CAPELA SENHOR DA PEDRA – uma capela no meio do mar.


Há quem diga que ir a Portugal e não visitar a Capela Senhor da Pedra é como ir a Roma e não ver o Papa.

Capela Senhor da Pedra – Roteiro na Mão

Finalmente, fomos conhecer a incrível Capela do Senhor da Pedra, e digo novamente: quanto mais exploro Portugal mais encantada fico.

Localizada numa belíssima praia em Vila Nova de Gaia, Praia do Senhor da Pedra, que aliás foi eleita a 10º Praia mais bonita da Europa, segundo a organização “European Best Destination“.

Está situada no extremo norte da Praia de Miramar, na freguesia de Gulpilhares.

Capela Senhor da Pedra – Roteiro na Mão

Um imenso areal, passadiços que nos levam até uma boa parte da areia e uma ótima infraestrutura. Possui também ciclovia na orla e está localizada bem em frente ao Jardim da Alameda do Senhor da Pedra, com muitos bares e restaurantes.

Era começo da primavera e o clima ainda estava bem gelado, o que deixou a praia praticamente só para nós. Fui informada de que no verão a procura por um lugar ao sol é disputadíssima.

Mas vou contar agora sobre a Capela; afinal de contas estávamos ali por ela.

Impactante, linda e absoluta. Uma Capela em formato hexagonal, que nos chama muita atenção por estar levantada sobre vários rochedos, fazendo daquele local um cenário tão único.

Capela Senhor da Pedra – Roteiro na Mão

Sobre a Capela Senhor da Pedra, histórias e lendas.

A Capela foi edificada em 1686 e dizem ser a única igreja no mundo de costas para o mar… será??!!

Imagine você: uma capela em formato hexagonal, suspensa por rochas, no meio do mar e virada de costas para ele…O que sei é que é um dos cenários mais incríveis que já vimos. Fizemos uma infinidade de belíssimas fotos.

Capela Senhor da Pedra – Roteiro na Mão

Existe um painel em azulejo de cada lado da entrada da Capela com as seguintes inscrições:

Capela Senhor da Pedra – Roteiro na Mão

O local onde se levanta esta Capela do Senhor da Pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia, antes de nele se celebrar a Cristo, seria altar pagão.”

“A origem do grupo populacional de Gulpilhares, remonta a maior antiguidade como bem se demonstra, com notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado.”

De acordo com as inscrições, dizem que inicialmente a capela recebia cultos pagãos de povos pré-cristãos e só depois foi convertida ao cristianismo.

Outra história que contam é que: “Num belo dia, a imagem de Cristo pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a Capela”. Daí o nome “Senhor da Pedra.”

Uma lenda diz que as mulheres que querem casar vão à capela colocar os pés numa marca semelhante a uma pegada de boi que está incrustada no rochedo atrás da capela, para dar sorte.

Romaria de Honra

Anualmente, nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, acontece a romaria de hora ao Senhor da Pedra, uma das mais tradicionais de Vila Nova de Gaia e que atrai muitos turistas.

O acesso a Capela

Em nossa visita contamos com uma maré baixa, o que tornou fácil nosso acesso à Capela pela areia, porém, em dias de maré alta, o acesso fica impossível, uma vez que a igreja está literalmente dentro do mar.

Infelizmente a Igreja estava de portas fechadas e não pudemos visitá-la por dentro.

Para fecharmos essa visita com chave de ouro, ficamos para assistir ao pôr do sol, um dos mais lindos que já pudemos presenciar.

Praia Senhor da Pedra – Roteiro na Mão

O dia virou noite e chegou a hora da despedida e do agradecimento por um dia tão mais que especial. Gratidão por tudo aquilo!!


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.

? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.

? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro