Póvoa de Lanhoso e seus tesouros
Vamos subir o Monte do Pilar, conhecer o Castelo de Lanhoso, tomar um café no centro histórico e finalizar o dia com uma boa prova de Vinho Verde… Póvoa de Lanhoso e seus tesouros, fomos conquistados muito positivamente.

Chegamos em Póvoa de Lanhoso e já seguimos direto para o centro, mais precisamente para a Câmara Municipal. Demos de cara com uma cidade linda, impecável na limpeza, florida e bem tranquila. Um imponente edifício, faz as honras para quem chega.
Póvoa de Lanhoso – Roteiro na Mão
Muito perto de Braga (20 Km) e muito fácil de chegar.
Numa das primeiras rotundas, logo na entrada da cidade, nos deparamos com a estátua de “Maria da Fonte”, é a principal característica da Póvoa de Lanhoso. A estátua marca a Revolução de Maria da Fonte, ocorrida em 1846. Foi um protesto contra a proibição de enterrar os mortos nas igrejas. Esta revolução foi um amplo combate pela liberdade e pela justiça social no século XIX.
Estátua de Maria da Fonte – Roteiro na Mão
Quais são os tesouros de Póvoa de Lanhoso?
Póvoa de Lanhoso é também cheia de história. Através de levantamentos arqueológicos realizados e vestígios da presença humana, entenderam que suas terras são habitadas há mais de três mil anos.
Depois do passeio pelo centro seguimos para o Monte do Pilar, queríamos conhecer o famoso Castelo de Lanhoso.
O Castelo de Lanhoso
Nossa visita a Lanhoso se deu justamente na semana de comemoração ao Dia Nacional dos Castelos e, por conta disso, a visitação estava aberta e ainda fomos recepcionados por uma simpática senhora que fazia a representação de Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.
O curioso é que o Castelo de Lanhoso não foi construído pela vontade de nenhum rei, e sim pelo arcebispo de Braga, justamente para a defesa da sede episcopal. Sua construção se deu por volta de 1071 e foi no reinado de D.Afonso Henriques que o castelo foi sendo melhorado.
Castelo de Lanhoso – Roteiro na Mão
Diz a lenda que D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, prendeu no Castelo sua própria mãe, D. Teresa de Leão, isso após a Batalha de São Mamede (1128).
Castelo de Lanhoso – Roteiro na Mão
Nós visitamos o Centro de Interpretação que fica na Torre de Menagem. Uma pessoa nos recebeu e nos contou um pouco sobre o passado desta fortaleza militar e também sobre o Monte do Pilar.
Em dias normais, paga-se 1 Euro pela visita.

Santuário de Nossa Senhora do Pilar
Uma linda Capela junto ao Castelo.
Bem no topo do Monte Pilar, a primeira imagem que surge é a do Santuário de Nossa Senhora do Pilar, um dos tesouros de Póvoa de Lanhoso.
A imagem da Santa que lá se encontra, tem origem no Santuário do Monte do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e foi trazida pelo devoto André da Silva Machado, em 1680.
Santuário de Nossa Senhora do Pilar – Roteiro na Mão
Santuário de Nossa Senhora do Pilar – Roteiro na Mão
O Monte do Pilar
É o maior monólito granítico da Península Ibérica.
Com uma vista panorâmica deslumbrante, o Monte do Pilar é uma das principais atrações turísticas da cidade.
O nome “Lanhoso” está relacionado diretamente com as características geológicas, marcadas pela abundância de grandes lajes graníticas.
Aproveite o céu único de Portugal e tire fotos instagramáveis…rsrs
Vista do Monte do Pilar – Roteiro na Mão
Póvoa de Lanhoso e o Vinho Verde
O carro chefe da cidade está principalmente na produção de vinhos verdes.
A combinação do solo, do clima, das castas regionais, assim como a própria forma de cultivo da vinha, faz do vinho verde de Lanhoso um vinho único e de qualidade indiscutível.
A dica para os amantes dessa bebida dos deuses, é aproveitar o passeio e visitar a Quinta do Minho. Esta Quinta possui uma Adega equipada com as mais altas tecnologias, uma linha de enchimento, um laboratório e um armazém. É possível fazer uma visita completa às vinhas, passando pela adega, pelo laboratório e terminar com uma prova de vinho.
O melhor de Portugal é que todo passeio termina em vinho… Não é mesmo?? 🙂
Museu do Ouro
Infelizmente, devido a COVID, não foi possível visitarmos o Museu do Ouro. Localizado na freguesia de Travassos, esse Museu foi inaugurado em 2001 e é a valorização do trabalho artesanal do ouro.
Muitas atividades, exposições, visitas guiadas e trabalhos com escolas, são realizadas no museu. É realmente de muita importância para a cidade.
As Festas
Eu sempre acho que pra mergulhar de cabeça na cultura de uma região, o melhor que se tem a fazer é assistir de perto a sua maior festa. Aqui em Lanhoso é no mês de março que a cidade prepara-se para festejar a sua cultura e homenagear o seu padroeiro, São José. É uma semana inteira de comemoração, sendo que o principal dia é 19 de março. Para mais detalhes visite o site da Câmara Municipal.
Póvoa de Lanhoso é mais um tesouro do distrito de Braga.
O que não pode faltar no planejamento de sua viagem:
SEGURO VIAGEM
Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.
Eu sempre contrato a World Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva
GOSTOU DO POST?
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.
Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.
Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀
Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.
Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.
Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui…
Conheça Nossos Parceiros:
? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.
? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.
? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.
Você também pode gostar de ler: