San Francisco de motorhome


Quando decidimos viajar por San Francisco de motorhome, não tínhamos a menor ideia do que encontraríamos pela frente, mas uma coisa sabíamos: nosso pernoite seria na Golden Gate.

Realizamos esse sonho e agora compartilho com vocês nossos dias incríveis de motorhome por San Francisco, a cidade mais cool dos EUA…

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Cruzamos a famosa Bay Bridge e lá estávamos nós em San Francisco!!!

Já era bem tarde da noite mas a euforia era tanta que o sono nem passou perto. Seguimos direto para a Golden Gate, já havíamos lido que o pernoite no Vista Point era permitido e, claro, nem pensamos duas vezes.

Lá estava ela, maravilhosa e imponente, não é atoa que é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Se você estiver de motorhome e quiser pernoitar na Golden Gate, o caminho é cruzar toda a ponte e quase chegando no final (diminua bastante a velocidade), haverá uma placa indicando o Vista Point (cuidado para não passar reto senão terá que voltar toda a ponte novamente). O Vista Point é uma área grande de estacionamento e por ter a melhor vista da Ponte, é ali que param os ônibus de turismo e todo mundo que visita. Por sorte, eles permitem estacionamento de motorhome também.

E nosso lar nos próximos 4 dias será aqui, na fantástica Golden Gate!!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Por favor, alguém me explica que cidade é essa??? Que lugar é esse??? Digo com toda propriedade: de todo nosso roteiro, foi em San Francisco que meu coração bateu mais forte.

1º Dia em San Francisco

Acordei super cedo e, ainda de pijama, sai do motorhome com a xícara de café e fiquei paralisada com a quantidade de turista que se encontrava ali. Sentei numa pedra e lá fiquei por alguns minutos admirando tudo aquilo e tentando me convencer de que não era um sonho.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Havíamos planejado alugar bicicletas, mas o frio estava pegando e preferimos deixar para o dia seguinte.

Cruzamos a ponte e estacionamos o RV na Marina District, um estacionamento grande e permitido para motorhome durante o dia. Não pagamos nada pelo estacionamento mas é preciso tirar o carro até às 22horas pois eles fecham.

Da Marina saimos caminhando. A cidade é apaixonante; muita coisa pra se fazer e muitos lugares para conhecer; ladeiras para todos os lados e as apaixonantes casas estilo vitoriano.

Seus moradores são verdadeiros atletas, muitos passavam pela gente correndo, outros de bicicleta, outros se alongando nos vários aparelhos de ginástica espalhados pelas praças.

O clima é tudo de bom, agora entendi porque San Francisco é cenário de tantos filmes.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Começamos nosso tour pelo Fisherman Warf, mais precisamente no PÍER 39… SHOW!!! Muitas lojas, restaurantes famosos como o Bubba Gump e muita gente bonita. O Píer é aquela agitação toda que vemos nos filmes, com shows de rua, turistas circulando pra cima e pra baixo, cantores talentosos… tudo acontecendo ao mesmo tempo e você não quer perder nada.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Um passeio que também vale muito a pena é a visita ao Ghirardelli. Antigamente ali funcionava a fábrica de chocolates da Ghirardelli, hoje é considerado local histórico da cidade de San Francisco e virou uma grande praça com muitas lojinhas e restaurantes.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

O cardápio chinês está bem presente ali em San Francisco e percebemos isso logo que chegamos no Fisherman Wharf, eram tantas opções que não resistimos. Optamos por almoçar no Boudin Bakery, uma padaria reconhecida como a “mais antiga empresa em operação contínua em São Francisco”, fica no próprio Píer 39. Experimentamos uma sopa de caranguejo no pão italiano, delicioso.

Visitamos também o The Cannery, um shopping lotado de bares bacanas. Fica quase em frente ao Fisherman Wharf.

Andamos pela Baía até o Píer 43 Promenade, vimos vários opções de passeios de barcos para Sausalito e Alcatraz.

No Píer 45 tem uma excursão onde você sobe a bordo de um submarino da Segunda Guerra Mundial. Não fizemos o passeio, mas fica a dica para os amantes do tema.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Como todo bom turista que se preze, não ficamos fora do susto com o Bushman Mundial, um artista de rua que se esconde atrás de algumas folhagens e fica assustando todos que passam por ali. É uma das figuras mais populares da cidade. Estávamos caminhando e de repente ele surgiu na nossa frente com um grito… quase infartamos… rsrsrs… retribuímos a brincadeira com pequena ajuda em moedas.

Impossível caminhar por San Francisco sem ser lembrado, a todo momento, da “falha de San Andreas”. Por todos os lados nos deparamos com as placas alertando sobre o Tsunami (um bocado tenso), a cada 200 metros (mais ou menos) tem um aviso. As placas informam com flechas, as rotas de fuga.

Pra quem não sabe, San Francisco está localizada numa região de alto risco de terremotos, isto porque a cidade fica sobre uma grande falha geológica, a Falha de San Andreas. Em 1906 a cidade foi completamente destruída após um forte terremoto. Ainda hoje vários estabelecimentos expõem fotos daquela tragédia.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

O dia seguiu muito rápido e quando nos demos conta já havia anoitecido. Retiramos o motorhome do estacionamento da Marina e seguimos para nosso pernoite na Golden Gate.

2º Dia em San Francisco

Acordamos com uma neblina enorme, não conseguíamos nem avistar a ponte, mas mesmo assim o cenário era maravilhoso.

Saímos cedo e fomos para o outro lado da cidade. Deixamos o carro na mesma Marina Blvd e seguimos a pé.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Hoje nosso roteiro foi a Lombard Street,e Little Italy e Chinatown.

Começamos a caminhada desde a Marina e fomos pedindo informações pra chegarmos na Lombard Street. Todos diziam que era logo ali… mas esse logo ali nunca chegava. Caminhamos uns 11 quarteirões entre sobe e desce de ladeiras e a cada passo, mas encantada ficava com aquela cidade.

E lá estávamos nós, na Lombard Street, sensacional. Fiquei me imaginando descendo ali com o motorhome… as curvas são bem fechadas e a descida bastante íngreme. A Lombardi é toda cercada por um belíssimo jardim florido, o visual é show!!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Seguindo em nossa caminhada, conseguimos chegar em Little Italy / Chinatown (um fica grudado no outro). Começamos por Little Italy com vários restaurantes e lanchonetes italianas. Depois de poucos metros já estávamos em Chinatown, uma misturada danada. Chinatown tem 24 quadras lotadas de restaurantes, lojas, mercados e um centro cultural.

Entre as luminárias penduradas e os telhados orientais, várias vitrines expondo todo tipo de produto, desde canecas a joias caríssimas. No geral é tudo muito misturado, tem açougue com carnes exóticas penduradas e ao lado uma joalheria com joias finas… mais ou menos assim!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Não achei os preços em Chinatown tão surpreendentes, esperava encontrar muita coisa legal com preços bem baixos.

A Chinatown de San Francisco concentra a maior comunidade chinesa fora da Ásia, sabia disso??!!

Decidimos jantar no Little Italy na Cantina Pinóquio e amamos a pizza e o ambiente… fica aí a dica!!!

O frio estava matando e ao invés de pegarmos um taxi na volta, optamos pela caminhada … afff… Chegamos no motorhome bem no horário do fechamento às 22hs , por pouco não pegamos o lugar fechado.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

3º Dia em San Francisco

Depois de mais uma noite na Golden Gate, após o café da manhã, saímos com vários planos pois seria nosso último dia na cidade cool.

Deixamos o motorhome estacionado no mesmo local de todos os dias e seguimos para o “Cable Car”. Não existe visitar San Francisco, sem andar no bondinho mais famoso dos filmes. Pagamos 6US$ por pessoa somente a ida.

O passeio é delicioso, você se sente realmente num filme hollywoodiano. O bonde é mesmo super usado pelos moradores, não é coisa só pra turista não. Tem mãe levando criança pra escola, pessoas indo às compras… quando lotava o bonde as pessoas iam se pendurando do lado de fora, parecia cenário de filme antigo.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Chegamos na Union Square, principal praça de San Francisco. Ali está a maior concentração de lojas famosas: Marc Jacob, Armani, Prada, Gucci e por aí vai…

A loja da GAP é gigantesca, dá pra se perder algumas boas horinhas ali dentro. No último andar da Macy´s tem uma filial da Cheescake Factory. Fica a dica para os apaixonados pela rede.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Voltamos para a Fisherman Wharf de ônibus, paramos no Píer 21 e fomos caminhando até o 40. No meio do caminho conhecemos a Pracinha da Levis, isso mesmo, a Levis Plaza, uma praça cheia de árvores e banquinhos. Nos contaram que em dias ensolarados as pessoas lotam aquele espaço para fazerem piquenique.

Já de volta à Golden Gate, nossa última não foi de muita animação, era nossa última noite ali em San Francisco e queríamos mais alguns dias por ali.

San Francisco não deixou absolutamente nada à desejar, cidade descolada, limpa, organizada, gente bonita e feliz!!!

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Não conseguimos fazer a prisão de Alcatraz e o Vale do Silício, são dois lugares também imperdíveis… mas ficou para a próxima.

Principais pontos turísticos de San Francisco:

GOLDEN GATE

O mais famoso cartão postal de San Francisco, é linda demais e a vista é incrível. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. A Ponte liga a cidade de San Francisco à Sausalito. Passamos todas as nossas noites dormindo no Vista Point da própria Golden Gate e foi uma das melhores experiências da viagem.

IMPORTANTE: a cada passagem pela ponte nós pagamos um pedágio de US$ 7,00. Não existe cabine de cobrança, portanto todas as suas passagens virão cobradas posteriormente pela locadora do veículo. Fique atento!!

LOMBARD STREET

A famosa ladeira cheia de curvas e que já foi cenário de muitos filmes. Um show assistir os carros descendo a 10Km/h e se esforçando pra conseguir fazer o zig zag de 8 curvas.

A Lombard Street fica numa região bem residencial, mas os turistas tomam conta do lugar.

CHINATOWN

A mais antiga Chinatown da América do Norte. É uma das principais atrações da cidade. Sua principal rua é a Grant Avenue.

Nós conhecemos o bairro chinês já a noite e nos deparamos com muitas luzes coloridas, muito lindo. Fique atento, pois as lojas fecham cedo demais. Acredito que visitar Chinatown durante o dia seja mais interessante.

PIER 39

Acho que foi o local que mais gostei, é animado, um complexo de restaurantes e lojas com tudo muito organizado, muita gente bonita e descolada.

A maior atração do Píer é o desfile dos Leões Marinhos que fazem uma barulheira danada e alegram ainda mais o lugar. Os leões ficam aglomerados em plataformas, fácil encontrá-los.

Visite a escada de piano e tire muitas fotos do Carrossel do Píer.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Tem uma loja que amamos conhecer, a Image Arts. Eles vendem pôsteres da Califórnia, bolsas de couro lindíssimas, tudo bem a cara de San Francisco.

O Píer 39 é também o ponto de partida para os passeios de barco pela baía de San Francisco.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

As opções para almoço ou jantar são inúmeras: Hard Rock Café, Bubba Gump, Wipeout Bar, Crab´s House, Padaria Boudin (cheia de histórias e fotos), Fog Harbor Fish House e muitos outros.

FISHERMAN´S WHARF

Onde tudo acontece, concentração das principais atrações, ruas lotadas, comércio fervendo e uma vista deslumbrante. Passamos um dia inteiro por ali e nem vimos a hora correr.

É no Fisherman´s Wharf que fica o Píer 39, o Connery Shopping Center, Ghirardelli Square, Madame Tussauds, Rainforest Café, Applebee´s…

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Muita coisa pra se ver e fazer. Você pode alugar uma bike e pedalar até Sausalito; pode pegar um barco até Alcatraz; pode sair para um passeio de Cable Car ou simplesmente sentar num banco de rua e ficar admirando a paisagem.

ALCATRAZ

É a famosa ilha localizada a 2Km e meio da costa de San Francisco. No início servia como base militar e só depois se tornou uma prisão de segurança máxima. Já hospedou figuras como o mafioso Al Capone.

Entre 1934 e 1963, foi sede da prisão mais segura do planeta e em 1962 ocorreu a fuga dos irmãos Anglin e Frank Morris. Quem nunca assistiu ao filme: Alcatraz, fuga impossível, de 1979? Pois é, o filme mostra muito bem como tudo funcionava e como se deu a famosa fuga. Filme onde o ator Clint Eastwood interpretou Frank Morris. Os corpos nunca foram encontrados, porém autoridades da época disseram ser impossível sobreviver à aquela água gelada da baía de San Francisco.

San Francisco - Roteiro na Mão
A Ilha de Alcatraz – Roteiro na Mão

UNION SQUARE

Digamos que é o coração de San Francisco. Ali, bem no centro da praça, você encontra a estátua em homenagem a vitória do Almirante Dewey durante a guerra de 1898 contra a Espanha.

Na Union Square estão as lojas de departamento mais famosas dos Estados Unidos como a Macy´s, Neiman-Marcus, Saks Fifth Avenue e outras. A Praça é linda e as bandeiras americanas dão um ar ainda mais San Francisco.

CABLE CAR

Andar de Cable Car é mais que obrigatório, faz você se sentir um morador da cidade. Os bondinhos são charmosos e dá aquela sensação de voltarmos no tempo.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Quanto aos assentos, saiba que muitas vezes eles partem lotadíssimos e é comum as pessoas viajarem penduradas nas escadas, eu adorei isso.

Basicamente são 3 rotas, sendo que 2 se encontram no meio do caminho: a Powell-Hyde, a Powell-Mason e a Califórnia. Tanto a Powell-Hyde como a Powell-Mason começam na esquina da Market com a Powell Street e seguem até o Fisherman´s Wharf. A Powell-Hyde encerra bem próximo da Ghirardelli e na ponta do Fisherman´s Wharf .

Nós fizemos a rota Powell-Hyde ( ao inverso), fomos do Aquartic Park até a Powell-Street (bem em frente a GAP). Essa rota passa pela Lombard Street. A linha Powell-Mason, também inicia na Powell-Street mas encerra no meio do Fisherman´s Wharf. Já a linha Califórnia não é muito procurada por turistas e é uma reta só, vai da Van Ness Avenue até a Drumm St.

Você precisa pegar o bondinho nos pontos e pode pagar direto para o cobrador. Pode também subir no bonde por qualquer lado e se quiser ficar pendurado do lado de fora, também será bem vindo.

LEVI´S PLAZA

Um lugarzinho especial, sede Americana da Levi´s. Praça mais aconchegante da cidade, repleta de cerejeiras. Fica lotada de jovens e executivos na hora do almoço e é bastante comum os piqueniques por ali.

ALAMO SQUARE

Casarões vitorianos construídos entre 1892 e 1896, lindas de tirar o fôlego. Imagine várias casinhas de boneca, uma ao lado da outra e cada uma de uma cor…simplesmente fantástico.

Se você subir no gramado da praça terá uma visão incrível das casinhas e de uma parte da cidade logo atrás.

Dizem que a Alamo Square é o lugar mais visitado de San Francisco. As ruas principais são: Sacramento Street, Masonic Ave, Liberty Street, Page St.

Caminhe pelo bairro e escolha a sua casa preferida.

GHIRARDELLI SQUARE

Já falei que os chocolates Ghirardelli dispensam comentários??!! A Ghirardelli Square de San Francisco é hoje um complexo de restaurantes, lojas e espaços para cultura, mas que no passado funcionava como a famosa fábrica de chocolate do italiano Domingo Ghirardelli, em 1852.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

Fica no alto e bem próximo do Fisherman´s Wharf, com vista para a baía de San Francisco.

Todos os anos, no mês de setembro acontece o Festival Ghirardelli de Chocolates, e nessa celebração de dois dias você prova chocolates Ghirardelli e vinhos à vontade.

De segunda, sexta, sábado e domingo acontece um tour grátis que conta toda a história da chocolateria.

GOLDEN GATE PARK

Muitos comparam ao Central Park de New York, mas o Golden Gate Park é 20% maior e é o terceiro parque mais visitado dos Estados Unidos, depois do Central Park e do Lincoln Park, em Chicago.

As pessoas geralmente imaginam que o parque é uma continuação da Golden Gate Bridge, eu mesma imaginava isso, mas não é, nem próximos eles ficam.

Dentro do Golden Gate Park você vai encontrar lindos jardins, lagos, trilhas para caminhada, monumentos e alguns espaços culturais. Eles também permitem reservas para piqueniques e casamentos… Já imaginou??!!

O Califórnia Academy of Science fica dentro do parque, é o museu de ciências naturais de San Francisco. Esse museu tem o planetário e o relato do terremoto.

THE HAIGHT ou HAIGHT-ASHBURY

A região leva esse nome por estar localizada entre a esquina da rua Haight e da rua Ashbury. É um distrito da cidade de San Francisco que ficou super famoso pelo movimento hippie na década de 60.

Quem leu sobre San Francisco, sabe que a cidade foi berço do movimento hippie e da luta pelos direitos dos homossexuais. Foi justamente em Haight-Ashbury que tudo aconteceu, o bairro mais louco da cidade, repleto de brechós, produtos naturais, roupas dos anos 20, bares descolados e uma turminha jovem circulando por ali.

Se tiver oportunidade não deixe de visitar a casa onde viveu Janis Joplin e Jimi Hendrix.

Ao lado da Haight-Ashbury fica o Golden Gate Park.

San Francisco - Roteiro na Mão
San Francisco – Roteiro na Mão

DICAS PARA QUEM ESTIVER EM SAN FRANCISCO DE MOTORHOME:

Passar por San Francisco de motorhome é tranquilo, as avenidas são largas, transitamos facilmente na maioria dos locais, conseguimos estacionar com facilidade, nossa única dificuldade foi a questão do despejo, não foi fácil de encontrar uma estação. Abaixo cito algumas dicas do que fizemos:

Para pernoitar a minha dica é sem dúvida o Vista Point da Golden Gate. Não esqueça de conferir o local indicado para o pernoite pois existem vagas demarcadas para isso, não é permitido em todos os lugares.

Para o despejo: Não foi nada fácil encontrarmos uma estação de despejo na cidade e os campings também são afastados. Minha indicação de camping para lhe ajudar no despejo é MARINA RV PARK, 2140 – Redwood Hwy, Greenbrae.

SITES QUE PODEM TE AJUDAR BASTANTE COM O RV:

  • www.rvdumps.com – aqui você terá um mapinha com todas as estações dos EUA, ajuda bastante.
  • www.thedyrt.com – aqui você poderá consultar os melhores campings na Califórnia.

  • ? Mesmo que não queira pernoitar num camping, a maioria deles permite que você faça somente o despejo, pagando apenas uma taxa.

________________________________________________________________________

Gostou do post?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

O valor cobrado no site dos nossos parceiros, é exatamente o mesmo valor através aqui do Blog, e desta forma você estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Muito obrigada!!!

Saiba que qualquer dúvida ou ajuda que venha a precisar, é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar… .,)


Nossos Parceiros:

? Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com

? Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads

? Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

3 Comentários

  • Bruno
    2 de maio de 2018 at 19:12

    Olá! como vai?
    Gostaria de saber como foi para estacionar no Vista Point em San Francisco? É permitido pernoitar? É possível deixar o RV lá e visitar a cidade utilizando algum transporte alternativo? Estou com dificuldades de encontrar informações sobre a possibilidade de pernoitar no vista point.

    Desde já obrigado.

  • Cris Hossu
    26 de abril de 2018 at 19:12

    Oi Camila, muito obrigada. Que demais, você está indo pra lá…eu simplesmente amei tudo e não vejo a hora de voltar. São duas paixões: Califórnia e Motorhome..hahaha. Então, nós deixávamos o motorhome todos os dias no Marina District, o estacionamento é de graça e deixávamos o carro o dia todo ali, super fácil pois dali saíamos a pé para todos os lados. Marina District é também onde fica o Fort Mason.
    Camila, estou muito contente em saber que vocês estão indo de motorhome, é sua primeira vez? Envie um email pra mim que te ajudo no que você precisar: cris.rafama@hotmail.com. Beijos e vamos nos falando.

  • Camila
    26 de abril de 2018 at 10:12

    Eu simplesmente amei seu blog, e como estou com viagem programada para a califórnia para o mês que vem, estou aproveitando cada linha do que você escreveu. Fiquei com uma dúvida. Durante o dia, onde você deixou o RV estacionado em São Francisco??? Quanto você pagou por isso. Obrigada

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares