FLORIDA KEYS

Um conjunto de Ilhas localizadas no Sul da Flórida.

As Ilhas Keys, um dos lugares mais incríveis que já conhecemos.

Sabiam que a viagem de Miami até Key West é considerada uma das viagens mais bonitas do mundo?

Já prevendo o que poderia nos esperar, decidimos visitar esse paraíso de motorhome e posso dizer: nunca vi nada tão incrível!!

Não poderia deixar de dividir com vocês mais essa experiência. Vou contar tudo sobre as famosas Flórida Keys.

Roteiro na Mão – Florida Keys

Tenho que começar pelo clima que, embora estivéssemos no inverno (janeiro/2017), pegamos praia todos os dias, bastante calor e a noite um clima mais fresco e bem agradável.

A Alta Temporada vai de dezembro à março e as diárias dos hotéis ficam mais altas, assim como tudo na Ilha, embora eu não tenha achado nada surreal como haviam me falado, imaginava algo assustador, mas não vi muita diferença de Miami. De junho a outubro dizem que os preços são mais baixos, porém esse período não me agrada em função da temporada de furacões , affffff… A dica que dou é antes de partir para road trip pelas Keys da Flórida, consulte calendário e condições meteorológicas, as Keys estão em áreas de furacões e tem que tomar cuidado.

Roteiro na Mão – Overseas Highway – Florida Keys

De Miami até Key West, que é a última Ilha, são 170 milhas (272 Km), aproximadamente 3 horas e meia se você for direto, o que é totalmente impossível pois a estrada é um verdadeiro show e as paradas para fotos são obrigatórias.

Você pode chegar nas Ilhas por barcos saindo de Miami ou de Fort Myers ou também tem a opção do avião, desembarcando nos aeroportos de Marathon ou de Key West, mas o “Show” mesmo é ir de carro pela Overseas Highway.

Vamos começar falando da estrada, imagine uma ponte sobre o mar , uma ponte longa que parece não ter fim, é a famosa Overseas Highway. Do lado leste o Oceano Atlântico e do lado oeste o Golfo do México, dá pra imaginar? Difícil descrever o quão incrível é esse caminho até Flórida Keys, confesso que deu até um frio na barriga por alguns trechos onde as pontes parecem ser bem baixas, quase no nível do mar , mas o tempo estava maravilhoso e o visual era deslumbrante.

Roteiro na Mão – Overseas Highway – Florida Keys

Minha recomendação é sair bem cedo de Miami e ir parando nas Ilhas, tomando um banho de mar, tirando fotos e curtindo toda a viagem. A imagem é surreal. Até então eu nunca tinha visto uma água daquela cor. Curta muito a viagem pois é um momento único.

Roteiro na Mão – Florida Keys

As 5 Ilhas da Flórida Keys: Key Largo, Islamorada, Marathon, Big Pine Key e Key West,  todas interligadas por pontes, uma reta só. Key West é a última ilha e dali conseguimos até avistar Cuba, 90.000 milhas de distância, mas a estrada acabou e agora somente nadando….hahahaha. Key West é a maior das 5 ilhas.

Durante todo o trajeto a gente se depara com placas indicando “PARKING AREA”, são braços na ponte onde você pode parar para fotos, para pescar, para um descanso e vimos também vários motorhomes parados a noite para o pernoite. Vale a pena dar uma entrada para conhecer.

Roteiro na Mão – Florida Keys

Cada uma das ilhas tem sua característica principal e então anota aí:

KEY LARGO

É a primeira ilha depois de Miami (114 Km) e é a preferida para a prática de mergulho (é considerada a Capital de Mergulho do Mundo). A Ilha oferece também passeios de jet ski, pesca, passeios ecológicos, praias e muitos golfinhos. Você vai encontrar em Key Largo, desde casas de pescadores simples, até Resorts super luxuosos. O cenário de Key Largo é também muito explorado pelos filmes de Hollywood.

Roteiro na Mão - Key Largo
Roteiro na Mão – Key Largo

ISLAMORADA

Saímos de Key Largo e seguimos para a próxima Key que é Islamorada. Logo avistamos um parque que deu muita vontade de parar para conhecer, o Founders Park. Estacionamos o motorhome lá dentro do parque e saímos caminhando, tinha até que bastante gente, muitos eram estudantes. Encontramos uma espécie de prainha com muitas famílias fazendo pic nic , uma galera de faculdade jogando volley e outros jogando frescobol…era feriado (1/janeiro) e por isso muita gente aproveitava o sol. Ficamos algumas horas por ali. Islamorada é conhecida por quem gosta de pesca em alto mar, muitos campeonatos acontecem por ali.

Roteiro na Mão - Founders Park - Islamorada - Florida Keys
Roteiro na Mão – Founders Park – Islamorada – Florida Keys

O que reparei nas Ilhas é que eles não colocam um horário de abertura e fechamento dos parques, as placas indicam sempre: PARK HOURS: SUNRISE TO SUNSET. Achei bacana.

Depois do Park, seguimos um pouco e demos de cara com o ROBBIE´S , ainda em Islamorada, um lugar incrível, cara de praia total, feirinha de artesanato, passeios de barco, música ao vivo e um restaurante bem rústico de frutos do mar, fantástico! Tinham vários artistas locais e o artesanato dava vontade de trazer tudo. Não deixe de experimentar no Robbie o famoso sanduíche de peixe, você não vai se arrepender.

Roteiro na Mão - Robbie´s - Islamorada - Florida Keys
Roteiro na Mão – Robbie´s – Islamorada – Florida Keys

Ficamos várias horas por ali, até que anoiteceu e decidimos procurar um lugar para o pernoite. Um pouco mais a frente encontramos o Publix, compramos algumas coisas e decidimos pernoitar por ali mesmo, acontece que uma policial disse que não era permitido e nos indicou o Kmart que ficava um pouco mais à frente. Foi uma noite perfeita, o clima estava super agradável e nossa geladeira totalmente abastecida.

Roteiro na Mão – Florida Keys

Logo pela manhã seguimos viagem, ainda tínhamos muito para conhecer.

MARATHON

Nossa próxima ilha. Famosa pela pesca em águas profundas. Marathon fica no meio do caminho e assim como todas as outras, tem praias maravilhosas. Em Marathon você pode pagar por um passeio com os golfinhos no Dolphin Research Center, pode alimentar as arraias no Aquartium Encounters, apreciar as tartarugas marinhas no Turtle Hospital ou mesmo alugar bicicletas em Golden Orb Weaver Nature. Uma praia perfeita é Sombrero Beach com churrasqueiras espalhadas e redes de vôlei.

Roteiro na Mão - Marathon - Florida Keys
Roteiro na Mão – Marathon – Florida Keys

BIG PINE KEY e LOWER FLORIDA KEYS

Última Key antes de chegar em Key West. Conhecida pela fauna e flora, também perfeita para a prática de mergulho. Curioso é que encontramos nas ilhas vários lugares para camping (muitos campings para RV) e várias áreas para pic-nic.

Roteiro na Mão – Overseas Highway – Florida Keys

Para quem pretende fazer essa viagem de motorhome, assim como fizemos, fiquem tranquilos pois é muito bem estruturada. Não esqueça que família americana ama uma road trip de RV.

KEY WEST

Por final chegamos em Key West, a última, a maior e mais famosa das ilhas Keys. Key West tem mais ou menos o tamanho de Miami Beach. Recentemente foi votada como um dos melhores lugares do mundo para se ver o pôr-do-sol..UAUUUU!!!

Quando chegamos estava bastante calor, decidimos ir direto para a praia. Pegamos a S. Roosevelt Blvd e demos de cara com vários carros e motorhomes estacionados e uma praia linda, decidimos ficar por ali mesmo. A praia era a Smathers Beach, perfeita para a prática de esportes náuticos, eram vários kitesurf no céu. Pegamos nossas cadeiras, bebidas e sentamos ali pra tomar sol e admirar o espetáculo de kitesurf. Final do dia tomamos um banho e seguimos para a Duval Street.

Roteiro na Mão - Smathers Beach - Key West
Roteiro na Mão – Smathers Beach – Key West

A Duval Street é a principal rua da cidade, muitos bares, restaurantes,  lojas, o Hard Rock e o Sloopy Joe´s que é o famoso bar de Key West. A Duval estava ainda com toda a decoração de natal e linda demais. Alguns shoppings pequenos a céu aberto, todos decorados. As pessoas circulam muito de bicicletas alugadas e também de bicycle taxi que nada mais é que uma bicicleta taxi, muito legal.

Roteiro na Mão - Duval Street - Key West
Roteiro na Mão – Duval Street – Key West

Key West é toda vintage, parece aqueles filmes de Hollywood dos anos 50, tanto as casas como o comércio é todo antiguinho, lindo demais. A Duval é onde tudo acontece, várias lojinhas de US$ 5,00, deu até pra comprar algumas coisas legais. Tem também galerias de arte e os bares, a maioria temático.

Andamos na Duval de uma ponta a outra e percebi que, assim como em quase todo território americano, a vida noturna não vai até muito tarde não, o relógio já marcava 23hs e eram poucas pessoas na rua e a atmosfera já não estava tão legal assim.

Roteiro na Mão - Duval Street - Key West
Roteiro na Mão – Duval Street – Key West

Notamos que Key West é bastante liberal, parece que ali tudo é permitido. Antes de entrarmos num bar ou pub com as meninas, primeiro eu entrava e percebia o ambiente, não se assuste, é tudo descolado até demais.

Quem morou em Key West foi nada mais que Ernest Hemingway, o famoso escritor americano com uma biografia curiosa. A casa de Hemingway está lá para visitação com algumas obras do escritor (visita guiada U$ 13,00).

O ponto turístico mais famoso de Key West é Southernmost Point, o Marco das 90 milhas, é um monumento que marca a pontinha da ilha de Key West onde é possível avistar Cuba, e a distância de um lugar para o outro é de 90 milhas. Muitas pessoas tiram foto no monumento. Era noite quando tiramos nossa foto, o que é bem legal pois você até consegue enxergar as luzes de Cuba.

Roteiro na Mão - Southernmost Point - Key West
Roteiro na Mão – Southernmost Point – Key West

Fizemos um free camping no Kmart, foi perfeito e ainda aproveitamos umas comprinhas.

Na manhã seguinte seguimos para a praia de Fort Zachary Taylor Beach, muito bem recomendada pelos locais, e foi a melhor escolha que fizemos.

Roteiro na Mão – Fort Zachary Taylor Beach

Fort Zachary Taylor Beach – um paraíso meio escondidinho. Na entrada uma guarita com guardas e você paga para entrar. Nós pagamos U$ 8,00 pra entrarmos com o motorhome, não anotei o valor por pessoa e nem do carro mas sei que pra entrar a pé é mais barato. Estacionamos num lugar cheio de árvores e alguns passos dali o Oceano. Em Fort Zachary você tem toda estrutura que precisa, duchas, aluguel de cadeiras e guarda-sol, banheiros e várias mesas e churrasqueiras para um pic-nic, perfeito. A praia é lotada de pedrinhas que machucam os pés e não dá pra andar sem chinelo. Ali é a verdadeira “Ilha da Fantasia”. Tiramos muitas fotos, aproveitamos muito o mar, fizemos um pic-nic nas mesinhas espalhadas e no final do dia começaram os desfiles dos navios, inclusive o navio da Disney…Show!!!

Roteiro na Mão - Smathers Beach - Key West
Roteiro na Mão – Smathers Beach – Key West
Roteiro na Mão - Smathers Beach - Florida Keys
Roteiro na Mão – Smathers Beach – Florida Keys
Roteiro na Mão – Fort Zachary Taylor Beach

Sentamos nas pedras de Fort Zachary para apreciarmos o que tem de mais bonito em Key West, o por do sol. As pessoas foram chegando e se acomodando, os barcos e jet ski iam parando bem ali na nossa frente e lá estava ele, o sol, se escondendo pra se preparar para o dia seguinte. Posso dizer que esse dia, aquela cena e tudo o que vivemos até ali nunca sairão da minha mente, foi realmente uma experiência inesquecível.

Não achei tanta necessidade assim de um carro em Key West, mesmo porque as ruas são estreitas demais e estacionar é sempre uma grande mão de obra. Bicicleta para locação é o  que não falta na cidade.

Roteiro na Mão - Fort Zachary Taylor Beach - Key West
Roteiro na Mão – Fort Zachary Taylor Beach – Key West
Roteiro na Mão - Fort Zachary taylor Beach
Roteiro na Mão – Fort Zachary taylor Beach
Roteiro na Mão – Fort Zachary Taylor Beach

Quanto a hospedagem em Key West, estávamos de motorhome mas sei que os hotéis não são baratos e na alta temporada então, os preços são bem assustadores, mesmo assim nunca cometa o erro de fazer um bate-volta de Miami, Key West não merece uma visitinha rápida, tem muito pra ver e conhecer.

Depois de Fort Zachary e após o “Unforgettable Sunset” decidimos seguir viagem e pernoitarmos em Marathon – novamente um Free Camping no Kmart (Santo Kmart) pra não perdermos o costume.

Roteiro na Mão – Overseas Highway – Florida Keys

Aqui nossa experiência por Flórida Keys, mais um sonho realizado!!!

Minha família, motorhome e um paraíso, nada poderia ser mais perfeito!!!

Veja aqui o vídeo que preparei com os melhores momentos de nossa viagem por Florida Keys:

Clique aqui e veja aqui nosso roteiro completo pela Flórida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *