Portugal - Lisboa

Top 5 – Curiosidades sobre Portugal.


Se Portugal está na sua lista de próximo destino, que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse país tão incrível e tão cheio de história?

Claro que não foi tarefa fácil criar um TOP 5 de curiosidades de um país como Portugal, são tantas histórias interessantes para contar, seria papo para muitas linhas.

Decidi compartilhar as que mais me chamaram atenção. Veja como ficou:

1 – O Terremoto de Lisboa de 1755.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rossio_e_Castelo_de_S._Jorge_antes_do_Terramoto_de_1755.png

Em 1 de novembro de 1755, durante a celebração do Dia de Todos os Santos, um forte terremoto atingiu a cidade de Lisboa. Aproximadamente 40 minutos após o terremoto, um tsunami veio e continuou a destruição. Estima-se que  90 mil pessoas morreram nesse dia.

2 – É em Portugal que está a Livraria mais antiga do mundo em funcionamento.

Por 69joehawkins – Fotografia própria, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31943093

Em funcionamento desde 1732, a Livraria Bertrand Chiado em Lisboa, é reconhecida como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Um recorde oficializado pelo Livro Guinness dos Recordes em 2011.

3 – Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo.

Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay


Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo. O país possui as condições ideais para os sobreiros ( árvore da qual se extrai a cortiça), e se tornou o maior produtor de objetos de cortiça. Mais da metade da cortiça mundial é produzida em Portugal.

4 – Atualmente são mais de 150 mil brasileiros vivendo em Portugal.

Imagem de Joshua Woroniecki por Pixabay

Embora um número bastante alto, ele ainda é bem menor do que a quantidade real de brasileiros no país, isso porque não entram nas estatísticas oficiais os brasileiros com dupla nacionalidade de Portugal ou de outro país da União Europeia, nem imigrantes em situação irregular.

5 – Existe uma rivalidade entre Lisboa e Porto.

Lisboa X Porto

Política, futebol, divergências de ideias, sotaques, ciúmes… nem eles sabem explicar direito o motivo dessa rivalidade que já dura séculos.

Dizem haver um certo ciúmes do norte pelo fato de Lisboa ser o centro do poder, mas a capital também pode ser a vítima desse centralismo. Dizem inclusive que a rivalidade vem somente do norte e que Lisboa não tem nenhum sentimento de rivalidade em relação ao Porto… Será???

O que se sabe é que a rivalidade existe sim e é bem nítida. Então atenção, se estiver no Porto e quiser comer um pastel, peça por PASTEL DE NATA. O PASTEL DE BELÉM é de Lisboa… 🙂


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.

? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.

? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

Dollar Tree – tudo por 1 dólar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro