Águeda – a cidade dos guarda-chuvas coloridos


Conhecer Águeda era um desejo antigo antes mesmo de vir morar em Portugal. Ficava encantada com aquelas fotos incríveis do Instagram com um “céu” de guarda-chuvas coloridos.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Era julho e estávamos viajando de motorhome por Portugal e Espanha e aproveitamos então pra uma parada em Águeda. Demos muita sorte pois chegamos justamente na principal festa da cidade, o AgitÁgueda, um Festival que acontece todos os anos em Julho, com muita animação e que atrai uma multidão para a cidade.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

O AgitaÁgueda ganhou até fama mundial pela originalidade do Umbrella Sky Project que colore as ruas principais da cidade, tornando-a uma grande atração. A festa é realmente muito animada, com vários shows, várias barracas de comida e muitaaa gente, foi até difícil conseguirmos uma mesa pois estávamos em 12 pessoas. Até o Projota tocou no AgitÁgueda. É um pavilhão gigantesco e com muita estrutura tanto para adultos como para crianças, vale a pena conhecer.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Se tiver interesse em curtir o evento, meu aconselho é pernoitar na cidade, pois a festa não tem hora pra acabar, e a dica é reservar sua hospedagem o mais cedo possível ou então seguir como fizemos: de motorhome.

Agora vamos aos guarda-chuvas… sem dúvida virou a marca registrada dessa cidade tão fofa… e vou contar um pouco como surgiu a ideia…

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

O Umbrella Sky Project é um projeto artístico que surgiu em 2012 onde seus idealizadores, juntamente com a Câmara Municipal, apostaram na ideia de transformar ruas acinzentadas em um colorido único. O projeto é composto por várias sombrinhas coloridas espalhadas por toda Águeda, um céu de guarda-chuvas. Parece uma ideia simples mas essa arte se tornou a marca da cidade . Mas atenção: o Umbrella Sky Project fica exposto pelo centro histórico somente no verão, entre os meses de julho e setembro.

Como toda cidade portuguesa que se preze, Águeda também tem sua marca no doce, são os Pastéis de Águeda, feitos à base de ovos (claro que sim), açúcar, manteiga e amêndoas. Pode provar… é muito bom !!

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Sempre comento que uma das coisas que aprendi morando aqui em Portugal é fazer o tal piquenique nas praias fluviais. Portugal é um país com inúmeras Praias Fluviais e é bastante comum as pessoas se reunirem aos finais de semana para um piquenique em família e esta prática é ainda mais usual no verão. Em Águeda, embora muitos não saibam, são vários os parques fluviais e alguns considerados os mais bonitos de Portugal. Vou citar aqui alguns Parque Fluviais que consideram os mais bonitos do concelho de Águeda: Alfusqueiro, Bolfiar, Redonda, Talhada, Sernada, entre outros.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Além das ruas com os guarda-chuvas coloridos, Águeda tem uma zona ribeirinha perfeita para uma caminhada, passando pelo comércio tradicional e vários restaurantes.

Não fique triste se estiver passando por Águeda em pleno inverno ou outono pois a cidade possui também rotas incríveis e cinematográficas. Uma dica pra curtir momentos de tranquilidade é seguir caminhando pela Pateira de Fermentelos, uma lagoa belíssima que te leva ao contato com a natureza, além de oferecer muitas opções de entretenimento como a bicicleta aquática ou mesmo passeios à cavalo. Para os amantes de longas caminhadas ou bicicletas, saiba que a cidade também possui rotas desafiadoras, são mais de 50Km de caminhos e estradas que ligam 60 pontos de interesse.

COMO CHEGAR EM ÁGUEDA:

Nós fomos de motorhome, partimos de Braga, paramos em Aveiro e depois seguimos para Águeda que fica bem perto. Veja nosso roteiro completo: Portugal e Espanha de Motorhome.

Aveiro fica a apenas 25Km de Águeda e dá perfeitamente para visitar as duas cidades num mesmo dia. Tem também a opção de trem de Aveiro a Águeda e por se tratar de um trecho regional, não há necessidade de comprar o bilhete com antecedência. A viagem dura em torno de 40 minutos.

Uma coisa bacana é que a estação de trem de Águeda fica próxima ao centro histórico e é perfeito pra descer e caminhar pelas ruas dos guardas-chuvas coloridos.

Se estiver no Porto, pode seguir para Aveiro também de trem e o tempo da viagem é de 1 hora e 30 minutos. Já em Lisboa, o trem até Aveiro leva em torno de 2 horas.

Você já esteve em Águeda??? Mostre pra gente sua melhor foto dos guarda-chuvas….

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO