Santuário de Fátima


O Santuário de Fátima é uma das maiores referências do culto mariano. Muito impressionante por sua grandiosidade e pela espiritualidade que se sente.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Estávamos em 3 famílias e saímos em viagem por Portugal de motorhome. A passagem pelo Santuário de Fátima já estava em nosso roteiro desde sempre e quando lá chegamos, foi um momento único e muito marcante para todos nós.

Partimos de Coimbra com destino à Fátima.

Após o almoço seguimos para a Igreja. Descrever o que sentimos logo na chegada é impossível, a energia desse lugar é poderosa e indescritível. Todos disseram sentir muita paz e emoção.

De cima avistamos um lugar muito grande e tudo branquinho.

É bem longa a caminhada até a Igreja e muitos fiéis seguem de joelhos, em cadeiras de rodas; todos ali em busca de uma graça ou mesmo um agradecimento.

Fomos direto para a Capelinha das Aparições, onde seria celebrada a missa.

Foi muita emoção durante toda a celebração. Após a missa todos seguiram para uma procissão em torno do Santuário. Impossível ficar indiferente à tudo aquilo, tamanha sua grandiosidade e simbolismo.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

O SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Foi em 1917 que um lugar pequeno e desconhecido do concelho de Ourém, se tornou um dos Santuários Marianos mais visitados do mundo. Um acontecimento religioso veio mudar para sempre a história daquele lugar, quando três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) avistaram a Virgem sobre uma azinheira e receberam um pedido especial: a oração do terço.

Em 1930 o fenômeno foi reconhecido pelo bispo de Leiria, e a pequena vila tornou-se um local de peregrinação de fiéis do mundo inteiro.

A CAPELINHA DAS APARIÇÕES

É aqui o local onde Nossa Senhora falou aos Pastorinhos, e também o local de 5 das 6 aparições. A Virgem Maria apareceu em maio, junho, julho, setembro e outubro – e pediu que ali fosse construída uma capela em sua honra.

A Capela foi erguida em 15 de junho de 1919. Em 13 de outubro de 1921, a primeira missa foi celebrada.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão

O alpendre atual foi inaugurado com a primeira vinda do Papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio de 1982.

O Papa João Paulo II sempre foi muito devoto, inclusive foi o Papa recordista das visitas à Fátima.

A Capelinha das Aparições mantém os traços originais, o pedestal onde está a Imagem de Nossa Senhora, marca o lugar onde estava a azinheira sobre a qual a Senhora do Rosário apareceu.

BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Esta Basílica é a mais nova construção do complexo do Santuário de Fátima. Inaugurada em 12 de Outubro de 2007, na comemoração dos 90° aniversário das aparições da Virgem Maria de Fátima. É uma igreja muito bonita e moderna, conta com 8.633 lugares sentados e está localizada na entrada do complexo do Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Em frente ao altar da Igreja da Santíssima Trindade, está colocada a primeira pedra: um fragmento marmóreo retirado do túmulo de São Pedro no Vaticano, oferecido pelo Papa João Paulo II.

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Erguida no local onde os Pastorinhos brincavam quando viram o clarão em 13 de Maio de 1917. A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928. O edifício mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região e os altares são de mármore. É simplesmente divina e impressiona pela sua grandiosidade.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

A Torre Sineira tem 65 m de altura, já a coroa de bronze que remata a torre pesa sete toneladas.

A CASA DOS TRÊS PASTORINHOS

As casas ficam na Rua dos Pastorinhos, em Aljustrel, distante aproximadamente 2,5 Km do Santuário e podem ser visitadas.

São duas casas: a casa dos irmãos Jacinta e Francisco e a casa de Lúcia, uns 200 m uma da outra. Ambas bastante visitadas pelos peregrinos.

SANTUÁRIO DOS VALINHOS

Ainda em Aljustrel, após a visita às casas dos Pastorinhos você também poderá percorrer a via sacra de Valinhos. Era o caminho que Lucia, Jacinta e Francisco faziam até a Cova da Iria. Valinhos foi o local da quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917. No exato lugar da Aparição está a imagem de Nossa Senhora.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mâo
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Agora relato aqui a minha experiência com Nossa Senhora de Fátima. Como já havia dito, em julho de 2019 estivemos pela primeira vez no Santuário e foi o momento alto viagem, era nossa primeira vez de motorhome por Portugal. Estávamos com meus pais e amigos queridos que vieram do Brasil. Passamos um dia incrível e decidimos pernoitar ali mesmo, nos camping preparado para os peregrinos. Tivemos também o privilégio de assistirmos a missa da madrugada, inesquecível.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Nosso relato

Em começo de setembro meus pais completariam 50 anos de casados. Entrei em contato com a Igreja e solicitei uma missa especial para esta data tão importante para todos nós. Era um sábado, saímos bem cedo de Braga e chegamos por volta das 11 horas da manhã em Fátima.

Meus pais e minhas filhas foram acomodados nos pés do altar da Capelinha das Aparições, e uma missa foi celebrada.

Meus pais foram homenageados com uma salva de palmas por milhares de fieis que assistiam a tudo. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Meus pais estavam radiante e realizando um sonho, sempre foram muito devotos à Nossa Senhora de Fátima.

No dia 10 de setembro de 2019 meus pais voltaram para o Brasil, depois de quase 3 meses com a gente aqui em Portugal.

No dia 4 de janeiro de 2020 a minha mãe faleceu de um infarto fulminante.

Mesmo com toda a tristeza, me sinto abençoada por ter proporcionado aos meus pais, um momento tão especial.

O sonho de minha mãe foi realizado, ela esteve com Nossa Senhora de Fátima abençoando seu casamento de 50 anos.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão
Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Gostou do post?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

O valor cobrado diretamente no site dos nossos parceiros, é exatamente o mesmo valor através daqui, e desta forma você estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Muito obrigada!!!

Saiba que qualquer dúvida ou ajuda que venha a precisar, é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar…


Nossos Parceiros:

? Faça aqui seu orçamento de hospedagemHotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com

? Faça aqui sua cotação de Seguro ViagemSeguro de Viagem com a Word Nomads

? Faça aqui sua cotação de aluguel de carroAlugue seu carro com a RentCars


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares

REVEILLON NO EPCOT CENTER

19 de outubro de 2017

Key West de motorhome

17 de outubro de 2019

Aveiro em 1 dia

1 de abril de 2020