Baloiço e Miradouro da Serra da Boneca
Como foi sobrevoar o Vale do Douro a bordo de um baloiço? Isso mesmo, foi exatamente assim que nos sentimos, sobrevoando o rio Douro.

A Serra da Boneca está localizada na freguesia de Sebolido, bem ao sul do concelho de Penafiel. É uma região belíssima e com muita coisa para ver e fazer, mas hoje vou falar do Baloiço e Miradouro da Boneca e da melhor vista do Vale do Douro.
Prepare a câmera e escolha a melhor pose, você vai ficar sem fôlego e impressionado com o visual. Se quiser spoiler, veja as milhares de fotos que estão sendo compartilhadas no Instagram.

Deixamos o carro e começamos nossa caminhada. São 500m de subida até o miradouro, portanto prepare a perna e vá com um calçado confortável, de preferência um tênis. Leve consigo também uma garrafinha de água e um saquinho para recolher o seu lixo.
Toda a trilha é muito bem sinalizada e cordas fazem o papel de corrimão. Quanto mais subimos, mais impressionante vai ficando o visual. O segredo é não ter pressa, uma paradinha pra foto é inevitável.

Imagine uma Serra imensa, linda e com um miradouro virado para o rio Douro, pois esse é o Miradouro da Boneca, uma varandinha toda em madeira e que avança sobre o penhasco.

Depois de um tempo contemplando aquele visual, decidimos então seguir na trilha até o Baloiço da Boneca. São mais 500m de caminhada e de subida, mas vale cada passo.
Eu já estava tão satisfeita com o visual do Miradouro que não imaginei que aquilo poderia ficar ainda mais bonito. Por isso eu digo: continue a trilha até o Baloiço, você ficará em total estado de contemplação.

Lá estávamos nós, aliás, só nós e os pássaros…
A localização atual do Baloiço é nova. Antes estava colocado mais acima, do outro lado da serra e junto ao parque eólico, um caminho que inclusive se fazia de carro.
Tudo isso foi causando um certo transtorno, pois a quantidade de carros estacionados por ali impedia o acesso dos técnicos para a manutenção dos aerogeradores. E assim, desde outubro de 2020 que o Baloiço está de casa nova, num local incrível e mais seguro.

Importante ressaltar que a criação do Baloiço da Boneca partiu de um grupo de amigos dali mesmo de Sebolido, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a beleza da Serra da Boneca. E todo esse empenho deu super certo.

Dica importante:
Já avisaram que aos finais de semana, principalmente nos mais ensolarados, o Baloiço fica super congestionado e formam-se filas imensas na subida da serra. Portanto, se tiver oportunidade, agende seu passeio para durante a semana e evite o stress.
Nossa visita se deu numa quarta-feira num dia meio nublado e, acredite, o Baloiço era só nosso.

Como chegar:
Coloque no GPS – Junta da Freguesia de Sebolido.
Se estiver vindo da cidade do Porto, basta seguir pela A43, depois pegar a N108 até a freguesia de Sebolido.
Nós viemos de Braga e começamos pela A11, depois fizemos um pequeno pedaço da A4 e aí sim, N106 e depois a N108. Esse caminho nós fomos por Penafiel.
Deixe o carro próximo à Junta da Freguesia de Sebolido, pegue sua garrafinha de água e prepare as pernas. Você encontrará placas em madeira sinalizando o Miradouro e o Baloiço, é só seguir.

Depois de caminhar uns 500 metros, sua primeira parada será no Miradouro e você estará na metade do caminho para o Baloiço.
E ai, animado pra conhecer a Serra da Boneca?
GOSTOU DO POST?
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.
Lembrando que você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão que ajuda a mantermos o Blog no ar.
Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀
Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.
Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.
Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui…
Conheça Nossos Parceiros:
? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.
? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.
? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.