Águeda – a cidade dos guarda-chuvas coloridos


Águeda é daqueles lugares que você não cansa de fotografar, cada cantinho com um cenário diferente.

Águeda
Águeda – Roteiro na Mão

Conhecer Águeda era um desejo antigo antes mesmo de vir morar em Portugal. Ficava encantada com aquelas fotos incríveis do Instagram com um “céu” de guarda-chuvas coloridos.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Era julho e estávamos viajando de motorhome por Portugal e Espanha e aproveitamos pra uma parada em Águeda.

AgitÁgueda

Demos muita sorte, chegamos justamente na principal festa da cidade, o AgitÁgueda, um Festival que acontece todos os anos em Julho.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

O AgitaÁgueda ganhou até fama mundial pela originalidade do Umbrella Sky Project, onde todas as ruas ficam coloridas. A festa é realmente muito animada, com vários shows, várias barracas de comida e muitaaa gente.

Tudo acontece num gigantesco pavilhão e com uma estrutura gigantesca. Teve até show do Projota. Passamos uma noite deliciosa, dançando, comendo, bebendo e rindo muito.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Se tiver interesse em curtir o evento, meu aconselho é pernoitar na cidade, a festa não tem hora pra acabar. Reserve um hotel o mais cedo possível devido a grande procura. Clique aqui e faça seu orçamento. Caso não consiga disponibilidade de hospedagem em Águeda, consulte as opções em Aveiro, que fica bem próximo.

Não tem como falar em Águeda sem lembrar dos guarda-chuvas, a marca da cidade.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Como surgiu a ideia dos guarda-chuvas?

O Umbrella Sky Project é um projeto artístico que surgiu em 2012 onde seus idealizadores, juntamente com a Câmara Municipal, apostaram na ideia de transformar ruas acinzentadas em um colorido único. O projeto é composto por várias sombrinhas coloridas espalhadas por toda Águeda, um céu de guarda-chuvas. O que parecia uma ideia simples, hoje se tornou a marca da cidade.

Atenção: o Umbrella Sky Project fica exposto pelo centro histórico somente no verão, entre os meses de julho e setembro.

Como toda cidade portuguesa que se preze, Águeda também tem sua marca no doce, são os Pastéis de Águeda, feitos à base de ovos (claro que sim), açúcar, manteiga e amêndoas. Pode provar… é muito bom !!

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Sempre comento que uma das coisas que aprendi morando aqui em Portugal é fazer o tal piquenique nas praias fluviais. Portugal é um país com inúmeras Praias Fluviais e, é bastante comum as pessoas se reunirem aos finais de semana para um piquenique em família.

A cidade também possui muitos parques fluviais, alguns considerados os mais bonitos de Portugal.

Águeda - Roteiro na Mão
Águeda – Roteiro na Mão

Além das ruas com os guarda-chuvas coloridos, Águeda tem uma zona ribeirinha perfeita para uma caminhada, passando pelo comércio tradicional e vários restaurantes.

Pra quem busca uma pegada mais natureza e tranquilidade, a dica é seguir para a Pateira de Fermentelos, uma lagoa belíssima, com muitas opções de entretenimento, desde bicicleta aquática até passeios à cavalo.

Para os amantes de longas caminhadas ou bicicletas, saiba que a cidade também possui rotas desafiadoras, são mais de 50Km de caminhos e estradas que ligam 60 pontos de interesse.

Como chegar em Águeda:

Nós fomos de motorhome com saída de Braga, paramos em Aveiro e seguimos para Águeda. Veja nosso roteiro completo: Portugal e Espanha de Motorhome.

Aveiro fica a apenas 25Km de Águeda e dá perfeitamente para visitar as duas cidades num mesmo dia.

Você também pode fazer o trecho Aveiro-Águeda de trem e, por ser um trecho regional, não há necessidade de comprar o bilhete com antecedência. A viagem gira em torno de 40 minutos. Mais um ponto positivo é que a estação de trem de Águeda fica muito próxima do Centro Histórico.

Se estiver no Porto, pode seguir para Aveiro também de trem. O tempo da viagem é de 1 hora e 30 minutos. Já em Lisboa, o trem até Aveiro leva em torno de 2 horas.

Você já esteve em Águeda??? Mostre pra gente sua melhor foto dos guarda-chuvas….

Gostou do post?

Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Teremos imenso prazer em lhe retornar:)

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; acesse um dos links abaixo e faça sua cotação e reserva.

Você não vai pagar nada a mais por reservar por aqui e ainda estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂

Obrigadaaaa!!!!


Nossos Parceiros:

? Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com

? Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads

? Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro