Baloiço da Boneca

Baloiço e Miradouro da Serra da Boneca


Como foi sobrevoar o Vale do Douro a bordo de um baloiço? Isso mesmo, foi exatamente assim que nos sentimos, sobrevoando o rio Douro.

Miradouro da Boneca
Miradouro da Boneca – Roteiro na Mão

A Serra da Boneca está localizada na freguesia de Sebolido, bem ao sul do concelho de Penafiel. É uma região belíssima e com muita coisa para ver e fazer, mas hoje vou falar do Baloiço e Miradouro da Boneca e da melhor vista do Vale do Douro.

Prepare a câmera e escolha a melhor pose, você vai ficar sem fôlego e impressionado com o visual. Se quiser spoiler, veja as milhares de fotos que estão sendo compartilhadas no Instagram.

Serra da Boneca
Serra da Boneca – Roteiro na Mão

Deixamos o carro e começamos nossa caminhada. São 500m de subida até o miradouro, portanto prepare a perna e vá com um calçado confortável, de preferência um tênis. Leve consigo também uma garrafinha de água e um saquinho para recolher o seu lixo.

Toda a trilha é muito bem sinalizada e cordas fazem o papel de corrimão. Quanto mais subimos, mais impressionante vai ficando o visual. O segredo é não ter pressa, uma paradinha pra foto é inevitável.

Serra da Boneca
Serra da Boneca – Roteiro na Mão

Imagine uma Serra imensa, linda e com um miradouro virado para o rio Douro, pois esse é o Miradouro da Boneca, uma varandinha toda em madeira e que avança sobre o penhasco.

Miradouro da Boneca
Miradouro da Boneca – Roteiro na Mão

Depois de um tempo contemplando aquele visual, decidimos então seguir na trilha até o Baloiço da Boneca. São mais 500m de caminhada e de subida, mas vale cada passo.

Eu já estava tão satisfeita com o visual do Miradouro que não imaginei que aquilo poderia ficar ainda mais bonito. Por isso eu digo: continue a trilha até o Baloiço, você ficará em total estado de contemplação.

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca – Roteiro na Mão

Lá estávamos nós, aliás, só nós e os pássaros…

A localização atual do Baloiço é nova. Antes estava colocado mais acima, do outro lado da serra e junto ao parque eólico, um caminho que inclusive se fazia de carro.

Tudo isso foi causando um certo transtorno, pois a quantidade de carros estacionados por ali impedia o acesso dos técnicos para a manutenção dos aerogeradores. E assim, desde outubro de 2020 que o Baloiço está de casa nova, num local incrível e mais seguro.

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca – Roteiro na Mão

Importante ressaltar que a criação do Baloiço da Boneca partiu de um grupo de amigos dali mesmo de Sebolido, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a beleza da Serra da Boneca. E todo esse empenho deu super certo.

Serra da Boneca
Serra da Boneca – Roteiro na Mão

Dica importante:

Já avisaram que aos finais de semana, principalmente nos mais ensolarados, o Baloiço fica super congestionado e formam-se filas imensas na subida da serra. Portanto, se tiver oportunidade, agende seu passeio para durante a semana e evite o stress.

Nossa visita se deu numa quarta-feira num dia meio nublado e, acredite, o Baloiço era só nosso.

Serra da Boneca
Serra da Boneca – Roteiro na Mão

Como chegar:

Coloque no GPS – Junta da Freguesia de Sebolido.

Se estiver vindo da cidade do Porto, basta seguir pela A43, depois pegar a N108 até a freguesia de Sebolido.

Nós viemos de Braga e começamos pela A11, depois fizemos um pequeno pedaço da A4 e aí sim, N106 e depois a N108. Esse caminho nós fomos por Penafiel.

Deixe o carro próximo à Junta da Freguesia de Sebolido, pegue sua garrafinha de água e prepare as pernas. Você encontrará placas em madeira sinalizando o Miradouro e o Baloiço, é só seguir.

Freguesia de Sebolido
Freguesia de Sebolido – Roteiro na Mão

Depois de caminhar uns 500 metros, sua primeira parada será no Miradouro e você estará na metade do caminho para o Baloiço.

E ai, animado pra conhecer a Serra da Boneca?

GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Lembrando que você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão que ajuda a mantermos o Blog no ar.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.

? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.

? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares