Aveiro em 1 dia
O que podemos fazer em um dia em Aveiro, numa das mais belas cidades portuguesas?

Aveiro em 1 dia
Também chamada de “Veneza Portuguesa”, embora muitos portugueses não simpatizem com esse título. Para eles Veneza tem gôndolas e Aveiro tem Moliceiros (tá certo então…).
É uma cidade plana e perfeita pra ser visitada a pé ou, se preferir, pode fazer o percurso de bicicleta de forma gratuita. Você pode alugar sua bicicleta (Buga – como aqui é chamada), junto ao centro comercial Forum Aveiro, na LOJA BUGA
Aveiro está na região centro de Portugal, a aproximadamente 55 Km de Coimbra e 70 Km do Porto.
É daquelas cidades que disparam o coração dos turistas, FANTÁSTICA!!
Os Barcos Moliceiros
Assim que chegamos no centro de Aveiro, a primeira coisa que nos chamou a atenção foi, sem dúvida, as Rias e o vai e vem dos barcos Moliceiros.
Os Barcos Moliceiros são embarcações coloridas com pinturas tipicamente portuguesas. Se aproxime de um moliceiro e preste atenção no seu painel, há sempre um verso e uma pintura de natureza erótica e muito engraçada. Cada moliceiro tem seu tema e as frases são muito criativas, não deixe de se aproximar e dar uma atenção especial.

É imperdível um passeio de moliceiro, a experiência de navegar pelas Rias de Aveiro e poder enxergar a cidade por outro ângulo, é uma experiência única.
Os passeios duram em torno de 45 minutos e você percorre o Canal Central, Canal das Pirâmides, Canal de São Roque e Canal do Cojo.

O Canal Central
O canal Central da Ria de Aveiro é o principal da cidade, ele passa pelo centro ligando os pontos mais importantes. É no Canal Central que vemos a arquitetura dos edifícios em estilo “Arte Nova”, um mais bonito que o outro.

Chegando na cidade, minha dica é seguir direto para o Posto de Turismo. Retire seu folheto com roteiros bem interessantes, inclusive a localização exata dos edifícios em “Arte Nova”.
Os Ovos Moles de Aveiros
Não existe passagem por Aveiro sem que se prove os famosos “Ovos Moles”, um doce confeccionado com ovos e açúcar, envoltos numa crosta de massa de hóstia. Cada um é feito num formato, muito bonitinho.
Agora um spoiler: os ovos moles me lembram muito uma gemada e, assim como a gemada, há aqueles que amam (como eu) e os que odeiam…

Ponte Laços de Amizade
No canal próximo ao shopping, encontramos a “Ponte Laços de Amizade“, uma ponte que tem toda a sua lateral coberta de fitas coloridas. É aqui onde as pessoas escrevem mensagens e amarram suas fitinhas.
A ponte fica linda com o colorido das fitinhas e é sempre muito concorrida para as fotos instagramáveis…

A Praça do Peixe
E foi na Praça do Peixe que passamos horas numa esplanada, tomando um fino e vendo todo o movimento da cidade. Esplanadas mega lotadas e música ao vivo. Um ambiente delicioso e bem descontraído. Difícil eleger o bar mais top, são todos bem descolados e com muita gente bonita, aconselho uma passadinha.

A Gastronomia
Frutos do Mar, principalmente o peixe e o marisco, são carros chefes da gastronomia de Aveiro.
As famosas enguias, características da Ria de Aveiro, podem ser apreciadas também em vários restaurantes. Minha sugestão é que proves a Caldeirada de Enguias, você não irá se arrepender.

Aveiro vale muito a pena…

Gostou do post?
Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Teremos imenso prazer em lhe retornar:)
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; acesse um dos links abaixo e faça sua cotação e reserva.
Você não vai pagar nada a mais por reservar por aqui e ainda estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂
Obrigadaaaa!!!!
Nossos Parceiros:
? Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com
? Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads
? Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars