Como alugar um motorhome em Portugal


Roteiro na Mão – Braga

Explorar Portugal de autocaravana (como é chamado o motorhome aqui) é se surpreender a cada minuto com a diversidade de paisagem, é fazer a viagem no seu tempo e ritmo e o melhor de tudo: de forma muito segura…

Chegamos em Portugal em janeiro, em julho já estávamos saindo para uma road trip pelo país. Foi uma experiência incrível e uma das melhores viagens que fizemos.

Viajar de motorhome pela Europa ainda era assunto desconhecido pra gente e ficamos bastante impressionados com o número de autocaravanas que encontramos pelo caminho. Descobrimos que os europeus também são apaixonados por esse tipo de turismo.

Roteiro na Mão – Braga – Partiu Road Trip

ALUGUEL DE AUTOCARAVANA EM PORTUGAL

Se você colocar no Google uma busca procurando empresas de aluguel de autocaravana em Portugal, com certeza receberá uma infinidade de ofertas. Nosso aluguel foi de um particular e embora um carro um pouco mais antigo, foi tudo muito perfeito.

Se você não quer errar na escolha da empresa e também não correr o risco de locar um carro mais antigo, minha indicação é o Motorhome Republic, é a maior agência on-line de locação de motorhome/autocaravana, são 38 países com 450 empresas em todo o mundo. As autocaravanas são novas e você terá toda a assistência que precisar, desde o momento da retirada até a devolução do veículo. Nós tivemos a experiência de locação com a Motorhome Republic em Miami e ganhamos muito no preço e na qualidade do serviço.

Roteiro na Mão
  • COMO RESERVAR?

Primeiramente você deverá ter definido seu local e data de retirada do veículo. Em seguida, comece a explorar as várias opções de autocaravanas que o site irá lhe apresentar.

Após decidir pelo carro, a empresa tem até 24 horas para lhe enviar a confirmação, é nesse período que efetua sua reserva com a empresa dona da frota de veículo.

Dica: Se pretende rodar em outro país que não o da retirada do veículo, é obrigado avisar a locadora. Essa informação é bastante importante principalmente pela questão do seguro do carro.

  • QUEM PODE ALUGAR O MOTORHOME?

Todas as pessoas com mais de 21 anos, com habilitação da Categoria B há pelo menos 2 anos.

  • COMO ESCOLHER O CARRO?

A dica que sempre dou para quem quer ter um certo conforto, é alugar um motorhome com capacidade maior do que o número de pessoas que viajam com você. Se estiverem em 4 pessoas, alugue um carro para 5 ou 6 .

Outra dica que dou é verificar a autonomia do carro, essa autocaravana que locamos em Portugal tinha energia solar, o que foi fundamental e maravilhoso para que não nos preocupássemos com a questão da energia. Se já não somos muito adeptos a os campings, com esse 100% de independência da autocaravana, ficamos totalmente livres pra pernoitarmos onde queríamos.

Dica: viaje no mesmo carro com pessoas que você tenha muita afinidade, é contato 24 horas. Prezo muito pela privacidade e já vi casos de pessoas juntando famílias para uma locação mais econômica e depois se arrependendo. O barato pode sair caro.

Roteiro na Mâo
  • SEGURO

Quanto ao seguro sempre optamos pelo seguro básico (furto, dano no veículo, terceiros e seguros obrigatórios), nunca faço seguro pra mais. Na grande maioria das locadoras, o seguro básico já está incluso.

  • O QUE É O CAUÇÃO?

O caução corresponde à franquia do seguro e sua responsabilidade em caso de acidente, furto da autocaravana, danos no interior do veículo ou extravio dos equipamentos nele existente.

Na locadora eles irão lhe pedir o cartão de crédito para o bloqueio do caução (importante sempre ter limite para isso) ou também o valor do caução pode ser pago em dinheiro. Na devolução do veículo o valor é devolvido (se não houver avarias, claro).

  • QUILOMETRAGEM

Diferente dos Estados Unidos, na Europa a Km é livre e isso é perfeito para nós campistas – lembrando que essa informação é baseada na maioria das locadoras.

Roteiro na Mão – Batalha
  • COMBUSTÍVEL E GÁS

Quanto ao combustível a regra é a mesma: pega com tanque cheio e devolve com tanque cheio. Lembrando que na Europa as autocaravanas funcionam a diesel, diferente dos EUA que são gasolina.

A questão do gás também é diferente, enquanto nos EUA o gás é a garrafa de gás que você pode abastecer nos postos de combustível, na Europa são botijões (no máximo 2 em cada carro. É bem mais econômico e em toda nossa viagem de 11 dias, não usamos um botijão inteiro.

IMPORTANTE: Os motorhomes são sempre entregues limpos por dentro e por fora e com os reservatórios vazios, portanto, devolva o carro do mesmo jeito que pegou, isso evita cobranças adicionais.

Roteiro na Mão
  • COMO FAÇO O PAGAMENTO?

O pagamento é feito on-line no próprio site da locadora. Dependendo do número de dias de antecedência da viagem, você pagará somente uma porcentagem do valor para a garantia da reserva e com 30 dias de antecedência da retirada do carro, será debitado o saldo restante no seu cartão.

Obs.: Leia atentamente as regras de cancelamento ou alteração do período para que não tenha surpresas lá na frente.

  • QUAIS ÍTENS EXTRAS DEVO ALUGAR ANTECIPADAMENTE?

São vários os ítens extras disponíveis para a locação, desde cadeira de criança, bicicletas… até guarda-sol e cadeirasde praia, isso vai de acordo com a necessidade de cada um.

Posso aqui ajudar um pouco com minha experiência nesse tipo de viagem:

  • Kit pessoal

O Kit pessoal (roupa de cama e banho) tanto na Europa como nos EUA, deve ser alugado pois não está incluso na autocaravana. Você tem a opção de levar seu próprio KIt ou alugar direto com a locadora no momento em que está finalizando a reserva.

O aluguel do Kit pessoal não é barato, um conjunto de cama para uma cama de casal está 51,00 Euros e para uma de solteiro 41,00Euros, sinceramente eu sempre vi mais vantagem em comprar esses itens num hipermercado e depois levar pra casa (isso na impossibilidade de levar sua própria roupa de cama).

Em nossa primeira viagem por Portugal e Espanha, como eu retiramos a autocaravana em Guimarães, muito perto de nossa cidade, nós pudemos levar nossa própria roupa de cama, mesa e banho.

  • Kit de cozinha

Diferente dos Estados Unidos, aqui as autocaravanas já vem equipadas com todos os itens de cozinha. Você pode levar uma ou outra coisa que precise, mas “na grande maioria das locadoras” a cozinha já vem completa.

O aluguel de itens como guarda-sol e cadeiras de praia, bicicletas, equipamento para neve, churrasqueira… tudo deve ser solicitado no momento da reserva. Baseado no seu roteiro, veja o que vai precisar e já deixe reservado.

Roteiro na Mão

NA RETIRADA DO VEÍCULO

No momento da retirada do carro você deve apresentar:

  • Voucher da reserva
  • Carteira de habilitação ou Carta de Condução como é chamada aqui em Portugal. O documento deverá ser original e dependendo do país que você irá circular é importante ter em mãos a PID (Permissão Internacional para Dirigir) que é uma forma de identificação reconhecida internacionalmente e que funciona como um documento que traduz a sua carta de motorista. Em alguns países europeus é obrigatório apresentar esse documento, juntamente com sua carteira de habilitação atual do país de origem. A PID é obrigatória em alguns países, mas existem outros que aceitam somente a sua carteira nacional de habilitação (CNH), por isso você deve se informar antes de viajar.
  • Cartão de Crédito (o mesmo que apresentado no pagamento da reserva). Não esqueça do limite que deverá estar disponível para o caução.
  • Passaporte.
Roteiro na Mão – Caldas da Rainha

FUNCIONAMENTO DO MOTORHOME

Temos um painel logo na entrada da autocaravana que á o coração do carro, é um painel digital que mostra como anda a saúde da viatura: se estamos com água no reservatório, quanto ainda temos de gás, se nosso reservatório do banheiro já está cheio e se é preciso esvaziar, nossa bateria do carro… tudo isso é informado nesse painel com as luzes verde / amarela / vermelha.

  • GÁS :

Usamos o gás para o fogão, geladeira e para aquecer a água do chuveiro e torneiras. É importante ficar sempre de olho no painel para não ser pego de surpresa.

Aqui na Europa são colocados 2 botijões num compartimento do veículo e, como já falei, rodamos 11 dias com 6 pessoas e não chegamos a esvaziar um botijão, o gasto é pequeno.

  • Água:

A água dá um pouquinho mais de trabalho pois além do consumo ser maior (6 banhos, louças, vaso sanitário…) os reservatórios não são tão grandes assim. São duas caixas d´água, uma para a cozinha, lavatório e banho e outra exclusiva para o vaso sanitário. Em qualquer posto de gasolina você consegue abastecer de água ( uma facilidade), aqui na Europa é tudo muito mais simples que nos EUA, eles possuem muito mais estrutura para os campistas do que em cidades americanas. Volta e meia nos deparamos com uma área de descanso para caminhões e autocaravanas, com estação de despejo, banheiros, mesas para refeições…

Dica: Antes de pegar a estrada baixe em seu celular esse mapa , aqui você terá todos os campings, áreas de descanso, áreas para o pernoite… é muito completo e nos ajudou bastante em Portugal.

Roteiro na Mão
  • Banho:

A água é quente mas o banho tem que ser o mais rápido possível, não se pode dar ao luxo de passar horas lavando a cabeça e relaxando embaixo da água… os reservatórios de água são pequenos. Aproveite para lavar a cabeça e tomar uma ducha mais demorada quando parar num camping.

O aquecimento da água é à gás e a ducha esquenta mesmo, não precisa se preocupar com isso.

Roteiro na Mão – Motorhome
  • Esgoto:

Se tem que eleger um ponto “chato” pra viagem de autocaravana, com certeza essa questão do esgoto ganha, porém na Europa é infinitamente mais fácil e vou explicar porque…

Nos EUA os reservatórios de “água preta” (esgoto), são grandes o suficiente e o despejo é feito com uma mangueira que acoplamos ao reservatório e colocamos nos buracos das estações de despejo…(até aí OK). O processo é rápido, limpo, não se tem qualquer contato com o esgoto, o único problema é que você tem que estar numa estação de despejo (Dump Station) e nem sempre é fácil encontrar um posto de combustível que tenha a tal estação. Muitas vezes perdemos muito tempo em busca de um camping ou um posto para fazermos o descarte.

Na Europa, as autocaravanas possuem o despejo numa “casseta”, é um reservatório menor que o dos EUA, porém seu descarte é feito sem mangueira, você tira essa “casseta” e faz o descarte nos lugares específicos. Na estrada são muitos os lugares para esse descarte. Quanto a higiene pode ficar tranquilo que nada tem cheiro pois a cada descarte jogamos um saquinho com um produto químico (próprio para esse fim) que dilui tudo inclusive o papel higiênico que usamos e descartamos no vaso. Esse produto químico é incluso no momento da locação.

Só fique atento ao painel para o controle do momento em que o descarte precisa ser feito.

Roteiro na Mão
  • Diesel:

Como rodávamos bastante, não marcávamos bobeira, sempre que avistávamos um posto de combustível parávamos para abastecer o carro. Em Portugal as autocaravanas são a Diesel e chegamos a fazer 11Km/litro.

  • Limpeza do motorhome:

A limpeza e organização da autocaravana tem que ser diária, não dá pra dormir em casa suja e bagunçada, não é mesmo? Não andávamos de sapato dentro do carro e nunca deixávamos louças na pia, mesmo porque com o carro andando tudo vai para o chão. Pode parecer desnecessário falar sobre isso mas a organização será fundamental para para o sucesso da sua viagem.

  • Cozinhar:

Nunca, em hipótese alguma, use água da autocaravana para cozinhar ou beber, são vários os avisos dentro do carro e eles alertam sobre isso também no momento da retirada do veículo. Compre muita água potável, várias garrafinhas , você vai consumir muito.

Cozinhar não tem segredo, são 3 tamanhos de boca no fogão e é o suficiente para preparar comidinhas rápidas e práticas para toda a família.

Lembrando que na Europa, as autocaravanas não têm microondas.

Roteiro na Mão – Motorhome
  • Geladeira e freezer:

Você pode fazer a transição da energia da geladeira e freezer, quando estávamos parados passávamos o funcionamento para o modo gás e quando estávamos na estrada mudávamos para eletricidade.

A geladeira do nosso carro em Portugal era pequena do tamanho de um frigobar. Deu tranquilo pra passarmos todos os 11 dias mas senti saudades da geladeira e freezer dos Estados Unidos, era muito grande e podíamos abastecer com muito mais comida.

  • Luz:

Com o painel solar do carro não tivemos qualquer imprevisto com eletricidade, a autonomia nessas horas faz toda a diferença.Ligávamos a TV durante muitas horas a noite e nunca tivemos problema. Lembrando que nem todas as autocaravanas possuem TV, geralmente é um item alugado à parte.

  • Bateria:

Os celulares, câmeras fotográficas, tudo era carregado na bateria do carro, sem problema algum. Como tínhamos o painel solar, não ficamos sem tomadas também e foi perfeito para o uso de secador de cabelo e laptop.

  • Tomada:

Com o painel solar tínhamos tomadas a disposição durante a viagem toda. Isso faz realmente muita diferença.

Se o carro não tiver a opção do painel solar, você pode conectar o motorhome a uma bateria externa e essa tomada você encontra em todos os campings e em alguns postos de combustível.

Roteiro na Mão – Miranda do Douro
  • Aquecedor e Ar Condicionado:

O sistema de aquecimento é bastante eficiente e funciona no modo inteligente, quando o carro está muito quente ele desliga sozinho e só volta a ligar quando a temperatura começa a cair.

O ar condicionado só funciona na cabine do motorista e em dias mais quentes não refresca o suficiente toda a autocaravana.

Campground e Free Campground

Já é fato que as viagens de autocaravana estão cada vez mais em alta na Europa e quem experimenta esse tipo de turismo é amor a primeira vista, ou melhor, a primeira viagem…

É sempre importante ter em mãos o itinerário a ser percorrido, mesmo que ele seja alterado algumas vezes durante o percurso.

Para o pernoite você tem a opção dos parques de campismo, dos parques de autocaravanas e também os estacionamentos públicos (lembre-se de sempre respeitar as regras de cada parque público).

Roteiro na Mão – Hawthorne

Campgroud

Para aqueles que já sabem onde pretendem dormir, a dica que dou é reservar antecipadamente para não ter surpresas na hora. Aconteceu com um camping onde demos com a cara na porta por não nos permitirem o pernoite por não termos reservado antecipadamente (detalhe que tinha disponibilidade).

Dica: Vai chegar tarde no Campground que reservou? Ligue e avise que está a caminho para eles lhe passarem as instruções de como proceder na sua chegada.

Free Campground

É dormir em espaços públicos ou em aéreas particulares como estacionamento de supermercado ou grandes lojas. Nós quase sempre optamos pelo free camping pela facilidade que oferece e muitas vezes por um visual muito mais interessante que qualquer camping. Em nossa passagem por Nazaré, optamos por um pernoite na Praia do Norte e foi uma das melhores noites da viagem.

É preciso prestar muita atenção na hora de estacionar para pernoitar pois não é qualquer lugar que se permite. Muitas ruas dentro da cidade já avisam “no-parking” ou “no-overnight” e você tem que obedecer pois a multa é bem salgada. Uma dica boa é a rede de supermercado Intermarche em Portugal, a maioria permite o pernoite e ainda oferece uma estrutura muito bacana para o campista.

Roteiro na Mão

PARA FINALIZAR:

Continuo batendo na tecla que todo mundo que experimentar esse estilo de viagem, com certeza irá se apaixonar. Não é atoa que cada vez encontramos mais autocaravanas nas estradas…

E você, já viajou de motorhome? Conte aqui como foi sua experiência.

Ainda não fez esse tipo de turismo mas adoraria conhecer? Deixe aqui a sua dúvida que teremos imenso prazer em lhe responder e ajudar no que for preciso.

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

Alugar um motorhome nos EUA

Santa Monica de Motorhome

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Membro

Membro

Mais Populares

Las Vegas de motorhome

5 de agosto de 2019

Alugar um motorhome nos EUA

13 de novembro de 2019

Santa Monica de Motorhome

23 de outubro de 2019