Quinta da Regaleira: Um passeio repleto de mistérios
Se tem um passeio imperdível em Sintra, é o Palácio e a Quinta da Regaleira. Nós estivemos lá e agora vamos contar tudo pra você.

Aquela visita que arrepia a espinha…
Falou em Sintra, lembrou em Quinta da Regaleira…(É isso??). Antes de mais nada, meu conselho é que você separe pelo menos duas horas para o passeio, pois menos que isso é provável que você não consiga ver tudo.
Como tudo começou…
Não tem como falar da Quinta da Regaleira sem antes “tentar” conhecer um pouco sobre o seu idealizador…

Antônio Augusto Carvalho Monteiro, um milionário nascido no Rio de Janeiro em 1848 (simmmm, brasileiro) e popularmente conhecido como “Monteiro dos Milhões“. Comprou a Quinta da Regaleira em 1893 e lá investiu sua fortuna vinda do café e de pedras preciosas.
Monteiro dos Milhões era, além de milionário, um Entomólogo, colecionador de conchas (tendo juntado mais de dez mil exemplares), possuía também a primeira coleção de orquídeas que existiu em Portugal, era apaixonado por objetos arqueológicos, relógios, ópera e colecionava livros. Era sua a maior coleção de Camões da época… Além disso, Carvalho Monteiro tinha também a fama de ser ocioso (ah bom…agora ficou tudo mais claro).

A pergunta que não quer calar: O que Monteiro dos Milhões, queria transmitir com a Quinta da Regaleira?
Até hoje são várias as interpretações vindas desse território cênico e imaginário. Em cada canto da Quinta, há uma marca cravada com um significado. São construções enigmáticas, lugares com significados alquímicos como os trazidos pela Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz.
O que se sabe até então é que, Antônio Augusto de Carvalho Monteiro era um homem de uma inteligência ímpar e que sua Quinta está repleta de espiritualidade e, a nós visitantes, cabe apenas a tarefa de contemplarmos tudo aquilo.

Logo na entrada principal retiramos nosso ticket e recebemos um mapa da Quinta, que aliás é fundamental pra se localizar lá dentro, sem ele acho que estaria lá até hoje…rsrs. Prepare a perna pois a caminhada é longa.
O luxuoso Palácio da Regaleira…
Começamos nossa visita pelo Palácio da Regaleira, e nem preciso dizer o quanto impressionados ficamos. O Palácio é o edifício principal do passeio e é incrível a vista que se tem lá de dentro de todo o luxuoso jardim. Sugiro também uma atenção especial às Torres e a Sala dos Reis, fiquei encantada.

Saímos do Palácio e seguimos caminhando pelo Bosque. Observe que quanto mais nos afastamos do Palácio, mais selvagem vai ficando o cenário, claro que tudo isso tem um sentido, nada ali é por mero acaso. Carvalho Monteiro era extremamente culto e foi capaz de transformar símbolos em representação visual.

É muito importante que você estude o local antes da visita, ou então contrate o serviço de guia, isso vai lhe ajudar a não ficar tão perdido e acabar achando tudo meio sem sentido e sem graça. Pra lhe ajudar, acesse o mapa da Quinta da Regaleira.
Visitamos a Capela, o Lago, a Gruta do Labirinto, a Gruta do Oriente e finalmente chegamos no Poço Iniciático…

Afinal de contas, o que é esse misterioso Poço Iniciático??
O que se sabe é que o poço recebeu esse nome pois era usado em rituais de Iniciação à Maçonaria. Fiquei impressionada com esse Poço, com uma escadaria em espiral e sustentada por colunas esculpidas. A escadaria é formada por 9 espaços separados por lanços de 15 degraus cada, fazendo referência à Divina Comédia de Dante. Isso pode representar os 9 círculos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório.

Diz que a medida que vamos descendo os degraus, nos confrontamos com o nosso interior, nossas trevas e nossos temores, e do qual só saímos com a luz do conhecimento superior, simbolizado no fundo do poço pela Cruz Templária. No fundo do poço está embutida em mármore, uma rosa-dos-ventos sobre a cruz templária, que é o brasão de Carvalho Monteiro e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-Cruz.

Chegando ao fundo do poço, encontramos várias ligações ou túneis que nos levam a outros pontos da Quinta, como o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. Por eu ser mega claustrofóbica, não me atrevo a entrar em túneis e por isso saí para o Lago da Cascata, um dos lugares mais bonitos da Regaleira.

Conseguimos contornar toda a Quinta e tiramos inúmeras fotos. É um passeio imperdível para quem visita Sintra.

A Quinta da Regaleira é um lugar para sentir e se impressionar. Embarque nessa viagem e nos conte o que achou.
O que não pode faltar no planejamento de sua viagem:
O SEGURO VIAGEM
Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.
Eu sempre contrato a World Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva
GOSTOU DO POST?
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.
Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.
Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀
Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.
Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.
Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui…
Conheça Nossos Parceiros:
? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.
? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.
? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.
Você também pode gostar de ler: