BIG SUR – Califórnia

HIGHWAY 1 EM BIG SUR – ESTÁ INTERDITADA

Devido às fortes chuvas no começo do ano, a Big Sur está temporariamente interditada.
Leia este post para maiores informações.

Big Sur – O filet da Pacific Coast Highway

Big Sur

O grande dia chegou!!! Confesso que estava bastante ansiosa MAS, infelizmente o tempo não abriu, que pena! O sonho era descer a famosa Big Sur, não diria com sol, mas com o tempo pelo menos aberto, não deu. Podíamos até transferir a viagem para o dia seguinte mas tínhamos muita estrada pra percorrer ainda e não tínhamos garantia de sol e por isso, simbora!!!!

Pensem comigo, todas as fotos da Big Sur que vimos até hoje estão sempre com o Pacífico azulzinho, o céu limpo e uma vista que parece mais um desenho, OK, então agora vou mostrar pra vocês a imponente Big Sur coberta de névoa, mar agitado e o frio danado da Califórnia.

Só para explicar: a HIGHWAY 1 da Califórnia tem nada mais e nada menos que 730Km de extensão e ela também é chamada de PACIFIC COAST HIGHWAY e é com certeza a estrada mais linda dos Estados Unidos, repleta de Parques Estaduais, visual incrível e claro, o Oceano Pacífico bem ali, ao seu dispor. O Filet é sem dúvida nenhuma o trecho de Carmel em diante, logo depois da placa Point Lobos State Reserve, é o trecho da famosa BIG SUR, este trecho da Highway 1 é sem dúvida nenhuma o ponto alto da viagem. São 70Km de Carmel a Cambria mas com certeza você deverá separar um dia inteiro pois as paradas são obrigatórias.

Roteiro na Mão – Big Sur – Califórnia

Descer a Highway 1 não é brincadeira não, de RV então a emoção aumenta, levando em conta que a estabilidade passou longe dos motorhomes. A estrada é bem estreita e um milhão de curvas, e o precipício é de tirar o fôlego.

Pra ser bem sincera, a Big Sur, obrigatoriamente, deve ser feita num conversível e com um lenço no pescoço, tipo Sharon Stone no filme Instinto Selvagem…ahahaha

Roteiro na Mão – Big Sur

A Big Sur você pode fazer tanto no sentido Norte-Sul (San Francisco à Los Angeles) quanto no sentido Sul-Norte, porém, o mais legal é fazer San Francisco / Los Angeles (Norte-Sul), pois é a mão da estrada fica ao lado do mar e isso proporciona uma vista mais bonita e facilita para encostar o carro nos diversos recuos da estrada e tirar várias fotos. Então, se possível claro, prefira fazer a Big Sur de Norte a Sul.

A primeira parada, após saída de Carmel, é Point Lobos, porém não conseguimos entrar com o motorhome, não foi possível conhecer e então seguimos viagem. Point Lobos é um lugar incrível e perfeito para avistar baleias e leões marinhos. O parque tem muitas opções de trilhas e a vista compensa.

Roteiro na Mão - Fernwood - Califórnia
Roteiro na Mão – Fernwood – Califórnia
Roteiro na Mão – Big Sur – Califórnia

Aqui uma tabela com todas as paradas da Big Sur, infelizmente não conseguimos seguir a risca pois não tínhamos tanto tempo assim, fizemos tudo seguindo o coração e os olhos, e foi Show!!!!! Esta tabela foi tirada do site: http://jrabold.net/bigsur/loctable.htm

• Location Highway marker
  • Carmel River Bridge
  • Carmel River State Beach (south access)
  • Point Lobos State Reserve
  • Carmel Highlands
  • Garrapata State Park northernmost turnout
  • Garrapata State Park southernmost turnout
  • Abalone Cove Vista Point
  • Rocky Point
  • Palo Colorado Road (to Bottchers Gap)
  • Rocky Creek Bridge
  • Bixby Creek Bridge / Coast Road (north end)
  • Hurricane Point
  • Fernwood vicinity
  • Pfeiffer Big Sur State Park
  • Big Sur Station
  • Sycamore Canyon Road (to Pfeiffer Beach)
  • Big Sur Center and Loma Vista vicinity
  • Point Piedras Blancas Vista Point North
  • Point Piedras Blancas Vista Point South
  • Hearst Castle vicinity

Nossa primeira parada foi em Fernwood,  um lugarejo de serviços, hotel, camping, restaurante que serve almoço e jantar, um armazém geral e um café. Paramos somente para tirar umas fotos e seguimos viagem.

Nossa próxima parada foi em Big Sur State e ali também encontramos um camping e numa próxima viagem vou pernoitar umas 2 noites na Big Sur, a vista e natureza não tem preço e vale a pena dormir por lá. Na Big Sur State, tem também um mercadinho com necessidades básicas.

Roteiro na Mão – Big Sur – Califórnia

Pra quem tiver com um tempinho maior, pare pra almoçar em Post Ranch Inn, no restaurante Sierra Mar, vi fotos maravilhosas e a vista do restaurante é incrível, ele fica em cima de um penhasco e é todo em vidro com uma vista única do Pacífico. O restaurante funciona para o almoço das 12 horas às 15h e aceita reserva. Claro, se você tiver com uma graninha, o pernoite lá vale mais do que a pena, mas esteja preparado pois, pelas minhas pesquisas, o apartamento mais simples gira em torno de U$ 550,00 a diária.

Paramos no município de Lucia e mais precisamente no hotel Lúcia Lodge que na verdade é uma pousada construída em um trecho isolado da Big Sur em 1930 pela família Harlan e hoje Lucia Lodge é administrada pela quinta geração da família e nada mudou desde aquela época. O hotel é silencioso e isolado, somente o barulho do mar e a vista deslumbrante. Tem uma casa onde fica a administração do hotel e várias fotos do local do século XIX e mostrando tudo como era naquela época. A casa sede tem também uma lojinha e restaurante, tudo pequeno e muito aconchegante. A loja carrega artes de artesãos locais.

Roteiro na Mão - Lucia - Califórnia
Roteiro na Mão – Lucia – Califórnia

Você pode pernoitar em uma das cabanas localizadas na beira do penhasco ou simplesmente almoçar ou jantar no restaurante. O hotel não aceita crianças e as diárias são bem salgadas, em torno de U$ 300,00. Os quartos estão situados ao longo de um penhasco com 300 pés acima do Oceano Pacífico, que oferece uma vista maravilhosa.

Ao lado do restaurante tem um grande deck onde você pode fazer refeições caseiras e ao mesmo tempo apreciar as baleias nadando ao longo de seu caminho de migração.

Nossa próxima parada foi num lugar também mágico, foi o que mais gostei, o Ragged Point Inn and Resort , já em San Simeon. Decidimos parar pois o local nos chamou bastante atenção, com várias lojinhas e muitos turistas estacionados por ali. Com uma lojinha de conveniência, um bar, uma lojinha com sorvetes, um quiosque com cachorro quente (as meninas provaram e amaram) e sanduiches. Havia também um posto de gasolina mas já aviso que é só para emergência pois o preço estava bem mais alto que em qualquer outro lugar. O Ragged Point Inn vale a pena uma visita, as paisagens são incríveis e têm algumas poltronas espalhadas de frente para o oceano em um grande penhasco, lindo demais!!!!

Roteiro na Mão – Big Sur

Estava muito frio, vento forte e o mar bem agitado batendo contra as pedras, um espetáculo. Tomamos um café bem quente e ficamos ali observando aquele show. Não posso deixar de falar do Resort que não chegamos a entrar mas já tinha visto fotos na internet e é tudo de bom, quartos com lareira e vista cinematográfica… vai ficar pra próxima.

Roteiro na Mão – Big Sur – Califórnia

Depois passamos também pelo cartão postal dos Estados Unidos, a famosa Bixby Creek Bridge, também conhecida como Ponte de Bixby e é um dos lugares mais fotografados da Costa Oeste Americana devido ao seu design e sua localização e também é muito usada em comerciais de automóveis, séries de TV e filmes.

Foi demais atravessar a ponte e passar por dentro do famoso túnel, muitas fotos. A ponte é em arco e a vista é incrível.

Roteiro na Mão – Big Sur

Quero deixar frisado que a Big Sur não é apenas uma estrada com vista point, você também tem acesso a algumas praias e parques como a praia Pfeiffer Beach que segundo o povo local, é a praia mais visitada e a mais bonita da Big Sur. Essa praia tem uma caverna de pedra bem próximo da areia e perfeita para algumas fotos. Pra chegar na Pfeiffer Burns não é tão simplesinho assim, você tem que sair da estrada e entrar na Sycamore Canyon Road, única estrada asfaltada à sua direita logo após o Big Sur Post Office. Infelizmente nós não fomos conhecer e fica para a próxima.

Um pouco antes de San Simeon fica o Hearst Castle que hoje funciona como parque da Califórnia, mas já foi moradia de William Randolph Hearst (empresário americano do ramo de editora e foi dono de 30 jornais dos EUA). Nós não paramos mas dizem que vale muito a pena conhecer. A entrada é U$ 25,00 adulto e U$ 12,00 criança. Se quiser saber mais sobre Hearst Castle: www.hearstcastle.org

Em San Simeon começamos avistar placas com avisos e fotos de elefantes marinhos e paramos num verdadeiro santuário, chamado de Elephant Seal Vista Point, na reserva natural de Piedras Blancas. Ficamos em estado de choque, não se tratava de 20 ou 30 elefantes marinhos, muito mais de mil ou dois mil estavam por ali, um em cima do outro e assim por toda a areia até perdermos de vista, imagem impressionante. Ficamos horas ali observando aquilo e o barulho e o cheiro deles era muito forte. Alguns brincando, outros rastejando, outros dormindo…demais!!!

Roteiro na Mão - Piedras Blancas - Califórnia
Roteiro na Mão – Piedras Blancas – Califórnia

Muitos esquilos e albatroz estavam por ali também e ao contrário dos elefantes marinhos, esses interagiam com os turistas e tentavam fazer amizade.

Roteiro na Mão - Piedras Blancas
Roteiro na Mão – Piedras Blancas

E foi assim nossa tão sonhada passagem pela Big Sur. O tempo estava nublado mas o visual era lindo demais. A Marcela enjoou em alguns momentos por causa das curvas mas fizemos várias paradas e ficou tudo bem. Agora, pra quem está de motorhome, atenção dobrada, como já disse são muitas curvas e a casinha sobre rodas não tem muita estabilidade e qualquer desatenção você pode sair da pista. Vá devagar, abra nas curvas e fique de olho no pneu traseiro. Atenção dobrada também nos ciclistas que encontramos vários por ali.

Nosso motorhome fez muito sucesso na Big Sur, em cada parada sempre aparecia um interessado em conhecer o carro, principalmente brasileiros que faziam várias perguntas sobre nossa aventura e fotografavam nossa casa, já planejando uma próxima viagem nos mesmos moldes.

Roteiro na Mão – Big Sur – Califórnia

Depois passamos por Morro Bay, San Luis Obispo, Pismo Beach, Santa Maria, Solvang e decidimos pernoitar em Santa Bárbara, já estava escuro e estávamos cansados. O pôr-do-sol nós pegamos em Pismo Beach e foi lindo demais!!!

Encontramos um camping em Santa Bárbara, bem localizado, limpo, organizado e estava até que com bastante ocupação. Como chegamos tarde, a maioria já estava dormindo. Jantamos na nossa casinha mesmo e as crianças ficaram andando de skate. Fizemos toda a manutenção do motorhome e dormimos.

Clique aqui e veja nosso roteiro completo pela Costa Oeste Americana.

Abaixo um vídeo (ligue o som) com nossos melhores momentos na Big Sur.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *