SAN FRANCISCO – CALIFÓRNIA

San Francisco

Encontrei meu lugar no mundo...
Encontrei meu lugar no mundo…

Depois de uma viagem incrível e um cenário indescritível, cruzamos a famosa Bay Bridge e finalmente chegamos em San Francisco… Já era bem tarde da noite e estávamos tão eufóricos que o sono nem passou perto. Seguimos direto para a Golden Gate já sabendo que nosso free- camping seria ali, com a melhor vista da cidade.

Lá estava ela, maravilhosa, não é atoa que é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e mesmo a noite aquilo era um show. A Golden Gate seria nosso lar nos próximos 4 dias.

Por favor, que cidade é essa? Que lugar é esse??? Foi amor à primeira vista, encontrei meu lugar no mundo. San Francisco é o meu lugar no mundo!!!! Cidade perfeita, difícil explicar, mas acredito que cada um de nós teve o coração batendo mais forte em um determinado lugar e o meu foi em San Francisco. Acreditem, eu não consigo assistir o filme que fiz da cidade pois me emociono sempre, difícil explicar… Amei San Francisco!!!!!

Roteiro na Mão - Golden Gate Bridge - San Francisco
Roteiro na Mão – Golden Gate Bridge – San Francisco

Encostamos ali no Vista Point e estava bastante frio. Preparamos o jantar e não poderia ser melhor, jantar dentro do nosso motorhome de frente pra Golden Gate, não tem preço!!!

Na manhã seguinte estava tão ansiosa que acordei muito cedo. Ainda de pijama, como era a regra, sai com a xícara de café na mão pra ver a mais famosa Bridge, agora de dia. Muitos turistas já estavam por ali e então, sentei na pedra e lá fiquei por algum tempo admirando tudo aquilo e tentando acreditar que não era um sonho.

Roteiro na Mão - Vista Point - Golden Gate - San Francisco
Roteiro na Mão – Vista Point – Golden Gate – San Francisco

Voltei para o Motorhome pra acordar o povo, trocamos de roupa e fizemos muitas fotos da Golden Gate.

Tomamos café da manhã e na noite anterior havíamos planejado alugar bicicletas, mas estava tão frio pra isso que preferimos deixar para o dia seguinte essa aventura. Cruzamos a ponte, estacionamos o RV na Marina District e saímos  fotografando tudo aquilo.

Nossa!!! Como San Francisco é linda!!! A cidade é apaixonante; muita coisa pra fazer e muitos lugares pra conhecer; uma cidade cheia de ladeiras com casas estilo vitoriano. Seus moradores são verdadeiros atletas, muitos passavam pela gente correndo, outros de bicicleta, outros se alongando nos vários aparelhos de ginástica espalhados pelas praças… O clima é tudo de bom, moradores passeando com cachorro na rua, lendo jornal nos bancos… Agora entendi perfeitamente porque San Francisco é cenário de tantos filmes.

Roteiro na Mão - San Francisco
Roteiro na Mão – San Francisco

Vou falar um pouco sobre a sensação que tive da Califórnia, diferente de outros estados americanos. Quando falamos em Estados Unidos, as pessoas imediatamente pensam em hambúrgueres, refrigerantes, pessoas acima do peso, fast food… pois bem, mas Califórnia é diferente, aqui as pessoas se preocupam, e muito, com saúde. Nos Super Markets as prateleiras estão repletas de alimentos saudáveis, tudo “lactose free”, “gluten free”, “kits detox”, e por aí vai… Bicicletas??? Aqui os moradores são super adeptos, não importa o clima e nem a distância a ser percorrida, é de bike que eles andam. Uma outra coisa que me chamou atenção é que a cidade de San Francisco é repleta de bebedouros e todos os moradores circulam sempre com uma garrafinha de água que vão enchendo durante seu percurso… perfeito!!!

Caminhamos até o Fisherman Warf e quando passamos pela Baía vimos algumas pessoas nadando e confesso que isso chocou bastante, pois além do Pacífico ser congelante por natureza, ainda estava um frio danado, não acreditei.

Roteiro na Mão - Fishermans Wharf - San Francisco
Roteiro na Mão – Fishermans Wharf – San Francisco

Chegamos no PIER 39… Caracas, Estou no Pier 39!!! Ficamos por horas ali, muitas lojas, restaurantes famosos como o Bubba Gump e muita gente bonita. O Píer é perfeito, exatamente como eu via nos filmes, shows de rua, cantores talentosos e tudo acontecendo bem ali, na calçada.

Roteiro na Mão - Píer 39 - San Francisco
Roteiro na Mão – Píer 39 – San Francisco
Roteiro na Mão - Píer 39 - San Francisco
Roteiro na Mão – Píer 39 – San Francisco

Um dos passeios mais bacanas é a visita ao Ghirardelli que ali funcionava a antiga fábrica de chocolate da Ghirardelli e hoje é considerado local histórico pela cidade de São Francisco e virou uma grande praça com muitas lojinhas e restaurantes. Como em toda Ghirardelli, cada visitante que entra ganha uma barrinha de chocolate… Que delícia!!! Melhor chocolate do mundo!!!!

Roteiro na Mão - Ghirardelli - San Francisco
Roteiro na Mão – Ghirardelli – San Francisco

Logo na começo da Fisherman Wharf, o cardápio chinês predomina e são pratos incríveis de frutos do mar. Decidimos almoçar no Boudin Bakery e foi maravilhoso, tomamos uma sopa de caranguejo no pão italiano e até chorei quando acabou, um prato barato e divino…

Visitamos também o The Cannery que é mais um shopping lotado de bares bacanas e fica quase em frente ao Fisherman Wharf. Andamos pela Baía até o Pier 43 Promenade e são várias as barcas para Sausalito, Alcatraz e no Pier 45 tem uma excursão onde você sobe a bordo de um submarino da Segunda Guerra Mundial.

Roteiro na Mão - The Cannery San Francisco
Roteiro na Mão – The Cannery San Francisco

Levamos o maior susto com o famoso Bushman Mundial, um artista de rua que se esconde atrás de algumas folhagens e fica assustando as pessoas que passam por ali, acreditem, ele é uma das figuras mais populares da cidade, uma pena não termos fotografado a cena.

O que me chamou atenção em San Francisco é que na orla, a cada 200m mais ou menos, tem uma placa alertando sobre Tsunami… ai ai ai … as placas informam com flechas, as rotas de fuga e isso dá um certo arrepio. Pra quem não sabe, San Francisco está localizada numa região de alto risco de terremotos, isto porque a cidade fica sobre uma grande falha geológica, a Falha de San Andreas. Em 1906 a cidade foi completamente destruída após um forte terremoto. Ainda hoje vários estabelecimentos expõem fotos daquela tragédia e isso impressiona bastante.

Roteiro na Mão - Evacuation Route - San Francisco
Roteiro na Mão – Evacuation Route – San Francisco

Dormimos novamente na Golden Gate e foi maravilhoso. Acordamos com uma neblina enorme, que nem conseguíamos avistar a ponte, mas o cenário mesmo assim era maravilhoso. Saímos cedo e fomos para o outro lado da cidade. Deixamos o carro no mesmo bat-local, Marina Blvd e seguimos a pé. Nosso objetivo era visitar a Lombard Street , o Chinatown e Union Square. Começamos a caminhada desde a Marina e conforme pedíamos informações, diziam que era logo ali, socorooooo… o passeio passou a ficar divertidíssimo pois subíamos ladeiras tão íngremes que era um puxando o outro. Embora a gente tenha caminhado muitoooooo, mas muitooooo mesmo, valeu super a pena pois conhecemos lugares incríveis.

Roteiro na Mão - San Francisco - Califórnia
Roteiro na Mão – San Francisco – Califórnia

Chegamos na Lombard Street, sensacional, os motoristas precisam de muito cuidado e muita coragem pra descerem de carro por ali, além de mega íngreme, as curvas são bem fechadas. Que lugar lindo, cheio de flores e o visual lá de cima é fantástico. Fizemos várias fotos da cidade inteira. Conseguimos finalmente chegar em Little Italy/Chinatown, que na verdade são grudados. Começamos por Little Italy com vários restaurantes e lanchonetes italianas. Depois de poucos metros já estávamos em Chinatown, uma misturada danada. Chinatown tem 24 quadras lotadas de restaurantes, lojas, mercados e um centro cultural.

Roteiro na Mão - Chinatown - San Francisco
Roteiro na Mão – Chinatown – San Francisco

Entre as luminárias penduradas e os telhados orientais, varias vitrines expondo todo tipo de produto, desde canecas até joias caríssimas. Pode parecer mentira, mas vimos joias no valor de 500.000 dólares…afffff… mas no geral é muita bagunça. Ao lado da joalheria, um açougue com carnes exóticas penduradas… Os preços não são assim tão convidativos não, esperava encontrar mais coisas legais com preços menores e fiquei até um pouco decepcionada. Uma coisa é certa, ali você encontra todo tipo de produto mesmo, vale a visita.

Já havia escurecido e ainda estávamos em Chinatown. São vários becos estreitos que dão um medinho. Dizem que ali está concentrada a maior comunidade chinesa fora da Ásia. Decidimos jantar no Little Italy na Cantina Pinóquio e estava muito bom. Detalhe, saímos super tarde da cantina, o frio estava matando e mesmo assim voltamos tudo a pé…. affff…. Chegamos no Motorhome quebrados e os pés acabados.

Roteiro na Mão - Chinatown - San Francisco
Roteiro na Mão – Chinatown – San Francisco

Depois de mais uma noite na Golden Gate, hoje acordamos com muitas coisas em mente pra fazer e era nosso último dia em San Francisco….nãoooooooo

Tomamos nosso café da manhã , cruzamos a Golden Gate, deixamos nossa casa novamente na Marina Blvd e então, seguimos a pé até o “Cable Car”, imagina ir para San Francisco e não andar no famoso bondinho… Pagamos US$ 6,00 por pessoa somente a ida. Decidimos comprar somente a ida pois sabíamos que o ponto final seria na Union Square e de lá faríamos outra coisa. Foi uma experiência fantástica andar de Cable Car, aquelas ladeiras mega, híper, top, super íngremes que parecia que o bonde iria tombar. O diferencial do bondinho de San Francisco é que os moradores usam mesmo o bonde como meio de transporte, não é somente um atrativo para turistas. Mães levando crianças pequenas para escola e quando lotava o bondinho as pessoas se penduravam do lado de fora. Fomos filmando todo o passeio.

Roteiro na Mão - Cable Car - San Francisco
Roteiro na Mão – Cable Car – San Francisco

Chegamos na Union Square, muitos lugares culturais, restaurantes, carros e muitas lojas de grife e de departamento como a Macy´s que fica bem no coração da praça. Fiquei sabendo também que no último andar da Macy´s tem uma filial da Cheescake Factory. Não fui conhecer mas para os apaixonados pela rede, já sabem onde encontrar. Acho que todas as grandes marcas possuem loja ao redor ou perto da praça: Marc Jacob, Armani, Prada, Gucci e outras…A loja da GAP é gigante mas achei os preços bem salgados.

Roteiro na Mão - Union Square - San Francisco
Roteiro na Mão – Union Square – San Francisco
Roteiro na Mão - Union Square - San Francisco
Roteiro na Mão – Union Square – San Francisco

Roteiro na Mão - Union Square - San Francisco

Roteiro na Mão – Union Square – San Francisco

Passamos boas horas na Union Square e por mim ficaria até mais, só que tínhamos  muito o que fazer ainda e então decidimos voltar. Pegamos um ônibus para Fisherman Wharf mas acabamos nos perdendo e um rapaz super simpático e atencioso, resolveu nos ajudar. Depois de muitas risadas, chegamos em Fisheman mas paramos no Pier 21 e tínhamos que chegar no 40 …affff… mas valeu muito pois conhecemos a pracinha da Levi´s, isso mesmo, a Levis Plaza, uma praça cheia de árvores, banquinhos e disseram quem em dias ensolarados ela fica lotada de gente fazendo pic-nic.

Voltamos caminhando até a Marina Blvd e cheguei bem cansada. Ali mesmo na Marina, enquanto preparava o jantar, Júnior e Kaffer decidiram voltar até a Jefferson Street pra comprarem o Hoverboard (skate elétrico) pois encontraram uma loja com preço ótimo e aquela noite foi longa pois ficaram até tarde andando de skate na Golden Gate.

Roteiro na Mão - Fort Mason Center San Francisco
Roteiro na Mão – Fort Mason Center San Francisco

Mais uma noite e a última, que aperto no coração, San Francisco é um sonho, cidade perfeita e descolada. Sei que ainda temos muito o que conhecer na Costa Oeste Americana mas com certeza San Francisco ficará em primeiro lugar pra mim.

Faltou conhecermos Palo Alto e a Universidade Stanford e mais precisamente o Vale do Silício que é a região onde estão situadas todas as grandes empresas como a Apple, Google, Facebook, Yahoo, Intel, Microsoft e outras. Mas infelizmente não deu tempo, tínhamos que seguir viagem e então ficará pra próxima vez. Conhecemos uma família de brasileiros que havia acabado de chegar de Palo Alto e disseram que passaram em frente a casa do Marc Zuckerberg e que ele estava sentado do lado de fora da casa…. que legal!!!! Será que ele estava com a camiseta cinza???

Lugares imperdíveis em San Francisco

  • Golden Gate Bridge

Golden Gate Bridge
Golden Gate Bridge

O mais famoso cartão postal de San Francisco e não é pra menos, é linda demais e a vista é incrível. Pra vocês terem uma ideia, ela é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. Liga a cidade de San Francisco a Sausalito. Passamos todas as nossas noites dormindo na Vista Point da própria Golden Gate, e foi uma das melhores experiências da minha vida.

Uma observação muito importante que não pode deixar de ser avisado é que a cada passagem pela Golden Gate Bridge nós pagamos um pedágio de US$ 7,00. Não existe cabine de cobrança, e, portanto, todas as suas passagens virão cobradas posteriormente pela locadora do veículo.

  • Lombard Street

Lombard Street
Lombard Street

A famosa ladeira cheia de curvas de San Francisco e que já foi cenário de muitos filmes. Demos muita sorte pois, em nossa caminhada, demos de cara com a Lombard Street e por lá ficamos bastante tempo admirando o visual e a descida dos carros a 10Km por hora. O zig-zag impressiona e são 8 curvas muito íngremes. É uma rua residencial e ficávamos imaginando que privilégio para quem mora ali, incrível! Lombard Street é um passeio imperdível para quem visita San Francisco.

  • Chinatown

Chinatown
Chinatown

A Chinatown de San Francisco é a mais antiga da América do Norte. É uma das principais atrações da cidade. Sua principal rua é a Grant Avenue. Como chegamos lá já escuro, ficamos impressionados com a iluminação que nos transportou diretamente à China, muito bonito.

Chinatown
Chinatown

Como não poderia deixar de ser, Chinatown é o paraíso das compras, porém, não achei tão popular os preços assim, talvez pelo fato do dólar estar tão caro pra gente. Muitas lojas lotadas de bugigangas e perdíamos horas percorrendo e olhando tudo aquilo. Chamou atenção também as joias, expostas nas vitrines com valores impagáveis (pelo menos pra mim). Artesanatos belíssimos.

  • Píer 39

Píer 39
Píer 39

Sem dúvida nenhuma é a atração mais visitada de San Francisco. O Píer 39 é um animado complexo de restaurantes e lojas, mas tudo tão arrumado, tão alegre, com muita gente descolada. A grande atração é o desfile dos Leões Marinhos que fazem uma barulheira danada e alegram ainda mais o lugar. Eles ficam aglomerados em plataformas. Muito legal!

O Píer 39 é também o ponto de partida para os passeios de barco pela baía de San Francisco. O passeio mais “basiquinho” tem saída de meia em meia hora e custa US$ 30,00 por pessoa.

Eu amei o Píer 39, são lojas lindas, repletas de lembrancinhas diferentes e você não pode deixar de conhecer a escada piano e tirar uma foto do Carrossel do Píer. Eu e as meninas ficamos fascinadas com a Image Arts, uma lojinha fantástica com muitos pôsters da Califórnia, bolsas de couro lindíssimas, bem a cara de San Francisco. Infelizmente os preços não estavam tão bacanas assim mas vale muito a pena uma visita e os vendedores são super atenciosos.

Para comer por ali são muitas opções: Hard Rock Café, Bubba Gump, Wipeout Bar, Crab´s House, Padaria Boudin, Fog Harbor Fish House, e opções não faltam.

  • Fishermans Wharf

Roteiro na Mão - Fishermans Wharf - San Francisco
Roteiro na Mão – Fishermans Wharf – San Francisco

Ali é onde tudo acontece, concentração das principais atrações, ruas lotadas, comércio fervendo, muita opção de comida e a vista deslumbrante. Passamos um dia inteiro por ali e nem vimos a hora passar. Artistas de rua, cada um com seu show.

Como já dito, as principais atrações estão ali, como o Pier 39, o Connery Shopping Center, Ghirardelli Square, Madame Tussauds, Rainforest Café, Applebee´s e como não poderia deixar de ser, fotografar os leões-marinhos.

Muitas coisas pra se ver e fazer. Você pode alugar uma bicicleta e pedalar até Sausalito, pode pegar um passeio até Alcatraz, pode sair para um passeio no famoso bonde, pode até fazer passeio de pesca ou simplesmente sentar num banco na rua e admirar os inúmeros artistas de rua.

  • Alcatraz

Alcatraz
Alcatraz

É uma ilha localizada a 2Km e meio da costa de San Francisco e no início servia como base militar e só depois se tornou uma prisão de segurança máxima. Já hospedou figuras como o mafioso Al Capone.

Entre 1934 e 1963, foi sede da prisão mais segura do planeta e em 1962 ocorreu a fuga dos irmãos Anglin e Frank Morris. Quem nunca assistiu ao filme: Alcatraz, fuga impossível de 1979? Pois é, esse filme é muito bacana e mostra muito bem como tudo funcionava e como se deu a famosa fuga. Filme onde o ator Clint Eastwood interpretou Frank Morris e planejou toda a fuga. Os corpos nunca foram encontrados, porém autoridades da época diziam ser impossível sobreviver à aquela água gelada da baía de San Francisco.

Hoje Alcatraz é uma atração turística e bastante concorrida. Os ingressos para a visita do presídio você pode adquirir somente na Alcatraz Cruises que fica no Pier 33 ou pelo site www.alcatrazcruises.com e o valor é U$ 30,00 por pessoa. São várias as opções de passeios e tem inclusive o passeio noturno que é bem interessante e arrepiante.

  • Union Square

Union Square
Union Square

Digamos que é o coração de San Francisco e a visita vale muito a pena. Ali, bem no centro da praça você encontra a estátua em homenagem a vitória do Almirante Dewey durante a guerra de 1898 contra a Espanha.

Na Union Square estão as lojas de departamento mais famosas dos Estados Unidos como a Macy´s, Neiman-Marcus, Saks Fifth Avenue e outras. Mas não é só de loja de departamento que vive a Union Square, as grandes grifes também estão ali, todas meio que grudadas uma nas outras, como a Dior, Levi´s, Louis Vuitton, Chanel, Prada, Lacoste, Hermès, Hugo Boss e por aí vai. A Praça é linda e as bandeiras americanas dão um ar ainda mais San Francisco.

  • Cable Car

Cable Car
Cable Car

Andar de Cable Car é mais que obrigatório, faz parte de San Francisco. Eles são charmosos e parece que você volta no tempo.

Quanto aos assentos, saibam que muitas vezes eles partem lotadérrimos e vem muita gente pendurada e aí é que está o charme do bonde. O lugar ideal para se sentar seria no final do Cable Car pois quando ele começa a subir ou descer as ladeiras “mega íngremes” de San Francisco, a sensação para quem está nos fundos , é incrível. Os únicos assentos ficam na lateral do bonde mas não é tão emocionante ficar ali sentado pois acaba subindo muita gente e se pendurando quase do lado de fora do bonde e ficando bem na sua frente. Se quiser emoção, vá pendurado e segure firme…

Cable Car
Cable Car

 Basicamente são 3 rotas, sendo que 2 se encontram no meio do caminho: a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a Califórnia. Tanto a Powell-Hyde como a Powell-Mason começam na esquina da Market com a Powell Street e seguem até o Fisherman´s Wharf. A Powell-Hyde encerra bem próximo da Ghirardelli e na ponta do Fisherman´s Wharf e foi essa a rota que nós pegamos, só que ao inverso, fomos do Aquartic Park até a Powell Street (bem em frente a GAP) e aconselho muito pois essa rota passa pela Lombard Street. A linha Powell-Mason, também inicia na Powell Street mas encerra no meio do Fisherman´s Wharf. Já a linha Califórnia não é muito procurada por turistas e é uma reta só, cai da Van Ness Avenue até a Drumm St.

Os valores:

– 1 viagem só = US$ 6,00 por pessoa.

– Ida e volta = US$ 12,00 por pessoa.

Você pode comprar também passes de 1, 3 ou 7 dias, além do mensal que é utilizado por quem mora em San Francisco.

– 1 dia = US$ 14,00

– 3 dias = US$ 21,00

– 7 dias = US$ 27,00

– Importante: Para pegar o bondinho você deve procurar os pontos e pode inclusive pagar direto para o cobrador, como nos ônibus. Você pode subir no bonde por qualquer lado e também pode andar do lado de fora que ninguém vai brigar com você.

  • Levi´s Plaza

Um lugarzinho especial em San Francisco. Sede Americana da Levi´s. Praça mais aconchegante da cidade, repleta de cerejeiras. Fica lotada de jovens e executivos na hora do almoço e é bastante comum os piqueniques por ali.

  • Alamo Square

San Francisco

Casarões vitorianos construídos entre 1892 e 1896 e lindas de tirar o fôlego. Imagine várias casinhas de boneca, uma ao lado da outra e cada uma de uma cor, simplesmente fantástico.

Se você subir no gramado da praça em frente, terá uma visão incrível das casinhas e uma parte da cidade logo atrás. Dizem que é o lugar mais visitado de San Francisco. Aqui as ruas onde encontramos o maior número de casas vitorianas: Sacramento Street, Masonic Ave, Libertty Street, Page St. Saia caminhando pelo bairro e escolha sua casa preferida. Fiquei me imaginando morando ali, que sonho!!!

  • Ghirardelli Square

Ghirardelli
Ghirardelli

Acredito que os chocolates Ghirardelli dispensam comentários e pra mim é o melhor… amoooo!!!! A Ghirardelli Square de San Francisco é hoje um complexo de restaurantes, lojas e espaços para cultura,  mas que no passado funcionava como a famosa fábrica de chocolate do italiano Domingo Ghirardelli em 1852.

Fica no alto e bem próximo do Fisherman´s Wharf e com vista para a baía de San Francisco.

Todos os anos, no mês de setembro acontece o festival Ghirardelli de Chocolate. Nessa celebração de dois dias, você prova chocolates Ghirardelli e vinhosa vontade.

De segunda, sexta, sábado e domingo acontece um tour grátis que conta toda a história da chocolateria.

  • Golden Gate Park

Muitos comparam ao Central Park de New York, mas o Golden Gate Park é 20% maior e é o terceiro parque mais visitado dos Estados Unidos, depois do Central Park e do Lincoln Park, em Chicago.

As pessoas geralmente imaginam que o parque é uma continuação da Golden Gate Bridge, eu mesma imaginava isso ahahaha, mas não, aliás, nem perto eles ficam.

Dentro do Golden Gate Park, você vai encontrar lindos jardins, lagos, trilhas para caminhada, monumentos e alguns espaços culturais. Vale a pena dar uma parada no McLaren Lodge e pegar um mapa e descobrir o que está acontecendo por ali. Eles também permitem reservas para piqueniques e casamentos… Uauuuu!!!

O Califórnia Academy of Science, fica lá no parque e é bem interessante. É o museu de ciências naturais de San Francisco, com atrações para todas as idades. Esse museu vale muito a pena ser visitado e uma das suas atrações são o planetário e o terremoto.

Outra atração bacana dentro do parque é a torre do Museu de Young com uma vista incrível.

  • The Haight ou Haight-Ashbury

San Francisco

A região leva esse nome por estar localizada entre a esquina da rua Haight e da rua Ashbury. É um distrito da cidade de San Francisco que ficou super famoso pelo movimento hippie na década de 1960.

Quem leu sobre San Francisco, sabe que a cidade foi berço do movimento hippie e da luta pelos direitos dos homossexuais e foi justamente em Haight-Ashbury que tudo aconteceu, o bairro mais louco de San Francisco, repleto de brechós, produtos naturais, roupas dos anos 20, bares descolados e uma turminha jovem circulando por ali e te pedindo uma forcinha pra comprar maconha, mas OK, fique tranquilo, pois eles só defendem “o amor livre e a não violência”.

Circular pela The Haight fará você voltar no tempo, uma moda rasgada e com nada combinando com nada, uma blusa por cima da outra, calças boca-de-sino com camisetas tingidas e por aí vai… Não estão preocupados com o que dirão deles e são adeptos também do comércio de troca. Desprendimento, seria a palavra certa…

Não deixe de visitar a casa onde viveu Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Ao lado da Haight-Ashbury fica o Golden Gate Park e vários shows embalam essa turma descolada.

 VEJA AQUI  o  ROTEIRO COMPLETO desta viagem.

 

3 comentários sobre “SAN FRANCISCO – CALIFÓRNIA

  1. Eu simplesmente amei seu blog, e como estou com viagem programada para a califórnia para o mês que vem, estou aproveitando cada linha do que você escreveu. Fiquei com uma dúvida. Durante o dia, onde você deixou o RV estacionado em São Francisco??? Quanto você pagou por isso. Obrigada

    1. Oi Camila, muito obrigada. Que demais, você está indo pra lá…eu simplesmente amei tudo e não vejo a hora de voltar. São duas paixões: Califórnia e Motorhome..hahaha. Então, nós deixávamos o motorhome todos os dias no Marina District, o estacionamento é de graça e deixávamos o carro o dia todo ali, super fácil pois dali saíamos a pé para todos os lados. Marina District é também onde fica o Fort Mason.
      Camila, estou muito contente em saber que vocês estão indo de motorhome, é sua primeira vez? Envie um email pra mim que te ajudo no que você precisar: cris.rafama@hotmail.com. Beijos e vamos nos falando.

  2. Olá! como vai?
    Gostaria de saber como foi para estacionar no Vista Point em San Francisco? É permitido pernoitar? É possível deixar o RV lá e visitar a cidade utilizando algum transporte alternativo? Estou com dificuldades de encontrar informações sobre a possibilidade de pernoitar no vista point.

    Desde já obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *