Conhecendo o Porto em 1 dia


Roteiro na Mão – Porto

Muitas vezes chegamos num lugar com tantas informações e tanta expectativa que ficamos perdidos em por onde começar e pra que lado seguir, acaba que deixamos de ver muita coisa bacana por pura falta de planejamento e tempo.

Isso aconteceu comigo quando pisei na cidade do Porto pela primeira vez, tinha em mente apenas alguns lugares que “precisava” conhecer : Livraria Lello, Café Majestic, Estação São Bento, Ribeira… OK! Mas, por onde começar? A cidade parecia tão grande e tudo tão distante sendo que na verdade não é nada disso, Porto não é pequena mas os principais pontos são facilmente percorridos a pé, pode acreditar!!

Sugiro visitar a cidade do Porto com mais tempo, pelo menos 2 ou 3 dias, para que você possa também curtir a noite portuense, a vizinha Vila Nova de Gaia, as Caves, a praia de Matosinhos…PORÉM entendo que nem sempre isso é possível e de repente você está com disponibilidade de apenas 1 dia inteiro na “Cidade Invicta” (como Porto é chamada)… e então?! Por onde começar?? Foi pensando nisso que decidi montar esse ROTEIRO DE 1 DIA NO PORTO, com os principais pontos imperdíveis – mas tudo na caminhada…

Escolhemos como ponto de partida a estação Bolhão do metro e assim saímos direto na Rua Santa Catarina, considerada a rua comercial mais importante da cidade e passagem obrigatória, principalmente se você é daqueles que não dispensa umas comprinhas de viagem…

Logo que desembarcar da Estação Bolhão, vai de cara se deparar com a belíssima Capela das Almas ou Capela Santa Catarina (rua de Santa Catarina, 428).

CAPELA DAS ALMAS ou CAPELA DE SANTA CATARINA

Roteiro na Mão – Capela das Almas

Construída no século XVIII e toda coberta com azulejos azuis representando cenas da vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina, a Capela da Almas faz parte de um cartão postal da cidade, com certeza você já deve ter visto fotos da parte externa da Capela. É belíssima e está muito conservada, vale a pena a visita.

CAFÉ MAJESTIC

Roteiro na Mão – Café Majestic

Descendo ainda a rua Santa Catarina passará pelo Shopping Via Catarina, que também vale a pena uma paradinha (fiquei encantada a primeira vez que visitei…), principalmente para fotografar a praça de alimentação, é muitoooo linda, parece que você está numa praça da cidade do Porto.

Um pouco mais abaixo encontramos o famoso Café Majestic, fundado em 1921 e considerado um dos cafés mais bonitos do mundo.

Se tiver a oportunidade visite seu interior e reviva o Porto dos anos 20, as cadeiras, a decoração e o glamour daquele lugar.

Roteiro na Mão – Café Majestic

Foi o café preferido de muitos intelectuais, políticos, artistas e até do ex-presidente do Brasil, J.Kubitshek . Consta também na biografia de JK Rowling que a mesma passava horas na Majestic enquanto escrevia o primeiro livro de Harry Potter…

ESTAÇÃO PORTO SÃO BENTO

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Continuando ainda a descida da rua Santa Catarina chegaremos na Praça da Batalha e mais precisamente na igreja de Santo Ildefonso, construída em 1730 e também toda revestida de azulejos azuis e brancos.

Roteiro na Mão – Igreja de Santo Ildefonso

Seguindo pela rua 31 de Janeiro chegaremos na famosa Estação São Bento, inaugurada em 1916. Prepare-se para conhecer o Hall de entrada da Estação, é simplesmente incrível, decorada com azulejos azuis e formando vários painéis onde cada um representa uma cena da história nacional (a entrada de D.João I e seu casamento com D.Filipa, o torneio de Arcos de Valderez…) Olhe pra cima e fique ainda mais impressionado, uma menção aos rios Minho e Douro, um friso colorido da história da viação nacional, desde os primórdios até a chegada do primeiro comboio a Braga.

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Cuidado que se não prestar atenção ficará horas dentro da estação sem que perceba (muito eu…rsrs), é linda demais.

IGREJA DOS CONGREGADOS

Roteiro na Mão – Igreja dos Congregados

Ainda bem em frente a Estação Porto São Bento podemos encontrar a Igreja dos Congregados, uma linda Igreja em estilo barroco e dedicada a Santo Antônio. Sua fachada é belíssima com painéis de azulejos retratando toda a passagem da vida de Santo Antônio.

PRAÇA DA LIBERDADE

Roteiro na Mão – Praça da Liberdade

Alguns poucos passos e você já estará na Praça da Liberdade e na famosa Avenida dos Aliados.

Roteiro na Mão – Praça da Liberdade

É a praça mais famosa da cidade do Porto, fica localizada entre a Torre dos Clérigos e a Estação São Bento. Olhando de frente você irá avistar o Paço do Conselho e o letreiro “Porto” . No centro da Praça vemos a estátua de D.Pedro IV. Observe os edifícios ao redor da Praça da Liberdade, principalmente o Banco de Portugal e o Hotel InterContinental, são belíssimos.

MC DONALD´S

Roteiro na Mão – Mc Donald´s

Ainda na Praça da Liberdade, pode parecer estranho eu incluir o Mc Donald´s no roteiro mas não é atoa, essa loja é considerada o Mc Donald´s mais bonito do mundo… e nós fomos lá conferir. A fachada é bem diferente de qualquer outro Mc Donald´s, com um arco e uma águia de bronze gigante. Logo na entrada já se depara com lustres em cristais e um mosaico maravilhoso ao fundo. Achei o local bastante pequeno e estava muito lotado, o que me decepcionou um pouco pois a super lotação acabou me impedindo de conhecer melhor a loja.

Roteiro na Mão – Mc Donald´s

IGREJA DOS CLÉRIGOS e TORRE DOS CLÉRIGOS

Roteiro na Mão – Igreja dos Clérigos

Da Praça da Liberdade, caminhando pela Rua dos Clérigos você irá se deparar com o monumento que se tornou o ex-libris da cidade do Porto, a Igreja dos Clérigos. Uma obra barroca do sec XVIII, concebida pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Vale a pena entrar e apreciar os detalhes do granito e mármore, muito bonito.

Roteiro na Mão – Torre dos Clérigos

Mas o mais marcante mesmo é a Torre construída em pedra e granito, é a mais alta torre de Portugal, com 76 metros de altura. É possível avistá-la de vários locais da cidade. Uma escada interior com 240 degraus permite o acesso ao topo onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.

UNIVERSIDADE DO PORTO

Roteiro na Mão – Universidade do Porto

Entre a Rua dos Clérigos e a Rua das Carmelitas podemos ver a Universidade do Porto com mais de 100 anos de existência. Atualmente conta com 14 faculdades e uma escola de pós. São 4 campus espalhados pela cidade com mais de 31.000 alunos. Está entre as melhores do mundo.

LIVRARIA LELLO

Roteiro na Mão – Livraria Lello

Subindo pela Rua das Carmelitas nos deparamos com “A mais bonita livraria do mundo”, a famosa livraria Lello. Sua fachada é bastante impressionante mas por estar sempre com filas na entrada, fica um pouco complicado parar para observa-la como deve ser.

Roteiro na Mão – Livraria Lello

Desde 1906, a Livraria Lello tem servido de inspiração para famosos escritores, a exemplo de JK Rowling que foi frequentadora assídua da livraria durante a temporada que viveu no Porto, e foi nas escadarias de madeira da Lello que se inspirou para criar as escadas de Hogwarts para o livro do Harry Potter.

Atualmente a Livraria cobra 5Euros para entrada e esse valor pode ser deduzido na compra de um livro.

IGREJA DO CARMO E DOS CARMELITAS

Roteiro na Mão – Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas

Seguindo pela Rua do Carmo saímos nas igrejas gêmeas: a Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas.

Olhando de frente, a da esquerda é a Igreja dos Carmelitas, construída entre 1616 e 1628. Na sua fachada vemos 3 nichos: São José, Santa Teresa de Jesus e Nossa Senhora do Carmo (no centro). O seu interior é de perder o fôlego de tão lindo, todo dourado… impressionante.

Roteiro na Mão – Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas

Do lado direito é a Igreja do Carmo, toda em estilo barroco-rococó, construída entre 1756-1768 e mantem sua fachada lateral com paineis de azulejos com motivos alusivos à fundação da Ordem Carmelita. Se tiver oportunidade conheça seu interior, é emocionante de tão grandiosa e bonita.

CASA ESCONDIDA

Roteiro na Mão – Casa Escondida

Entre a Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas existe uma “Casa Escondida”, quase ninguém repara mas se olhar de frente fica fácil perceber.

Uma igreja não podia ser separada de outra apenas por uma parede, foi então que fizeram uma casa entre elas, considerada a casa mais estreita de Portugal.

Após 250 anos, hoje a casa escondida pode ser visitada com uma cobrança de 2,50 Euros.

MIRADOURO DA VITÓRIA

Roteiro na Mão – Miradouro da Vitória

Desça a Rua de São Bento da Vitória e prepare-se para uma das vistas mais incríveis da cidade do Porto e também de Vila Nova de Gaia. Ao final da rua você já sai direto no Miradouro da Vitória.

O espaço é uma propriedade privada, mas felizmente a entrada é permitida. O lugar não é bonito, tem um aspecto meio de abandono mas a vista compensa tudo, prepare a câmera…

Roteiro na Mão – Miradouro da Vitória

Do Miradouro da Vitória é possível avistarmos: a Ponte D Luis I, o Miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar, a Igreja e Convento dos Grilos, a Igreja de São Lourenço, a Sé do Porto, o Palácio da Bolsa …

SÉ DO PORTO

Roteiro na Mão – Sé do Porto

Do Mirante da Vitória siga para a Sé do Porto, provavelmente a caminhada maior de todo nosso percurso, mas nada absurdamente distante.

Aqui temos o edifício religioso mais importante da cidade, localizada no bairro da Batalha e ao lado das muralhas. Ela é muito grandiosa e fica na parte alta da cidade. Sua construção começou no século XII mas sofreu muitas reconstruções, por isso possui vários estilos.

Sua maior parte é barroca, sua fachada é românico e o claustro e a capela de São João Evangelista são góticos, alias não deixe de visitar o claustro, construído no século XIV com colunas de granito e paineis de azulejo… vale a pena conhecer!

A Catedral foi declarada Monumento Nacional e é um dos lugares mais visitado da Cidade do Porto.

RIBEIRA DO PORTO

Roteiro na Mão – Ribeira do Porto

Agora é só descida e é o caminho que mais gosto pois saímos cortando por becos e vielas labirínticas cuja ideia é realmente se perder. Muitas escadarias entre bares sempre movimentados.

A Praça da Ribeira é um local de visita obrigatória, parece que é ali que tudo acontece, um local mega animado e onde se concentram muitos restaurantes, bares e cafés com esplanadas e com animação de dia e de noite. Local perfeito para apreciar o por do sol e fazer belas fotos da Ponte Dom Luis I.

Aprecie o aglomerado de casas coloridas – a certeza que você está na cidade do Porto, uma paisagem única.

Se ainda tiver fôlego, aproveite para fazer um passeio de Barco Rabelo por entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia, uma das experiências mais tradicionais da cidade. O passeio dura em torno de 50 minutos e custa 15 Euros.

 —————————————————————————————————————-

Nosso roteiro terminou por aqui mas se você for um privilegiado e tiver mais um ou dois dias na cidade, a nossa dica é cruzar a Ponte D.Luis I para Vila Nova de Gaia e visitar as Caves do Vinho do Porto.

O passeio de teleférico em Vila Nova de Gaia também é bastante interessante. E por final, se tiver oportunidade conheça Matosinhos, a praia e a gastronomia mais famosa do Porto.

Se você já esteve no Porto e quiser nos passar alguma dica ou sugestão no roteiro, fique a vontade em nos enviar seu comentário, será sempre muito bem vindo.

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

Estação Porto São Bento

Key West de motorhome

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Membro

Membro

Mais Populares

Key West de motorhome

17 de outubro de 2019

Casa Escondida

13 de outubro de 2019

Las Vegas de motorhome

5 de agosto de 2019