Quintandona – a pitoresca aldeia de xisto em Penafiel


No concelho de Penafiel, a pitoresca Aldeia de xisto de Quintandona foi totalmente recuperada e hoje encanta todos que a visitam.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão

Sobre a Aldeia de Quintandona

Partimos de Braga com destino a Penafiel, mais precisamente para a Aldeia de Quintandona.  Localizada na freguesia de Lagares em Penafiel, em plena Rota do Românico, apenas meia hora da cidade do Porto.

Logo na chegada já foi aquele “Uauuu”!!! Um verdadeiro tesouro escondido. Parecia que a Quintandona era só nossa, não havia simplesmente ninguém na rua.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão

Estacionamos o carro e saímos caminhando pelas ruelas empedradas e totalmente hipnotizados pelo delicioso cheiro de campo.

Alguns dos motivos pelos quais Quintandona nos conquistou:

Em primeiro lugar, todas as casas em xisto, isso já impressiona a todos que chegam. Em segundo lugar, a delicadeza dos vasos de flores nas janelas, o que traz o romantismo em meio a tantas pedras. Em terceiro lugar, posso dizer que o cheiro de lenha queimada das fumaças saindo de algumas chaminés, isso nos deixou com uma vontade imensa de retornarmos no inverno.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão

Em 2005 a Aldeia foi toda recuperada, justamente pra que se continuasse uma tradição antiquíssima. O resultado é esse que vocês estão vendo nas fotos.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão

A Festa Regional

Foi pela iniciativa do Presidente da Câmara, Alberto Santos, que a Aldeia de Quintandona voltou a brilhar, quando em 2005 foi feita sua requalificação e recuperação das casas.

Surgiu também a ideia de se fazer ali uma festa regional e gastronômica, foi quando se criou a “Festa do Caldo” e a partir dali, Quintandona nunca mais foi a mesma.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão


Todo ano e no mês de setembro, acontece a Festa do Caldo de Quintandona, festa que atrai milhares de pessoas. São três dias de comemoração onde a aldeia enche-se de música, dança, teatro, cultura  e tradições.


Por motivos óbvios a festa de 2020 foi cancelada, agora estamos ansiosos para a Festa do Caldo de Quintandona – Edição 2021.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão

O Mijo de Jebo

Ainda seguindo a tradição portuguesa, Quintandona também tem uma mística e curiosa história…Contam os mais antigos que havia um homem muito mau e muito feio, chamado Jebo. Jebo era uma criatura noturna que roubava, estragava toda a colheita e uivava a noite toda assustando os moradores. Reza a lenda que na noite da festa da Aldeia, a população reunia-se para apanhar o Jebo e prendê-lo, de forma que todos vivessem a festa em total paz.

Até hoje segue-se a tradição e na sexta-feira que antecede a Festa do Caldo de Quintandona, o Jebo é preso. Para ele não ficar triste, foi feita uma bebida em sua homenagem, o “Mijo de Jebo”, uma aguardente deliciosa (um pouco forte)…

Wine Bar Casa da Viúva

Continuamos caminhando e logo nos deparamos com o Wine Bar Casa da Viúva… um lugar único. Um antigo celeiro do século XVIII, totalmente recuperado.

É o luxo misturado ao rústico, uma decoração de muito bom gosto. Está na lista dos Tops melhores restaurantes do Norte de Portugal.

Winebar Casa da Viúva – Roteiro na Mão

Decidimos aceitar a sugestão do staff e optamos pelo “menu degustação”, onde provamos de tudo um pouco (ou nem tão pouco). Embarcamos numa experiência única e muitos aplausos para o chef, fomos surpreendidos com pratos incríveis e muito bem elaborados. A sugestão do vinho também foi perfeita, vinho verde (claro), tínhamos que fazer as honras da região.

É realmente um lugar diferenciado. Aqui se respira qualidade e bom gosto.

Aldeia de Quintandona – Roteiro na Mão


Fizemos um almoço bastante extenso e nem vimos as horas.

Mais um escapadinha em Portugal que eu super indico. Vivemos uma experiência bem fora do habitual. Fomos surpreendidos positivamente em todos os momentos e agora estamos ansiosos para repetir.

Onde se hospedar?

Tem hospedagem na Aldeia??? Tem sim senhor…

Casa Valxisto

Localizada no centro da Aldeia, está muito bem avaliada no Booking.com. Cada quarto possui um nome diferente e uma decoração exclusiva inspirada na natureza. Todos os quartos com TV, banheiro privativo e vista para as montanhas. O pequeno almoço está incluso. Para o lazer tem a piscina e bicicletas para os hóspedes.

Vizinha da Viúva


Para quem está em família e quer privacidade, a dica é a Vizinha da Viúva. Uma hospedagem rústica e dentro da Aldeia. Uma casa aconchegante e de muito bom gosto. Acomoda até 8 pessoas em 2 quartos e um mezanino.


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.


? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.


? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:



Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares