Amarante foi tirada de um livro de Conto de Fadas


Com certeza Amarante já serviu de inspiração para algum filme de princesa… o cenário é de perder o fôlego.

Amarante - Portugal
Amarante – Roteiro na Mão

Amarante faz parte da Rota do Românico, o que não falta é uma bela arquitetura e muita história.

Sua localização é perfeita, a apenas 60 Km da cidade do Porto.

Amarante - Portugal
Amarante – Roteiro na Mão

Cidade localizada às margens do Rio Tâmega, o mais extenso afluente que nasce na Espanha.

Amarante nos recebeu com um céu bem azulado, um clima meia estação e todo esse cenário de perder o fôlego…foi amor à primeira vista.

Um casamento acontecia exatamente naquele momento e a cidade estava toda em festa. Acabamos acompanhando a chegada da noiva num carro de época e a tradicional chuva de arroz na saída dos nubentes. Adorei participar de tudo, deu até vontade de casar novamente.

O Centro Histórico

Você não precisa de carro para passear pelo Centro Histórico de Amarante, o segredo está em sair caminhando e se perder pelas ruelas de paralelepípedos.

Um ponto negativo é a passagem dos carros (não gostei dessa parte), ruas estreitas e carros passando a todo momento. Foram incontáveis as vezes que tivemos que nos espremer na parede para não sermos atropelados…

Amarante - Portugal
Amarante – Roteiro na Mão

A Ponte e a Igreja de São Gonçalo

O ex-libris de Amarante é a Ponte de São Gonçalo juntamente com a Igreja de mesmo nome, ambas formam o tal visual de “Contos de Fadas” que tanto me encantou.

A Ponte de São Gonçalo sobre o rio Tâmega, está classificada como Monumento Nacional e há indícios de que sua história vem Idade da Pedra.

Foi bem aqui, na Ponte de São Gonçalo, que em 1809, as tropas portuguesas derrotaram os soldados de Napoleão. A Ponte marca um dos períodos mais significativos e decisivos da resistência à II Invasão Francesa e, mais de duzentos anos depois ainda é visível alguns vestígios de projéteis na fachada da igreja de São Gonçalo e nas pirâmides danificadas da ponte de São Gonçalo.

Amarante - Portugal
Ponte de São Gonçalo – Roteiro na Mão

Atravessando a ponte e entrando na igreja, verá a devoção que existe a São Gonçalo, chamado de “O Santo Casamenteiro das Encalhadas“.

Enquanto Santo Antônio (que ocupa seu trono em Lisboa) fica encarregado de casar as moças, São Gonçalo é responsável pelas “mais velhas”…

Fica assim dividido a tarefa dos casamenteiros: “Se Santo Antônio não ouvir as preces das mais jovens e a idade avançar, será a São Gonçalo que deverão recorrer“.

Uma outra curiosidade é que para a igreja católica, São Gonçalo não é Santo e sim beato, Beato Gonçalo de Amarante, mas para a população é santo. Seu túmulo pode ser visitado na capela-mor do mosteiro.

Vamos aos passeios…

Navegar pelo Rio Tâmega a bordo de uma Guiga

Experimente enxergar Amarante por outro ângulo, do rio para os imensos paredões… embarque numa guiga, pequenos barcos feitos de chapa de ferro.

Lembrando que as guigas só funcionam entre junho e outubro, nos horários entre 9 e 17horas. O passeio de 30 minutos custa 8 euros por pessoa.

Visitar o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

Não saia de Amarante sem visitar o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, instalado num convento bem no centro histórico da Cidade.

Amadeo de Souza-Cardoso foi um pintor português pertencente à primeira geração de pintores modernistas portugueses. Faleceu muito jovem, mas mesmo assim conseguiu deixar sua marca. Segundo os portugueses, Amadeo está para a pintura no século XX, como Fernando Pessoa está para a Literatura.

Passear pelo Mercado Municipal de Amarante

Funciona somente às quartas e aos sábados. Daqueles mercados que adoro visitar, com tudo o que você pode imaginar, desde frutas e legumes, até sapatos e casacos.

Amarante - Portugal
Mercado Municipal – Roteiro na Mão

Visitar o Restaurante Largo do Paço e a Casa da Calçada Relais & Chateaux

Para uma experiência completa, visite o Restaurante Largo do Paço e a Casa da Calçada Relais & Chateaux, ambos dividem o mesmo espaço cheio de luxo. Palácio do século XVI, com um jardim impecável e uma vista incrível da cidade de Amarante. É um dos hotéis mais emblemáticos e simbólicos de Portugal. O restaurante Largo do Paço já foi considerado o segundo melhor da Europa pelo guia European 50 Best.com. Premiado com 1 estrela Michelin.


Guia Prático

Como chegar

A melhor forma de chegar em Amarante é de carro, o que facilita também para explorar os pontos interessantes ao redor, porém o carro não se faz necessário dentro da cidade, o Centro Histórico é pequeno e os pontos de interesses estão todos bem concentrados.

A cidade do Porto está a 60 Km de Amarante e o caminho mais rápido é seguindo pela A4.

Gastronomia

Um dos pratos mais conceituados da gastronomia amarantina é o Cabrito (serrano) Assado no forno com batatas, claro que sempre acompanhado de um bom Vinho Verde.

As Tabernas em Amarante também são ótimas opções pra quem não quer perder muito tempo. A sande de presunto é uma escolha perfeita e sem erro.

E ainda no quesito Taberna, minha sugestão é a Taberna Don Rodrigo, além da decoração toda diferente e da simpatia dos anfitriões, aqui você irá encontrar a melhor Sande de presunto da vida… pode acreditar.

Amarante - Portugal
Taberna Don Rodrigo – Roteiro na Mão

A Confeitaria LaiLai também vale a pena conhecer, com uma pequena esplanada toda romântica e uma vista privilegiada para o rio Tâmega. Aqui você encontrará todos os deliciosos doces típicos da região.

Amarante - Portugal
Confeitaria Lailai – Roteiro na Mão

Para o finalzinho de tarde e com o sol já se pondo, sugiro sentar na esplanada da Confeitaria da Ponte. Pense num lugar perfeito para as melhores fotos e os melhores cafés.

Amarante - Portugal
Confeitaria da Ponte – Roteiro na Mão

E você, já esteve em Amarante? Conte-nos como foi sua experiência e compartilhe uma dica no roteiro.


O que não pode faltar no planejamento de sua viagem:

SEGURO VIAGEM

Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.

Eu sempre contrato a World Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.


? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.


? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro