que eu quero ir ao banheiro.” Não, isso não mais me pertence..hahahaha. Meu banheiro está ali, não preciso ficar aflita com a espera do próximo posto de gasolina, basta encostar o carro (ou não) e pronto, problema resolvido.

Roteiro na Mão

Sem mencionar também a higiene: nosso banheiro é limpo, organizado e não precisamos ficar usando banheiros de estrada.

4 – SOCIALIZAR

Dentro de um motorhome você já percebe que faz parte de um grupo diferente de viajantes. Impressionante como eles te acolhem; é uma buzina ou farol quando dois motorhomes se cruzam na estrada. Já tivemos aceno de mão e uma buzinada mais demorada também. Mas você percebe mesmo que existe essa comunidade e que agora você faz parte dela quando pára num camping e chega alguém se apresentando, perguntando de onde somos e pra onde vamos. São extremamente solidários, um ajuda o outro no que se fizer necessário, muito bacana. Num post que publiquei, conto exatamente isso “Leia aqui” .

Roteiro na Mão

Encontramos também esses amigos nos vários Walmart que pernoitamos. Sempre rola um papo e um café , muito bacana!

Não chegamos a ficar muito tempo no mesmo lugar, mas tenho certeza que se isso um dia acontecer. Faremos grandes amigos pra vida toda! É sempre muito bom, pois você nunca se sente sozinho.

5 – DORMIR NOS LUGARES MAIS INCRÍVEIS SEM TER QUE DESEMBOLSAR UMA FORTUNA PRA ISSO

Um exemplo disso, posso dizer que foram as 3 noites que dormimos na Golden Gate em San Francisco. Ali não tem hotel, mas nos hospedamos com o pé na ponte e acordamos com o visual mais incrível do mundo. Isso só foi possível porque estávamos de motorhome.

Dormimos “em cima do mar” em Santa Monica e sabe quanto pagamos por isso? Nada, no lugar em que pernoitamos era permitido “free camping”, dá pra acreditar?

É isso, você escolhe onde quer dormir e, se não tiver nenhuma placa com restrição, fica por ali mesmo.

Roteiro na Mão

Passamos por Miami no réveillon para assistirmos ao show do Pitbull e nem preciso dizer que Miami e motorhome não combinam, A cidade é complicadíssima para estacionar um carro, que dirá um motorhome…sem condições! Mas não teve jeito, tínhamos que assistir ao show da virada com o Pitbull e tivemos a brilhante ideia de dormirmos no aeroporto, e foi também uma super experiência. Estacionamos o RV no aeroporto de Miami, pegamos um táxi para o show, voltamos ao término e dormimos ali, dentro do aeroporto. Tivemos ainda a cara de pau de acordar, tomar nosso café da manhã e aí sim, seguimos viagem.

Estávamos no Grand Canyon e decidimos dormir lá dentro mesmo. Estacionamos num camping coberto de neve e, quando acordamos no dia seguinte, a vista parecia aqueles quebra-cabeças de 1000 peças; espetácular! Temperatura marcando 7 graus negativos e a gente tomando café da manhã do lado de fora do RV enrolados em cobertores. São experiências desse tipo que me fazem querer fazer mais e mais viagens de motorhome.

6 – MEXER NO ROTEIRO QUANDO DER VONTADE

É isso mesmo, parece até besteira o que estou falando, mas você pode mexer no seu roteiro quantas vezes quiser.

Gostei daqui, ficarei mais um dia!

Roteiro na Mão

Quantas vezes não fizemos isso!!! Mas tudo só foi possível pois estávamos dentro de nossa casa, sem reserva de hotel e sem horário pra chegar. Tá aí mais uma super vantagem de viajar de motorhome: não ficamos amarrados a nada, fazemos apenas um roteiro com os principais pontos de nossa viagem e seguimos. Aquele negócio de pesquisar hotel, fazer reserva, pagar ou não antecipado sem direito a cancelamento ou alteração, tudo isso não existe quando se trata de viagem de motorhome.

7 – AQUECE NO FRIO E REFRESCA NO CALOR

Não precisa se preocupar com a temperatura que você terá pela frente, o motorhome é muito bem preparado pra isso. Chegamos a pegar -8C no Grand Canyon e muita neve, ligamos o aquecedor e as noites foram perfeitas.

Já em Key West estava 30C e foi perfeito com o ar condicionado.

8 – NÃO PRECISA DE HABILITAÇÃO ESPECIAL

Isso mesmo, a nossa CNH tipo B nos permite dirigir aquele carro enorme.

Claro que é sempre bom tirar a habilitação internacional para evitar qualquer transtorno (não é obrigatória).

Roteiro na Mão

É fácil de dirigir, tem que se manter sempre na faixa da direita e não abusar da velocidade. O carro é bastante grande e chega a assustar no começo, mas depois que pega prática, você vai embora.

09 – FAMÍLIA MAIS UNIDA

Percebi isso em nossas viagens, ficamos muito mais próximos.

A casa é pequena e sem portas, imagine… 24 horas juntos, muito bate papo, muita risada e a família ainda mais unida. Apaixonados por esse estilo de viagem!!!!

Roteiro na Mão

10 – O CARRO É ALTO E A VIAGEM FICA AINDA MAIS BONITA.

O último motivo, mas não menos importante, é o fato do motorhome ser alto: é um caminhão e, sendo alto, você enxerga a estrada por cima. Um painel gigante, um show  pra fotografar, pra filmar e pra vibrar a cada curva.

É muito confortável viajar num RV. Amei tanto a experiência que esse ano fizemos o Sul e Centro da Flórida. Ainda não decidimos o próximo destino, mas já está super certo que será de motorhome…hahahaha

Roteiro na Mão

E aí, deu pra perceber que amamos viajar de motorhome?

Veja se é pra você, leia tudo direitinho antes de se aventurar sem saber como funciona.

Eu amo essa liberdade e também o leque de opções que esse estilo de viagem me oferece. E o principal conselho que dou: – não tenha medo, aventure-se mais e depois me conte como foi.

7 comentários sobre “10 motivos para escolher viajar de motorhome

1. Adorei esse post! Estamos pensando em um road trip pelos Estados Unidos, mas ainda não decidimos por carro ou motorhome. Sempre tive os mesmos receios e dúvidas que você. Mas agora lendo seu relato, estou mudando a opinião!! Principalmente por sua animação! Kkkkkk! Deixa eu te perguntar: existe algum motorhome com quarto fechado? É que gostaria de levar minha mãe e precisaria mais privacidade… Bem, adorei tudo! Foi feito pra mim esse post! Parabéns!

1. Oi Dani, obrigada pelo seu comentário. Sabe que eu criei o blog justamente pra isso, quero incentivar mais e mais pessoas a seguirem de motorhome, é tão incrível que acho que todo mundo tem que viver essa experiência pelo menos uma vez na vida.
      Então, quanto ao tamanho, a viagem da Costa Leste nós fizemos com um RV pra 5 pessoas e a viagem da Flórida nós pegamos um maior, pra 7 pessoas. O de 7 pessoas é sem dúvida nenhuma muito melhor, o quarto não tem porta mas tem cortina que deixa bem fechado e privacidade total. O pra 5 pessoas não tem separação, é tudo muito aberto. Só que é o tal negócio, quanto maior o motorhome, mais difícil de transitar nas grandes cidades, mais difícil de estacionar e tudo mais.
      Mas Dani, eu vou te ajudar em tudo, quero ver essa viagem sair do papel hein!!!! Quando vocês já tiverem com as datas certas é só me avisar que te ajudo na reserva do motorhome e montamos um roteiro juntas.
      Muito obrigada pelo seu comentário e anote meu email cris.rafama@hotmail.com
      Bjs e obrigada.

1. Super obrigada Cris!!!! Você está sendo muito querida!!! Por enquanto, estamos na fase de comprar as passagens, que, cá para nós né amiga, subiram muuuuito! Ainda mais que só podemos viajar nas férias escolares!! Mas assim que tiver tudo na mão, vou adorar sua ajuda hiper especial de expert!!! Parabéns pelo blog!!! Beijos!!

2. Super obrigada Cris!!!! Você está sendo muito querida!!! Por enquanto, estamos na fase de comprar as passagens, que, cá para nós né amiga, subiram muuuuito! Ainda mais que só podemos viajar nas férias escolares!! Mas assim que tiver tudo na mão, vou adorar sua ajuda hiper especial de expert!!! Parabéns pelo blog!!! Beijos!!

3. Olá Cris, muito legal o seu post.

Estou com muita vontade de ir para os EUA e comprar um motorhome para viajar por aí, Canadá e Alasca. Vi alguns brasileiros fazendo isso… parece que é fácil.

Você conhece os canais do youtube: Gui Toledo, Van com tudo e Travel and Share? Não? Dá uma espiada lá, são de brasileiros viajando pelo mundo…

Um abraço.

Hélcio

1. Oi Andrea, tudo bem?
      Quanto ao combustível eu vou ver com meu marido pra te dar uma ideia de gasto mas já te adianto que não é nada absurdo, mesmo sendo gasolina, o carro não é tão gastão assim e como pegamos muita estrada, o gasto ficou ainda menor.
      O motorhome tem a vantagem de você se programar e conseguir fazer suas economias como o “free camping” que além de divertido, te faz economizar bastante, uma outra economia é com relação aos restaurantes que no motorhome você tem a opção de preparar seu próprio cardápio e não ficar refém dos restaurantes caros do meio do caminho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *