Carmel By The Sea – Califórnia


Ou simplesmente, Carmel. Cidade pequena mas com um charme único. Uma praia de areia branquinha e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Chegamos para o pôr do sol em Carmel e então estacionamos o motorhome em frente a praia, caminhamos uma trilha curta e nos juntamos a uma turma grande que já se preparava para o espetáculo. Estava bem frio mas ninguém se importava muito com isso. O show começou e então entendi quando me disseram que o pôr do sol da Califórnia é o mais bonito do mundo!!

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Carmel é muito rica em galerias de arte, lojas e restaurantes finos, mas atenção, muitas lojas fecham bem cedo, por volta das 17 horas. Nós não tínhamos essa informação e acabamos pegando um centrinho quase todo fechado.

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Mas o que fazer em Carmel? Primeiramente, encoste seu carro e saia caminhando, se perca pelas vielinhas do centro, observe a arquitetura de casas de 1920 com portas arredondadas e chaminés, todas em estilo europeu. Me chamou atenção o fato de não encontrar poste de luz na cidade e nem mesmo numeração nas casa…simplesmente assim!

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Tem uma curiosidade interessante sobre Carmel, aqui não é permitido nenhum restaurante ou loja de rede, dizem que é pra proteger a cidade de um grande crescimento de gente. Por ai você já percebe que Carmel é única, bem diferente das demais cidades americanas.

De 1986 a 1988, o prefeito de Carmel era ninguém mais que Clint Eastwood e atualmente ele é o proprietário (ou era – não descobri) do famoso Mission Ranch Carmel (26270 Dolores Street), um hotel de 22 acres com a vista privilegiada de Point Lobos, Carmel River Beach e do Oceano Pacífico. Com seu restaurante de cozinha americana e Piano Bar, é possível se sentar e apreciar o imenso gramado repleto de ovelhas. O Rancho é bastante procurado por turistas, casamentos e jantares especiais e as diárias variam entre US$ 150,00 (quartos rústicos) e US$ 340,00 (aptos luxo).

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Paramos pra conhecer o Carmel Plaza, um shopping a céu aberto, localizado no início da Ocean Avenue. Infelizmente pelo horário as lojas já estavam fechadas, mas deu pra conhecer o shopping que é fofo e tem várias lojas legais como a Tiffany & Co., Anthropologie, Bottega Veneta …No miolo do Carmel Plaza tem um jardim belíssimo, muitas árvores com luminárias… puro charme. Carmel é uma casinha de bonecas.

A principal avenida da cidade é a Ocean Ave e é ali que se concentram os principais restaurantes. Essa avenida é comprida, vai do centrinho à praia, mais ou menos uns 12 quarteirões.

Muita gente fica na dúvida em onde pernoitar, Carmel ou Monterey? Na dúvida, nós pernoitamos uma noite em cada cidade…rsrs…. é que estávamos de motorhome e aí tudo fica mais fácil. Mas a questão é, em Monterey você terá mais opções de hotéis com preços acessíveis do que em Carmel. Eu diria também que Carmel seria mais uma pedida pra casal, a cidade tem todo um romantismo, é toda florida e os hotéis são pequenos e luxuosos.

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Agora para os campistas, vou contar como foi nosso pernoite em Carmel. Saímos de motorhome e passamos pelo The Crossroad Carmel, um centro de compras e serviços, ali encontramos o Supermarket Safeway que funciona 24 horas, abastecemos de guloseimas nosso carro e pernoitamos por lá mesmo. O local foi perfeito, tínhamos até a Starbucks e CVS.

Uma dica legal também pra quem passa por Carmel é conhecer o Point Lobos State Reserva, uma visita que merece um dia inteiro. É uma reserva natural, considerada a “joia da coroa” pelos americanos. Não é permitido recolher objetos naturais de qualquer espécie ou mesmo alimentar animais. Em Point Lobos você pode sair caminhando pelas trilhas, andar de caiaque, stand-up e até mergulhar, mas primeiro precisa fazer uma reserva. Se quiser maiores informações, clique aqui.

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Infelizmente nós não conseguimos entrar pra conhecer a reserva pois estávamos de motorhome (não é permitido) e não podíamos deixar o carro na estrada, não conseguimos nenhuma outra parada.

A Califórnia é isso mesmo, impossível explorar tudo numa primeira viagem. Mesmo que você tenha o seu “Roteiro na Mão”, precisa contar com alguns percalços no caminho.

Carmel - Roteiro na Mão
Carmel – Roteiro na Mão

Como chegar em Carmel:

Pra quem está vindo de San Francisco pode descer para Carmel pela Highway 1, é o caminho pelo litoral e o mais incrível de todos. Se você colocar no GPS, ele te levará por dentro, pela 101 (caminho mais rápido) e por isso, fique bem atento. Desça pela Highway 1 até Monterey e então desvie a rota e siga de Monterey a Carmel pela 17 Mile Drive, que foi o caminho que fizemos e que eu super indico, um visual cinematográfico. Leia mais sobre a 17 Mile Drive.

E você, já esteve em Carmel?? Conte aqui como foi sua passagem pela Califórna…

Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO