Salamanca – a cidade dourada da Espanha


De tão encantadora e especial, Salamanca se tornou uma das minhas cidades favoritas no mundo.

Salamanca – Roteiro na Mão

Embora pequena, Salamanca tem muito pra se ver, conhecer e aprender. Localizada na região de Castila Y Leon e carinhosamente chamada de “Cidade Dourada” ou “La Ciudad Dorada“, que pelas fotos você entenderá a alcunha.

Catedral Nova de Salamanca - Roteiro na Mão
Catedral Nova de Salamanca – Roteiro na Mão

A primeira vez que visitamos Salamanca foi no carnaval (fevereiro de 2019) e encontramos uma cidade com alguns estudantes e muitos turistas.

Retornamos depois em julho, mês de férias e verão intenso. Quase não vimos estudantes, mas o vaivém de turistas era grande. Esplanadas lotadas e um clima maravilhoso.

Retornamos em final de dezembro e o frio estava de matar. Os pubs e bares noturnos estavam lotados e as ruas vazias, fácil justificar com os -3°C.

Independente da época que visitar Salamanca, encontrará uma cidade dinâmica, alegre e mega acolhedora, o que não pode é deixar de visitá-la.

Salamanca - Roteiro na Mão
Salamanca – Roteiro na Mão

Vamos começar nosso passeio pela Cidade Velha de Salamanca ou “El Casco Antiguo”, como assim é chamada…

Salamanca - Roteiro na Mão
Salamanca – Roteiro na Mâo

A UNIVERSIDADE DE SALAMANCA

Com 800 anos, está entre as Universidade mais antigas da Europa, mais antiga inclusive que a Universidade de Coimbra e Cambridge.

Universidade de Salamanca - Roteiro na Mão
Universidade de Salamanca – Roteiro na Mão

Lenda do Sapo de Salamanca

Já ouviram falar da Lenda do Sapo de Salamanca???

Pois é, escondido entre as várias escultura na fachada da Universidade, está um dos maiores símbolos de Salamanca: um sapo! Segundo a lenda, se você encontrar o sapinho, terá sorte para o resto da vida e um casamento feliz:)

Nós conseguimos encontrar sim, mas com ajuda de um senhor, vendedor de lanternas de sapinhos…rsrsrs

No começo de tudo as aulas aconteciam no Claustro da Catedral e o primeiro edifício construído foi o ESCUELAS MAYORES (a do edifício do sapinho na fachada). Ali ficavam as cadeiras de maior prestígio: Direito, Teologia e Medicina. Em frente a Escuelas Mayores está a estátua dedicada ao ilustre professor Fray Luis de León.

Salamanca - Roteiro na Mão

Com uma fachada em Estilo Plateresco (Renascimento espanhol), encontramos o medalhão dos Reis Católicos, os escudos de Castela e o Império (com uma águia de duas cabeças), também o medalhão de Carlos V. A direita, outro medalhão que representa sua mãe, a rainha Joana I de Castilla.

As ESCUELAS MENORES – uma entrada ao fundo com um belíssimo páteo. Em uma de suas salas fica o Cielo de Salamanca, uma pintura do século XV que representa as constelações do zodíaco.

A UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA DE SALAMANCA

Localizada em frente a Casa de Las Conchas, é uma Instituição de Ensino Privada datada de 1940.

Universidade Pontifícia - Roteiro na Mão
Universidade Pontifícia – Roteiro na Mâo

PLAZA DE ANAYA

Um lugar perfeito para sentar num de seus bancos e admirar os edifícios ao redor.

Plaza de Anaya - Roteiro na Mão
Plaza de Anaya – Roteiro na Mão

Na Plaza de Anaya fica o Palácio de Anaya, que já foi o antigo Colégio San Bartolomeu, fundado no século XV por Diego de Anaya, com o objetivo de ingressar nos estudos os menos favorecidos.

Hoje, onde era o Colégio, está a Faculdade de Filosofia, responsável pelo estudo científico da língua.

Salamanca - Roteiro na Mão
Salamanca – Roteiro na Mão

CASA DE LAS CONCHAS

Um incrível edifício localizado bem em frente a Universidade Pontifícia, muito fácil de encontrar. A Casa de Las Conchas é a maior mostra de arquitetura gótica da Espanha.

Toda diferentona, com muitas conchas encravadas na parede da sua fachada. Agora vem a explicação: Don Rodrigo Arias Maldonado, um alto funcionário do reino, ordenou a construção deste edifício em 1493 e as obras foram finalizadas em 1517.

Casa de Las Conchas - Roteiro na Mão
Casa de Las Conchas – Roteiro na Mão

A explicação por tantas conchas é na verdade um suspense. São duas as versões:

  • Que Dom Rodrigo pertencia a Ordem de Santiago, e as conchas são consideradas um símbolo do Apóstolo Santiago;
  • Que Dom Rodrigo Arias Maldonado quis homenagear a sua esposa, Dona Joana Pimentel, que possui no brasão de seu sobrenome, barras e conchas. As conchas na fachada seriam uma prova de amor.

Existe uma lenda em que há um tesouro escondido embaixo de uma das conchas colocada pelo próprio Maldonado, e que inclusive ele deixou documentado a quantia escondida, mas não a concha.

Casa de Las Conchas - Roteiro na Mão
Casa de Las Conchas – Roteiro na Mão

Hoje a Casa de Las Conchas alberga em seu interior, a Biblioteca Municipal e uma sala de exposições. Todo o páteo é decorado com escudos dos proprietários.

Casa de Las Conchas - Roteiro na Mão
Casa de Las Conchas – Salamanca

CATEDRAL DE SALAMANCA

São duas igrejas: Catedral Velha e a Catedral Nova. São catedrais contíguas.

A Catedral Velha

Construída nos séculos XII e XIII, ela é coberta de arcos pontiagudos e abóbodas com nervuras. A Cúpula ou Torre do Galo é toda coberta de escamas e com um Galo em seu topo.

É uma Catedral belíssima, rica em detalhes e que nos faz perder alguns minutos admirando tudo aquilo, mas acredite, você ficará ainda mais impressionado com seu interior.

Velha Catedral - Roteiro na Mão
Catedral de Salamanca – Roteiro na Mão

A Catedral Nova

A Catedral Nova está anexada a Antiga e começou a ser construída em 1513, mas inaugurada apenas em 1733. Com uma planta retangular composta por três naves e capelas. Sua fachada é incrível e muito rica em detalhes. Uma atenção especial às portas vermelhas, lindas demais!!!

Catedral Salamanca - Roteiro na Mão
Catedral Salamanca – Roteiro na Mão

Os principais eventos de Salamanca sempre giram em torno da Catedral.

Você deve rodear as Catedrais e achar o Patio Chico, o único ponto em que se pode ver as duas grandes catedrais contíguas de Salamanca.

Catedral Salamanca - Roteiro na Mão
Catedral de Salamanca – Roteiro na Mão

Faça um tour guiado pela Catedral Nova, Catedral Velha, Claustro e Salas de Capítulos com guia de áudio incluído. Valor por adulto 6Euros. Compre seu bilhete online.

IGREJA E CONVENTO DE SAN ESTEBAN

Localizados na belíssima Praça do Concílio de Trento. A Igreja de San Esteban é um dos mais importantes exemplares da arquitetura plateresca espanhola.

Igreja de San Esteban - Roteiro  na Mão
Igreja de San Esteban – Roteiro na Mão

Os primeiros prédios foram erguidos entre 1255 e 1256, mas foram derrubados no século XVI para darem lugar às construções atuais.

Igreja de San Esteban - Roteiro na Mão
Igreja de San Esteban – Roteiro na Mão

PLAZA MAYOR

É meu local preferido em Salamanca. É uma das mais belas praças da Europa e considerada a mais bela da Espanha, é simplesmente divina.

Plaza Mayor - Roteiro na Mão
Plaza Mayor – Roteiro na Mão

Arcadas projetadas no século XVIII, são 88 arcos com cafés e bares. Uma atenção especial ao Café Novelty, o café mais antigo de Salamanca (1905) e já foi frequentado por muitos escritores e artistas.

Uma característica única da Plaza Mayor de Salamanca é que seus arcos estão decorados com medalhões esculpidos das figuras mais importantes da Espanha, como o arco de Miguel de Cervantes.

Plaza Mayor - Roteiro na Mão
Plaza Mayor – Roteiro na Mão

Pernoitamos uma noite em Salamanca no verão e foi marcante, ficamos até 2 horas da manhã na Plaza Mayor com muita gente dançando, pessoas deitadas no chão, a praça toda iluminada e um clima perfeito de verão.

Plaza Mayor - Salamanca
Plaza Mayor – Salamanca

A praça fica cheia de gente depois da sesta (o tradicional sono durante o dia na Espanha), parece que todo mundo marcou encontro ali e tudo fica bem animado.

PONTE ENRIQUE ESTEVAN

Um local que também indico para quem tiver um tempinho maior na cidade é visitar a Ponte Enrique Estevan pelo rio Tornes, além da vista espetacular, terás também a oportunidade de conhecer o outro lado de Salamanca, fora do centro histórico. A Ponte foi inaugurada em 1913 e é o verdadeiro cartão-postal de Salamanca.

Ponte San Estevan - Roteiro na Mão
Ponte San Estevan – Roteiro na Mão

MERCADO CENTRAL DE SALAMANCA

Se tem uma coisa que adoro conhecer quando viajo é Mercado Municipal e em Salamanca não poderia ser diferente.

Mercado Central de Salamanca - Roteiro na Mão
Mercado Central de Salamanca – Roteiro na Mão

É o mais antigo mercado da cidade, com 108 anos. Está localizado na “Plaza del Mercado” junto a “Plaza Mayor”. Mais um edifício deslumbrante que merece ser visitado.

VIDA NOTURNA EM SALAMANCA

Em nossa passagem por Salamanca em 30 de dezembro, embora os termômetros marcando -2°C, decidimos conhecer a vida noturna dos Espanhóis e simplesmente amamos. Visitamos vários pubs e bares numa mesma noite e o povo é bastante animado. Provamos várias tapas e “cervezas de grifo”. Na Espanha você pode escolher entre ficar num único bar a noite toda ou fazer como os espanhóis, provar uma tapa em cada bar… foi exatamente o que fizemos.

Pedir cerveja na Espanha é um pouco complicado pra quem não conhece, erramos muito nos primeiros pedidos. Pra te ajudar, aqui vai um mini manual:

  • Cerveza de grifo – chopp
  • Tercio – Long Neck
  • caña – copo de cerveja com 200ml
  • caña doble – copo de cerveja de 400ml
  • Pinta – Copão de 1/2 litro.

Não deixe de provar também o sanduíche com Jamón de Guijuelo, simplesmente divino. Para as tapas, minha dica é o Farinato (salsicha espanhola com ovos), meu preferido.

Se tiver oportunidade, experimente uma noite em Salamanca, ninguém é mais animado que o povo espanhol, é diversão garantida.

Veja os pubs que visitamos:

  • The Liverpool Pub – Calle Obispo Jarrin.
  • Cavern Salamanca – Gran Via
  • St Patrick´s Irish Pub – Calle Obispo Jarrin

E você, já esteve em Salamanca?!! Conte como foi sua passagem por “La Ciudad Dorada”…


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.


? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.


? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:


Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro