Serra da Estrela – Neve em Portugal
Um bate e volta na Serra da Estrela pra provar o melhor queijo do mundo e ainda se divertir muito na neve…

Final do mês de abril e os noticiários avisam: “muita neve na Serra da Estrela”.
Rapidinho pegamos os casacos, luvas, toucas e partimos pra lá. De Braga são 245 Km (umas 3 horinhas de viagem). A Serra da Estrela fica no meio do caminho entre Braga e Lisboa (295Km), o bate e volta é cansativo mas dá pra fazer…
E quem disse que não neva em Portugal??

O Parque Natural da Serra da Estrela é a cadeia montanhosa mais alta de Portugal continental, com uma altitude de 1993 metros e onde nos meses de inverno (dezembro a março) é presenteado com aquele lindo cenário branquinho. O Parque ocupa os Distritos de Guarda e Castelo Branco. As cidades de Seia, Covilhã e Manteigas, são as que partilham a Torre da Serra da Estrela e são sempre indicadas para servir como base para aqueles que estão visitando a Serra.
Neste post eu conto nossa experiência num bate e volta saindo de Braga, porém a região tem muito pra se conhecer e se você tiver com disponibilidade ou mesmo sem pique pra fazer uma bate e volta, QUE SORTE, escolha uma das cidades bases para se hospedar e explore a região.


As cidades indicadas que podem lhe servir de base para a subida da Serra:
Seia
Localizada bem no pé da Serra da Estrela. É uma cidade, típica cidade do interior de Portugal, mas com bons hotéis e restaurantes.
Covilhã
Cidade Universitária e maior que Seia. Covilhã também é cheia de história por seus belíssimos castelos. Um ponto interessante para se visitar é o Museu de Lã.
Manteigas
Pertencente ao distrito de Guarda, tem excelentes hotéis e restaurantes e muitas opções de passeios pela região. Desfrute de uma das paisagens mais magníficas de Portugal.
Sabugueiro
É a aldeia mais alta de Portugal, 1200 m de altitude com casas rurais e toda simplicidade e delicadeza das aldeias portuguesas. Esta linda aldeia está localizada logo depois de Seia. Se sua base escolhida for Sabugueiro, não deixe de provar o cabrito e vitela assados em forno a lenha, são referência nacional.

Pelo caminho avistamos rebanhos de ovelhas e são elas as responsáveis pelo produto mais característico da região – o Queijo da Serra da Estrela. Fabricado artesanalmente usando técnicas ancestrais, é um queijo amanteigado e de cor amarelada, perfeito para acompanhar um vinho no inverno.

Mas agora conto um pouco da nossa subida ao cume da Serra da Estrela.
A estrada é bastante sinuosa que em dias de nevoeiro acredito ser uma aventura perigosa. Estou sempre acompanhando as notícias da Serra e volta e meia informam que o acesso está fechado devido a neve. SEMPRE consultar as condições meteorológicas antes de iniciar a viagem… Consulte aqui.

O dia estava lindo com um sol tímido e a temperatura em torno de 10°C. Durante toda a subida da serra avistamos pequenos pontos de neve, o caminho é fantástico, a vontade é parar para uma foto a cada curva. Avistamos parte de 3 bacias hidrográficas: Douro, Tejo e Mandego… acredita?? Depois de 27 Km finalmente chegamos na Torre e tudo estava bem branquinho, muito lindo. O vento no topo é mais forte e isso dá a sensação de mais frio do que realmente marcavam os termômetros….

O visual lá do cume é maravilhoso. Nos deparamos com algumas pistas de esqui, umas mais tranquilas e outras mais radicais. Tem também as telecadeiras que fazem o transporte dos esquiadores, da Estância de esqui a 1852m de altitude até a Torre a 1998m, numa distância de 920m. As telecadeiras são cadeiras abertas com capacidade para até 4 pessoas cada.

Fuja um pouquinho do frio e entre para conhecer o Centro Comercial da Torre, terá a oportunidade de provar o fabuloso Queijo da Serra da Estrela e também a famosa Regueifa (um pão doce em forma de rosca), com tradição de muitos séculos e simplesmente divina. O Centro Comercial fica bem ao lado da Torre e você também encontra casacos de couro, botas, meias, toucas, tudo muito bonito. Claro que com tanta coisa deliciosa, não tinha como sair de mãos vazias, compramos fiambre, o queijo e a regueifa e fizemos o maior lanche no caminho de volta pra casa…
Não vá embora sem levar o queijo e a regueifa, são dos Deuses….

Acesse aqui informações sobre forfaits, condições da estrada, pistas de ski abertas…
Curiosidade: Há um projeto proposto pela Turistrela (empresa concessionária do Turismo na Serra da Estrela), em montar um teleférico para ligar a parte de baixo até a torre, ou seja, mesmo nos dias de estrada fechada será possível subir até a Serra. Mas ainda sem previsão para o projeto.

Perguntas e Respostas:
Qual o horário de funcionamento da Estância?
A estância abre às 09h00 e as 17h00 os esquiadores precisam entregar o material de esqui alugado e deixar as pistas.
Eles alugam equipamentos para esqui?
Sim, eles alugam equipamentos tanto para esqui como para snowboard. O equipamento completo inclui: esquis, botas e bastões ou pranchas e botas. É obrigatório a assinatura de um contrato no momento da locação, porém não é necessário deixar caução.

Eles alugam roupas para esquiar?
Não, somente aluguel de equipamentos.
Como funcionam os Forfaits (passes que permitem acesso às pistas da Estância de Ski)?
O Forfait para 1 adulto custa 25 Euros para o dia todo de uso, ou 15 Euros para crianças menores de 12 anos. Lembrando que o forfait pode ser adquirido na estância ou via Blueticket
*Obs: O forfait da Blueticket é sempre mais vantajoso.

É possível reservar aulas de esqui ou snowboard?
Sim, é possível mas é preciso reservar com antecedência. Veja a disponibilidade no telefone (+351) 275 094 779 – das 09h00 às 17h00 ou através do email estancia@turistrela.pt
* Obs: Quando você reserva uma aula de esqui ou snowboard, você também precisa pagar pelo aluguel do equipamento (se necessário) e o forfait, eles não estão inclusos nas aulas.

Dá pra chegar na Serra da Estrela de motorhome / autocaravana?
Com certeza, mas claro que consultando as condições da serra sempre e dirigindo com bastante cautela.
Nós nos deparamos com muitos motorhomes/autocaravanas na Torre. Outra coisa que vale lembrar também é com relação a estacionamento, não são muitas áreas para estacionar e meu conselho é chegar cedo, quanto mais cedo mais chances de encontrar um lugar legal para parar o motorhome/autocaravana.

E o pernoite? É possível pernoitar na Torre com um motorhome / autocaravana?
Sim, conversei com alguns autocaravanistas e a maioria contou que passaria a noite por lá. Achei o máximo e confesso que se estivesse nas mesmas condições, viveria essa experiência com certeza.

E você, já esteve na “Serra da Estrela”? Conte o que você achou…
Você também pode gostar de ler: