Santuário de Fátima


Conhecer o Santuário de Fátima foi pra mim uma experiência única e muito forte.

Saímos em viagem por Portugal de motorhome, estávamos em 3 famílias. A passagem pelo Santuário de Fátima já estava em nosso roteiro desde o começo.

Partimos de Coimbra com destino à Fátima, já era tarde para um almoço e cedo para um jantar, mas como estávamos todos com muita fome, decidimos uma parada pra comermos alguma coisa.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Após o almoço seguimos para o Santuário. Descrever o que sentimos logo na chegada é impossível, a energia desse lugar é poderosa e indescritível e não fui a única a sentir, todos disseram sentir muita paz e emoção.

De cima avistamos um lugar muito grande e tudo branquinho. A caminhada até a Igreja é longa e muitos fiéis caminham de joelhos, outros seguem de cadeiras de rodas, mas todos ali em busca de uma graça ou mesmo um agradecimento.

Fomos direto para a Capelinha das Aparições onde seria celebrada a missa. Estava bem lotado e bastante calor, mas isso realmente não importava naquele momento. Foi muita emoção durante toda a celebração. Após a missa todos seguiram para uma procissão em torno do Santuário. Impossível ficar indiferente à tudo aquilo, tamanha sua grandiosidade e simbolismo.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

SOBRE O SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Foi em 1917 que um lugar pequeno e desconhecido do concelho de Ourém, se tornou um dos Santuários Marianos mais visitados do mundo. Foi nesse ano que um acontecimento religioso veio mudar para sempre a história daquele lugar, quando três pastorinhos (Lúcia, Francisco e Jacinta) avistaram a Virgem sobre uma azinheira e então receberam um pedido especial: a oração do terço. Em 1930 o fenômeno foi reconhecido pelo bispo de Leiria e a partir de então a pequena vila tornou-se um local de peregrinação de fiéis do mundo inteiro.

A CAPELINHA DAS APARIÇÕES

É aqui o local onde Nossa Senhora falou aos pastorinhos e também o local de 5 das 6 aparições. A Virgem Maria apareceu em maio, junho, julho, setembro e outubro – e pediu que ali fosse construída uma capela em sua honra. Foi então que em 15 de junho de 1919, a capela foi erguida e a primeira missa foi celebrada em 13 de outubro de 1921.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão

O alpendre atual foi inaugurado com a primeira vinda do Papa João Paulo II ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio de 1982. O Papa era devoto de Nossa Senhora de Fátima pois ele acreditava ter sido salvo por Nossa Senhora no atentado sofrido de 1981. O Papa João Paulo II foi o Papa recordista das visitas à Fátima.

A Capelinha das Aparições mantém os traços originais, o pedestal onde está a Imagem de Nossa Senhora, marca o lugar onde estava a azinheira sobre a qual a Senhora do Rosário apareceu.

BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Esta Basílica é a mais nova construção do complexo do Santuário de Fátima. Foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007, na comemoração dos 90° aniversário das aparições da Virgem Maria de Fátima. É uma igreja muito bonita e moderna, conta com 8.633 lugares sentados e está localizada na entrada do complexo do Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Em frente ao altar da Igreja da Santíssima Trindade está colocada, sobre uma caixa de prata, a primeira pedra: um fragmento marmóreo retirado do túmulo de São Pedro, no Vaticano, oferecido pelo Papa João Paulo II.

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Erguida no local onde os Pastorinhos brincavam quando viram o clarão em 13 de Maio de 1917. A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928. O edifício mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região e os altares são de mármore. É simplesmente divina e impressiona pela sua grandiosidade.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

A Torre Sineira tem 65 m de altura e a coroa de bronze que remata a torre pesa sete toneladas e foi construída na Fundição do Bolhão, Porto.

A CASA DOS TRÊS PASTORINHOS

As casas ficam na Rua dos Pastorinhos, em Aljustrel, distante aproximadamente 2,5 Km do Santuário e podem ser visitadas. São duas casas: a casa dos irmãos Jacinta e Francisco e a casa de Lúcia, uns 200 m uma da outra. Ambas são bastante visitadas pelos peregrinos.

SANTUÁRIO DOS VALINHOS

Ainda em Aljustrel, após a visita às casas dos Pastorinhos você também poderá percorrer a via sacra de Valinhos. Era o caminho que Lucia, Jacinta e Francisco faziam até a Cova da Iria. Valinhos foi o local da quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917. No exato lugar da Aparição está a imagem de Nossa Senhora.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mâo
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Agora relato aqui a minha experiência com Nossa Senhora de Fátima. Como já havia dito, em julho de 2019 estivemos pela primeira vez no Santuário e foi o momento alto de nossa viagem, era nossa primeira viagem de motorhome por Portugal e estávamos com meus pais e amigos queridos que vieram do Brasil. Passamos um dia incrível e decidimos pernoitar ali mesmo, nos camping preparado para os peregrinos. Tivemos também o privilégio de assistirmos a missa da madrugada, inesquecível.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão

Em começo de setembro meus pais completariam 50 anos de casados e então eu entrei em contato com a Igreja e solicitei uma missa especial para esta data tão importante para todos nós. Era um sábado, saímos bem cedo de Braga e chegamos por volta das 11 horas da manhã em Fátima. O padre já nos aguardava e então colocou meus pais e minhas filhas nos pés do altar da Capelinha das Aparições e uma missa foi rezada pra eles. Meus pais foram homenageados com uma salva de palmas por milhares de fieis que assistiam a tudo. Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

Meus pais estavam radiante e realizando um sonho, principalmente minha mãe que sempre foi muito devota à Nossa Senhora de Fátima.

No dia 10 de setembro de 2019 meus pais voltaram para o Brasil, depois de quase 3 meses com a gente aqui em Portugal.

No dia 4 de janeiro de 2020 a minha mãe faleceu de um infarto fulminante. Embora toda a tristeza e sofrimento que tivemos, fico imensamente grata por poder estar ao lado de minha mãe e meu pai naquele dia que foi tão especial e feliz. O sonho de minha mãe foi realizado, ela esteve com Nossa Senhora de Fátima abençoando seu casamento de 50 anos.

Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão
Santuário de Fátima - Roteiro na Mão
Santuário de Fátima – Roteiro na Mão

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR ISSO:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO