Serra da Estrela – Neve em Portugal


Um bate e volta na Serra da Estrela pra provar o melhor queijo do mundo e ainda se divertir muito na neve…

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

Final do mês de abril e os noticiários avisam: “muita neve na Serra da Estrela”.

Rapidinho pegamos os casacos, luvas, toucas e partimos pra lá. De Braga são 245 Km (umas 3 horinhas de viagem). A Serra da Estrela fica no meio do caminho entre Braga e Lisboa (295Km), o bate e volta é cansativo mas dá pra fazer…

E quem disse que não neva em Portugal??

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

O Parque Natural da Serra da Estrela é a cadeia montanhosa mais alta de Portugal continental, com uma altitude de 1993 metros e onde nos meses de inverno (dezembro a março) é presenteado com aquele lindo cenário branquinho. O Parque ocupa os Distritos de Guarda e Castelo Branco. As cidades de Seia, Covilhã e Manteigas, são as que partilham a Torre da Serra da Estrela e são sempre indicadas para servir como base para aqueles que estão visitando a Serra.

Neste post eu conto nossa experiência num bate e volta saindo de Braga, porém a região tem muito pra se conhecer e se você tiver com disponibilidade ou mesmo sem pique pra fazer uma bate e volta, QUE SORTE, escolha uma das cidades bases para se hospedar e explore a região.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela
Roteiro na Mão – Serra da Estrela

As cidades indicadas que podem lhe servir de base para a subida da Serra:

Seia

Localizada bem no pé da Serra da Estrela. É uma cidade, típica cidade do interior de Portugal, mas com bons hotéis e restaurantes.

Covilhã

Cidade Universitária e maior que Seia. Covilhã também é cheia de história por seus belíssimos castelos. Um ponto interessante para se visitar é o Museu de Lã.

Manteigas

Pertencente ao distrito de Guarda, tem excelentes hotéis e restaurantes e muitas opções de passeios pela região. Desfrute de uma das paisagens mais magníficas de Portugal.

Sabugueiro

É a aldeia mais alta de Portugal, 1200 m de altitude com casas rurais e toda simplicidade e delicadeza das aldeias portuguesas. Esta linda aldeia está localizada logo depois de Seia. Se sua base escolhida for Sabugueiro, não deixe de provar o cabrito e vitela assados em forno a lenha, são referência nacional.

Roteiro na Mão – Sabugueiro

Pelo caminho avistamos rebanhos de ovelhas e são elas as responsáveis pelo produto mais característico da região – o Queijo da Serra da Estrela. Fabricado artesanalmente usando técnicas ancestrais, é um queijo amanteigado e de cor amarelada, perfeito para acompanhar um vinho no inverno.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

Mas agora conto um pouco da nossa subida ao cume da Serra da Estrela.

A estrada é bastante sinuosa que em dias de nevoeiro acredito ser uma aventura perigosa. Estou sempre acompanhando as notícias da Serra e volta e meia informam que o acesso está fechado devido a neve. SEMPRE consultar as condições meteorológicas antes de iniciar a viagem… Consulte aqui.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

O dia estava lindo com um sol tímido e a temperatura em torno de 10°C. Durante toda a subida da serra avistamos pequenos pontos de neve, o caminho é fantástico, a vontade é parar para uma foto a cada curva. Avistamos parte de 3 bacias hidrográficas: Douro, Tejo e Mandego… acredita??   Depois de 27 Km finalmente chegamos na Torre e tudo estava bem branquinho, muito lindo. O vento no topo é mais forte e isso dá a sensação de mais frio do que realmente marcavam os termômetros….

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

O visual lá do cume é maravilhoso. Nos deparamos com algumas pistas de esqui, umas mais tranquilas e outras mais radicais. Tem também as telecadeiras que fazem o transporte dos esquiadores, da Estância de esqui a 1852m de altitude até a Torre a 1998m, numa distância de 920m. As telecadeiras são cadeiras abertas com capacidade para até 4 pessoas cada.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

Fuja um pouquinho do frio e entre para conhecer o Centro Comercial da Torre, terá a oportunidade de provar o fabuloso Queijo da Serra da Estrela e também a famosa Regueifa (um pão doce em forma de rosca), com tradição de muitos séculos e simplesmente divina. O Centro Comercial fica bem ao lado da Torre e você também encontra casacos de couro, botas, meias, toucas, tudo muito bonito. Claro que com tanta coisa deliciosa, não tinha como sair de mãos vazias, compramos fiambre, o queijo e a regueifa e fizemos o maior lanche no caminho de volta pra casa…

Não vá embora sem levar o queijo e a regueifa, são dos Deuses….

Roteiro na Mão – Serra da Estrela


Acesse aqui informações sobre forfaits, condições da estrada, pistas de ski abertas…  

Curiosidade: Há um projeto proposto pela Turistrela (empresa concessionária do Turismo na Serra da Estrela), em montar um teleférico para ligar a parte de baixo até a torre, ou seja, mesmo nos dias de estrada fechada será possível subir até a Serra. Mas ainda sem previsão para o projeto.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

Perguntas e Respostas:

Qual o horário de funcionamento da Estância?

A estância abre às 09h00 e as 17h00 os esquiadores precisam entregar o material de esqui alugado e deixar as pistas.

Eles alugam equipamentos para esqui?

Sim, eles alugam equipamentos tanto para esqui como para snowboard. O equipamento completo inclui: esquis, botas e bastões ou pranchas e botas. É obrigatório a assinatura de um contrato no momento da locação, porém não é necessário deixar caução.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

Eles alugam roupas para esquiar?

Não, somente aluguel de equipamentos.

Como funcionam os Forfaits (passes que permitem acesso às pistas da Estância de Ski)?

O Forfait para 1 adulto custa 25 Euros para o dia todo de uso, ou 15 Euros para crianças menores de 12 anos. Lembrando que o forfait pode ser adquirido na estância ou via Blueticket

*Obs: O forfait da Blueticket é sempre mais vantajoso.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

É possível reservar aulas de esqui ou snowboard?

Sim, é possível mas é preciso reservar com antecedência. Veja a disponibilidade no telefone (+351) 275 094 779 – das 09h00 às 17h00 ou através do email estancia@turistrela.pt 

* Obs: Quando você reserva uma aula de esqui ou snowboard, você também precisa pagar pelo aluguel do equipamento (se necessário) e o forfait, eles não estão inclusos nas aulas.  

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

Dá pra chegar na Serra da Estrela de motorhome / autocaravana?

Com certeza, mas claro que consultando as condições da serra sempre e dirigindo com bastante cautela.

  Nós nos deparamos com muitos motorhomes/autocaravanas na Torre. Outra coisa que vale lembrar também é com relação a estacionamento, não são muitas áreas para estacionar e meu conselho é chegar cedo, quanto mais cedo mais chances de encontrar um lugar legal para parar o motorhome/autocaravana.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

E o pernoite? É possível pernoitar na Torre com um motorhome / autocaravana?

Sim, conversei com alguns autocaravanistas e a maioria contou que passaria a noite por lá. Achei o máximo e confesso que se estivesse nas mesmas condições, viveria essa experiência com certeza.

Roteiro na Mão – Serra da Estrela

E você, já esteve na “Serra da Estrela”? Conte o que você achou…

Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares