SAN FRANCISCO DE MOTORHOME


Conhecer San Francisco era o sonho de uma vida inteira e quando decidimos por uma road trip pela Califórnia de motorhome, a primeira imagem que veio à cabeças era o pernoite na Golden Gate…Realizamos esse sonho e agora compartilho com vocês nossos dias incríveis pela cidade mais cool dos EUA…

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Cruzamos a famosa Bay Bridge e lá estávamos nós em San Francisco!!! Já era bem tarde da noite mas a euforia era tanta que o sono nem passou perto. Seguimos direto para a Golden Gate já sabendo que nosso free-camping seria bem ali, com a melhor vista da cidade.

Lá estava ela, maravilhosa e imponente, não é atoa que é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Nosso lar nos próximos 4 dias será aqui, na imponente Golden Gate !!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Por favor, alguém me explica que cidade é essa? Que lugar é esse??? Foi amor à primeira vista, encontrei meu lugar no mundo. Cidade perfeita, difícil explicar, mas acredito que cada um de nós teve o coração batendo mais forte em um determinado lugar e o meu foi em San Francisco.

Na manhã seguinte estava tão ansiosa que acordei super cedo e, ainda de pijama, sai do motorhome com a xícara de café na mão pra ver a mais famosa Bridge, só que agora de dia. Me deparei já com muitos turistas e então sentei na pedra e lá fiquei por algum tempo admirando tudo aquilo e tentando acreditar que não era um sonho.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Havíamos planejado alugar bicicletas mas o frio estava pegando e preferimos deixar para o dia seguinte. Cruzamos a ponte, estacionamos o RV na Marina District e saímos fotografando tudo.

A cidade é apaixonante; muita coisa pra se fazer e muitos lugares para conhecer; uma cidade cheia de ladeiras com casas estilo vitoriano. Seus moradores são verdadeiros atletas, muitos passavam pela gente correndo, outros de bicicleta, outros se alongando nos vários aparelhos de ginástica espalhados pelas praças… O clima é tudo de bom, moradores passeando com cachorros na rua, outros lendo jornal nos bancos… Agora entendi porque San Francisco é cenário de tantos filmes.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Quando falamos em Estados Unidos, logo vem à cabeça hambúrgueres, refrigerantes, fast food… pois bem, a Califórnia é diferente, aqui as pessoas se preocupam, e muito, com saúde. Nos Super Markets as prateleiras estão repletas de alimentos saudáveis, tudo “lactose free”, “gluten Free”, “kits detox”… e por aí vai. Bicicletas??? Aqui os moradores são super adeptos, não importa o clima e nem a distância a ser percorrida, é de bike que eles andam. Uma outra coisa que me chamou atenção é que a cidade de San Francisco é repleta de bebedouros e todos os moradores circulam sempre com uma garrafinha de água que vão enchendo durante seu percurso… adorei!!!

Nosso tour começou no Fisherman Warf e mais precisamente no PÍER 39… SHOW!!! Muitas lojas, restaurantes famosos como o Bubba Gump e muita gente bonita. O Píer é perfeito, exatamente como vemos nos filmes, shows de rua, cantores talentosos e tudo acontecendo bem ali, na calçada.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Um passeio que também vale muito a pena é a visita ao Ghirardelli, ali antigamente funcionava a fábrica de chocolates da Ghirardelli, hoje é considerado local histórico da cidade de San Francisco e virou uma grande praça com muitas lojinhas e restaurantes. Como acontece em toda Guirardelli, cada visitante que entra ganha uma barrinha de chocolate… Que delícia!!! Melhor chocolate do mundo!!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Bem no começo da Fisherman Wharf o cardápio chinês predomina, são pratos incríveis de frutos do mar. Decidimos almoçar no Boudin Bakery e recomendo, tomamos uma sopa de caranguejo no pão italiano e até chorei quando acabou..rsrs… um prato barato e divino.

Visitamos também o The Cannery que é mais um shopping lotado de bares bacanas, fica quase em frente ao Fisherman Wharf.

Andamos pela Baía até o Píer 43 Promenade e são vários os passeios de barcos para Sausalito e Alcatraz. No Píer 45 tem uma excursão onde você sobe a bordo de um submarino da Segunda Guerra Mundial.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Como todo bom turista que se preze, não ficamos fora do susto com o Bushman Mundial, um artista de rua que se esconde atrás de algumas folhagens e fica assustando as pessoas que por ali passam, acreditem, ele é uma das figuras mais populares da cidade, uma pena não termos fotografado a cena.

Por todos os lugares encontramos placas alertando sobre o Tsunami (um bocado tenso), a cada 200 metros (mais ou menos) tem um aviso… as placas informam com flechas, as rotas de fuga. Pra quem não sabe, San Francisco está localizada numa região de alto risco de terremotos, isto porque a cidade fica sobre uma grande falha geológica, a Falha de San Andres. Em 1906 a cidade foi completamente destruída após um forte terremoto. Ainda hoje vários estabelecimentos expõem fotos daquela tragédia.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Encerramos nosso passeio, pegamos o motorhome na Marina e seguimos para nosso Vista Point na Golden Gate.

Acordamos com uma neblina enorme, não conseguíamos nem avistar a ponte, mas mesmo assim o cenário era maravilhoso. Saímos cedo e fomos para o outro lado da cidade. Deixamos o carro no mesmo “bat-local”, Marina Blvd e seguimos a pé.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Hoje nosso roteiro seria a Lombard Street, Chinatown e Union Square. Começamos a caminhada desde a Marina e conforme pedíamos informações, diziam que era logo ali, socorrooo… o passeio passou a ficar divertidíssimo pois subimos ladeiras tão íngremes que era um puxando o outro. Embora a gente tenha caminhado muitoooo, valeu super a pena pois conhecemos lugares incríveis.

Chegamos na Lombard Street, sensacional, fiquei me imaginando descendo ali com o motorhome… as curvas são bem fechadas e a descida bastante íngreme. A Lombardi é toda cercada por um belíssimo jardim florido e o visual é show!!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Seguindo em nossa caminhada, conseguimos chegar em Little Italy / Chinatown, um é grudado no outro. Começamos por Little Italy com vários restaurantes e lanchonetes italianas. Depois de poucos metros já estávamos em Chinatown, uma misturada danada. Chinatown tem 24 quadras lotadas de restaurantes, lojas, mercados e um centro cultural.

Entre as luminárias penduradas e os telhados orientais, várias vitrines expondo todo tipo de produto, desde canecas até jóias caríssimas, vimos joias no valor de 500.000 dólares… acreditem!! No geral é muita bagunça. Tem açougue com carnes exóticas penduradas e ao lado uma joalheria com joias finas… mais ou menos assim!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Não achei os preços em Chinatown tão convidativos assim, esperava encontrar muita coisa legal com preços bem baixos, mas não deu. A Chinatown de San Francisco concentra a maior comunidade chinesa fora da Ásia, sabia disso??!!

Decidimos jantar no Little Italy na Cantina Pinóquio e amamos a pizza, fica aí a dica…

O frio estava matando e ao invés de pegarmos um taxi optamos pela caminhada … afff… chegamos no motorhome bem no horário pois o estacionamento da marina fechava às 22hs e por pouco não pegamos o lugar fechado.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Depois de mais uma noite na Golden Gate, após o café da manhã, saímos com vários planos pois seria nosso último dia na cidade cool.

Deixamos o motorhome estacionado no mesmo local de todos os dias e seguimos para o “Cable Car”, imagina só ir até San Francisco e não andar no famoso bondinho… Pagamos 6US$ por pessoa somente a ida.

O passeio é declicioso, você se sente realmente num filme hollywoodiano , ladeiras super íngremes. O bonde é mesmo super usado pelos moradores, não é coisa pra turista não. Tem mãe levando criança pra escola, pessoas indo às compras e quando lotava o bonde, as pessoas iam se pendurando do lado de fora… me lembrou muito aquelas cenas antigas.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Na Union Square, muitos lugares culturais, restaurantes, carros e muitas lojas de grife e de departamento como a Macy´s que fica bem no coração da praça. Fiquei sabendo também que no último andar da Macy´s tem uma filial da Cheescake Factory. Não fomos conhecer mas fica ai a dica para os apaixonados pela rede.

Union Square, principal praça de San Francisco e a concentração de lojas famosas está bem ali: Marc Jacob, Armani, Prada, Gucci e por aí vai… A loja da GAP é gigante e acabei perdendo umas horinhas ali com as meninas…

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Voltamos para a Fisherman Wharf de ônibus, paramos no Píer 21 e fomos caminhando até o 40, no meio do caminho conhecemos a pracinha da Levis, isso mesmo, a Levis Plaza, uma praça cheia de árvores, banquinhos e nos contaram que em dias ensolarados as pessoas lotam aquele espaço para fazerem piquenique.

De volta a Golden Gate, nossa última noite foi de muita conversa, risadas e aquele aperto no coração. San Francisco não deixou absolutamente nada a desejar, cidade descolada, limpa, organizada, gente bonita e feliz!!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Não conseguimos fazer a prisão de Alcatraz e o Vale do Silício que são dois lugares imperdíveis mas ficou para a próxima.

Principais pontos turísticos de San Francisco:

  • GOLDEN GATE

O mais famoso cartão postal de San Francisco e não é pra menos, é linda demais e a vista é incrível. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. A Ponte liga a cidade de San Francisco a Sausalito. Passamos todas as nossas noites dormindo no Vista Point da própria Golden Gate e foi uma das melhores experiências que já tivemos.

IMPORTANTE: a cada passagem pela ponte nós pagamos um pedágio de US$ 7,00. Não existe cabine de cobrança, e portanto, todas as suas passagens virão cobradas posteriormente pela locadora do veículo. Cuidado com isso!!

  • LOMBARD STREET

A famosa ladeira cheia de curvas de San Francisco e que já foi cenário de muitos filmes. Um show assistir os carros descendo a 10Km/h e se esforçando pra conseguir fazer o zig zag de 8 curvas. Embora a Lombard Street seja bem residencial, o que não falta ali é turista com câmera nas mãos.

  • CHINATOWN

A mais antiga Chinatown da América do Norte. É uma das principais atrações da cidade. Sua principal rua é a Grant Avenue. Meu conselho é visitar a região à noite pois a iluminação é muito show.

  • PIER 39

Acho que foi o local que mais gostei, é animado, um complexo de restaurantes e lojas com tudo muito organizado, muita gente bonita e descolada. A maior atração é o desfile dos Leões Marinhos que fazem uma barulheira danada e alegram ainda mais o lugar. Os leões ficam aglomerados em plataformas, muito legal mesmo!!! Visite a escada de piano e tire muitas fotos do Carrossel do Píer.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Tem uma loja que amamos, a Image Arts, eles vendem pôsteres da Califórnia, bolsas de couro lindíssimas, tudo bem a cara de San Francisco.

O Píer 39 é também o ponto de partida para os passeios de barco pela baía de San Francisco.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

As opções para almoço ou jantar são inúmeras: Hard Rock Café, Bubba Gump, Wipeout Bar, Crab´s House, Padaria Boudin (cheia de histórias e fotos), Fog Harbor Fish House e muitos outros.

  • FISHERMAN´S WHARF

Onde tudo acontece, concentração das principais atrações, ruas lotadas, comércio fervendo e uma vista deslumbrante. Passamos um dia inteiro por ali e nem vimos a hora correr. Muitos artistas de rua, cada um com seu show.

É no Fisherman´s Wharf que fica o Píer 39, o Connery Shopping Center, Ghirardelli Square, Madame Tussauds, Rainforest Café, Applebee´s…

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Muita coisa pra se ver e fazer. Você pode alugar uma bike e pedalar até Sausalito, pode pegar um barco até Alcatraz, pode sair para um passeio de Cable Car ou simplesmente sentar num banco de rua e ficar admirando a paisagem.

  • ALCATRAZ

É a famosa ilha localizada a 2Km e meio da costa de San Francisco. No início servia como base militar e só depois se tornou uma prisão de segurança máxima. Já hospedou figuras como o mafioso Al Capone.

Entre 1934 e 1963, foi sede da prisão mais segura do planeta e em 1962 ocorreu a fuga dos irmãos Anglin e Frank Morris. Quem nunca assistiu ao filme: Alcatraz, fuga impossível, de 1979? Pois é, o filme mostra muito bem como tudo funcionava e como se deu a famosa fuga. Filme onde o ator Clint Eastwood interpretou Frank Morris e planejou toda a fuga. Os corpos nunca foram encontrados porém autoridades da época diziam ser impossível sobreviver à aquela água gelada da baía de San Francisco.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão
  • UNION SQUARE

Digamos que é o coração de San Francisco e tem que ser visitado. Ali, bem no centro da praça você encontra a estátua em homenagem a vitória do Almirante Dewey durante a guerra de 1898 contra a Espanha.

Na Union Square estão as lojas de departamento mais famosas dos Estados Unidos como a Macy´s, Neiman-Marcus, Saks Fifth Avenue e outras. A Praça é linda e as bandeiras americanas dão um ar ainda mais San Francisco.

  • CABLE CAR

Andar de Cable Car é mais que obrigatório, faz você se sentir um morador da cidade. Os bondinhos são charmosos e dá aquela sensação de voltarmos no tempo.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Quanto aos assentos saibam que muitas vezes eles partem lotadíssimos e gente pendurada por todos os lados, mas é um passeio divertidíssimo.

Basicamente são 3 rotas, sendo que 2 se encontram no meio do caminho: a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a Califórnia. Tanto a Powell-Hyde como a Powell-Mason começam na esquina da Market com a Powell Street e seguem até o Fisherman´s Wharf. A Powell-Hyde encerra bem próximo da Ghirardelli e na ponta do Fisherman´s Wharf e foi essa a rota que nós pegamos, só que ao inverso, fomos do Aquartic Park até a Powell-Street (bem em frente a GAP) e conselho muito pois essa rota passa pela Lombard Street. A linha Poewll-Mason, também inicia na Powell-Street mas encerra no meio do Fisherman´s Wharf. Já a linha Califórnia não é muito procurada por turistas e é uma reta só, vai da Van Ness Avenue até a Drumm St.

Você precisa pegar o bondinho nos pontos e pode pagar direto para o cobrador, como nos ônibus. Pode também subir no bonde por qualquer lado e se quiser ficar pendurado do lado de fora, também será bem vindo.

  • LEVI´S PLAZA

Um lugarzinho especial, sede Americana da Levi´s. Praça mais aconchegante da cidade, repleta de cerejeiras. Fica lotada de jovens e executivos na hora do almoço e é bastante comum os piqueniques por ali.

  • ALAMO SQUARE

Casarões vitorianos construídos entre 1892 e 1896, lindas de tirar o fôlego. Imagine várias casinhas de boneca, uma ao lado da outra e cada uma de uma cor, simplesmente fantástico.

Se você subir no gramado da praça terá uma visão incrível das casinhas e de uma parte da cidade logo atrás. Dizem que é o lugar mais visitado de San Francisco. As ruas principais são: Sacramento Street, Masonic Ave, Liberty Street, Page St. Saia caminhando pelo bairro e escolha a sua casa preferida.

  • GHIRARDELLI SQUARE

Já falei que os chocolates Ghirardelli dispensam comentários. A Ghirardelli Square de San Francisco é hoje um complexo de restaurantes, lojas e espaços para cultura, mas que no passado funcionava como a famosa fábrica de chocolate do italiano Domingo Ghirardelli, em 1852.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Fica no alto e bem próximo do Fisherman´s Wharf, com vista para a baía de San Francisco.

Todos os anos, no mês de setembro acontece o Festival Ghirardelli de Chocolates, e nessa celebração de dois dias você prova chocolates Ghirardelli e vinhos à vontade.

De segunda, sexta, sábado e domingo acontece um tour grátis que conta toda a história da chocolateria.

  • GOLDEN GATE PARK

Muitos comparam ao Central Park de New York, mas o Golden Gate Park é 20% maior e é o terceiro parque mais visitado dos Estados Unidos, depois do Central Park e do Lincoln Park, em Chicago.

As pessoas geralmente imaginam que o parque é uma continuação da Golden Gate Bridge, eu mesma imaginava isso, mas não é e nem perto um do outro eles ficam.

Dentro do Golden Gate Park você vai encontrar lindos jardins, lagos, trilhas para caminhada, monumentos e alguns espaços culturais. Vale a pena dar uma parada no McLaren Lodge e pegar um mapa e descobrir o que está acontecendo por ali. Eles também permitem reservas para piqueniques e casamentos… Já imaginou??!!

O Califórnia Academy of Science fica dentro do parque e é bem interessante, é o museu de ciências naturais de San Francisco, com atrações para todas as idades. Esse museu tem o planetário e o relato do terremoto.

  • THE HAIGHT ou HAIGHT-ASHBURY

A região leva esse nome por estar localizada entre a esquina da rua Haight e da rua Ashbury. É um distrito da cidade de San Francisco que ficou super famoso pelo movimento hippie na década de 60.

Quem leu sobre San Francisco, sabe que a cidade foi berço do movimento hippie e da luta pelos direitos dos homossexuais e foi justamente em Haight-Ashbury que tudo aconteceu, o bairro mais louco de San Francisco, repleto de brechós, produtos naturais, roupas dos anos 20, bares descolados e uma turminha jovem circulando por ali e te pedindo uma forcinha pra comprar maconha.

Se tiver oportunidade não deixe de visitar a casa onde viveu Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Ao lado da Haight-Ashbury fica o Golden Gate Park e vários shows embalam essa turma descolada.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

DICAS PARA QUEM ESTIVER EM SAN FRANCISCO DE MOTORHOME:

  • Para pernoitar a minha dica é sem dúvida o Vista Point da Golden Gate, o local é seguro, tem banheiro de apoio e o visual é incrível. Não esqueça de obedecer as regras do bom campista, não deixando vestígios de lixo, respeitando horários de silêncio, não soltando detritos do motorhome e sempre estacione de maneira que não atrapalhe outros turistas e viajantes.
  • Para o despejo: San Francisco não está preparada para receber motorhome (minha opinião), difícil encontrar uma estação de despejo na cidade e os campings também estão afastados. Vou passar aqui duas opções de campings que ajudarão no despejo do RV:

*** MARIN RV PARK, 2140 – Redwood Hwy, Greenbrae

*** CENTRAL MARIN SANITATION AGENCY, 1301 – Andersen Dr, San Rafael

Ambas as estações ficam depois de Sausalito, uns 20Km da Golden Gate. Foi o que encontrei e se alguém tiver alguma dica diferente, por favor compartilhe aqui…

  • Outras DICAS que ajudam muito:

*** Para o despejo, sempre consulte o site: www.rvdumps.com – aqui você terá um mapinha com todas as estações de despejo dos EUA, ajuda muito.

*** Outro site que gosto bastante: www.thedyrt.com – aqui você poderá consultar todos os melhores campings da Califórnia.

*** Lembrando que, mesmo que não queira pernoitar num camping, a maioria deles permite fazer somente o despejo pagando uma taxa.

________________________________________________________________________

Leia também:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Bruno
    2 de Maio de 2018 at 19:12

    Olá! como vai?
    Gostaria de saber como foi para estacionar no Vista Point em San Francisco? É permitido pernoitar? É possível deixar o RV lá e visitar a cidade utilizando algum transporte alternativo? Estou com dificuldades de encontrar informações sobre a possibilidade de pernoitar no vista point.

    Desde já obrigado.

  • Cris Hossu
    26 de abril de 2018 at 19:12

    Oi Camila, muito obrigada. Que demais, você está indo pra lá…eu simplesmente amei tudo e não vejo a hora de voltar. São duas paixões: Califórnia e Motorhome..hahaha. Então, nós deixávamos o motorhome todos os dias no Marina District, o estacionamento é de graça e deixávamos o carro o dia todo ali, super fácil pois dali saíamos a pé para todos os lados. Marina District é também onde fica o Fort Mason.
    Camila, estou muito contente em saber que vocês estão indo de motorhome, é sua primeira vez? Envie um email pra mim que te ajudo no que você precisar: cris.rafama@hotmail.com. Beijos e vamos nos falando.

  • Camila
    26 de abril de 2018 at 10:12

    Eu simplesmente amei seu blog, e como estou com viagem programada para a califórnia para o mês que vem, estou aproveitando cada linha do que você escreveu. Fiquei com uma dúvida. Durante o dia, onde você deixou o RV estacionado em São Francisco??? Quanto você pagou por isso. Obrigada

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Membro

Membro

Mais Populares

Miradouro da Vitória

13 de outubro de 2019

TUDO POR 1 DÓLAR

5 de fevereiro de 2017

Sé do Porto

13 de outubro de 2019