Póvoa de Lanhoso e seus tesouros


Vamos subir o Monte do Pilar, conhecer o Castelo de Lanhoso, tomar um café no centro histórico e finalizar o dia com uma boa prova de Vinho Verde… Póvoa de Lanhoso e seus tesouros, fomos conquistados muito positivamente.

Póvoa de Lanhoso - Portugal
Castelo de Póvoa de Lanhoso – Roteiro na Mão

Chegamos em Póvoa de Lanhoso e já seguimos direto para o centro, mais precisamente para a Câmara Municipal. Demos de cara com uma cidade linda, impecável na limpeza, florida e bem tranquila. Um imponente edifício, faz as honras para quem chega.

Muito perto de Braga (20 Km) e muito fácil de chegar.

Numa das primeiras rotundas, logo na entrada da cidade, nos deparamos com a estátua de “Maria da Fonte”, é a principal característica da Póvoa de Lanhoso. A estátua marca a Revolução de Maria da Fonte, ocorrida em 1846. Foi um protesto contra a proibição de enterrar os mortos nas igrejas. Esta revolução foi um amplo combate pela liberdade e pela justiça social no século XIX.

Quais são os tesouros de Póvoa de Lanhoso?

Póvoa de Lanhoso é também cheia de história. Através de levantamentos arqueológicos realizados e vestígios da presença humana, entenderam que suas terras são habitadas há mais de três mil anos.

Depois do passeio pelo centro seguimos para o Monte do Pilar, queríamos conhecer o famoso Castelo de Lanhoso.

O Castelo de Lanhoso

Nossa visita a Lanhoso se deu justamente na semana de comemoração ao Dia Nacional dos Castelos e, por conta disso, a visitação estava aberta e ainda fomos recepcionados por uma simpática senhora que fazia a representação de Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.

O curioso é que o Castelo de Lanhoso não foi construído pela vontade de nenhum rei, e sim pelo arcebispo de Braga, justamente para a defesa da sede episcopal. Sua construção se deu por volta de 1071 e foi no reinado de D.Afonso Henriques que o castelo foi sendo melhorado.

Diz a lenda que D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, prendeu no Castelo sua própria mãe, D. Teresa de Leão, isso após a Batalha de São Mamede (1128).

Nós visitamos o Centro de Interpretação que fica na Torre de Menagem. Uma pessoa nos recebeu e nos contou um pouco sobre o passado desta fortaleza militar e também sobre o Monte do Pilar.

Em dias normais, paga-se 1 Euro pela visita.

Castelo de Lanhoso – Roteiro na Mão

Santuário de Nossa Senhora do Pilar

Uma linda Capela junto ao Castelo.

Bem no topo do Monte Pilar, a primeira imagem que surge é a do Santuário de Nossa Senhora do Pilar, um dos tesouros de Póvoa de Lanhoso.

A imagem da Santa que lá se encontra, tem origem no Santuário do Monte do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e foi trazida pelo devoto André da Silva Machado, em 1680.

O Monte do Pilar

É o maior monólito granítico da Península Ibérica.

Com uma vista panorâmica deslumbrante, o Monte do Pilar é uma das principais atrações turísticas da cidade.

O nome “Lanhoso” está relacionado diretamente com as características geológicas, marcadas pela abundância de grandes lajes graníticas.

Aproveite o céu único de Portugal e tire fotos instagramáveis…rsrs

Póvoa de Lanhoso e o Vinho Verde

O carro chefe da cidade está principalmente na produção de vinhos verdes.

A combinação do solo, do clima, das castas regionais, assim como a própria forma de cultivo da vinha, faz do vinho verde de Lanhoso um vinho único e de qualidade indiscutível.

A dica para os amantes dessa bebida dos deuses, é aproveitar o passeio e visitar a Quinta do Minho. Esta Quinta possui uma Adega equipada com as mais altas tecnologias, uma linha de enchimento, um laboratório e um armazém. É possível fazer uma visita completa às vinhas, passando pela adega, pelo laboratório e terminar com uma prova de vinho.

O melhor de Portugal é que todo passeio termina em vinho… Não é mesmo?? 🙂

Museu do Ouro

Infelizmente, devido a COVID, não foi possível visitarmos o Museu do Ouro. Localizado na freguesia de Travassos, esse Museu foi inaugurado em 2001 e é a valorização do trabalho artesanal do ouro.

Muitas atividades, exposições, visitas guiadas e trabalhos com escolas, são realizadas no museu. É realmente de muita importância para a cidade.

As Festas

Eu sempre acho que pra mergulhar de cabeça na cultura de uma região, o melhor que se tem a fazer é assistir de perto a sua maior festa. Aqui em Lanhoso é no mês de março que a cidade prepara-se para festejar a sua cultura e homenagear o seu padroeiro, São José. É uma semana inteira de comemoração, sendo que o principal dia é 19 de março. Para mais detalhes visite o site da Câmara Municipal.

Póvoa de Lanhoso é mais um tesouro do distrito de Braga.


O que não pode faltar no planejamento de sua viagem:

SEGURO VIAGEM

Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.

Eu sempre contrato a World Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.


? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.


? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro