Quinta da Regaleira: Um passeio repleto de mistérios


Se tem um passeio imperdível em Sintra, é o Palácio e a Quinta da Regaleira. Nós estivemos lá e agora vamos contar tudo pra você.

Quinta da Regaleira - Sintra
Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Aquela visita que arrepia a espinha…

Falou em Sintra, lembrou em Quinta da Regaleira…(É isso??). Antes de mais nada, meu conselho é que você separe pelo menos duas horas para o passeio, pois menos que isso é provável que você não consiga ver tudo.

Como tudo começou…

Não tem como falar da Quinta da Regaleira sem antes “tentar” conhecer um pouco sobre o seu idealizador…

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Antônio Augusto Carvalho Monteiro, um milionário nascido no Rio de Janeiro em 1848 (simmmm, brasileiro) e popularmente conhecido como “Monteiro dos Milhões“. Comprou a Quinta da Regaleira em 1893 e lá investiu sua fortuna vinda do café e de pedras preciosas.

Monteiro dos Milhões era, além de milionário, um Entomólogo, colecionador de conchas (tendo juntado mais de dez mil exemplares), possuía também a primeira coleção de orquídeas que existiu em Portugal, era apaixonado por objetos arqueológicos, relógios, ópera e colecionava livros. Era sua a maior coleção de Camões da época… Além disso, Carvalho Monteiro tinha também a fama de ser ocioso (ah bom…agora ficou tudo mais claro).

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

A pergunta que não quer calar: O que Monteiro dos Milhões, queria transmitir com a Quinta da Regaleira?

Até hoje são várias as interpretações vindas desse território cênico e imaginário. Em cada canto da Quinta, há uma marca cravada com um significado. São construções enigmáticas, lugares com significados alquímicos como os trazidos pela Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz.

O que se sabe até então é que, Antônio Augusto de Carvalho Monteiro era um homem de uma inteligência ímpar e que sua Quinta está repleta de espiritualidade e, a nós visitantes, cabe apenas a tarefa de contemplarmos tudo aquilo.

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Logo na entrada principal retiramos nosso ticket e recebemos um mapa da Quinta, que aliás é fundamental pra se localizar lá dentro, sem ele acho que estaria lá até hoje…rsrs. Prepare a perna pois a caminhada é longa.

O luxuoso Palácio da Regaleira…

Começamos nossa visita pelo Palácio da Regaleira, e nem preciso dizer o quanto impressionados ficamos. O Palácio é o edifício principal do passeio e é incrível a vista que se tem lá de dentro de todo o luxuoso jardim. Sugiro também uma atenção especial às Torres e a Sala dos Reis, fiquei encantada.

Palácio da Regaleira – Roteiro na Mão

Saímos do Palácio e seguimos caminhando pelo Bosque. Observe que quanto mais nos afastamos do Palácio, mais selvagem vai ficando o cenário, claro que tudo isso tem um sentido, nada ali é por mero acaso. Carvalho Monteiro era extremamente culto e foi capaz de transformar símbolos em representação visual.

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

É muito importante que você estude o local antes da visita, ou então contrate o serviço de guia, isso vai lhe ajudar a não ficar tão perdido e acabar achando tudo meio sem sentido e sem graça. Pra lhe ajudar, acesse o mapa da Quinta da Regaleira.

Visitamos a Capela, o Lago, a Gruta do Labirinto, a Gruta do Oriente e finalmente chegamos no Poço Iniciático…

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Afinal de contas, o que é esse misterioso Poço Iniciático??

O que se sabe é que o poço recebeu esse nome pois era usado em rituais de Iniciação à Maçonaria. Fiquei impressionada com esse Poço, com uma escadaria em espiral e sustentada por colunas esculpidas. A escadaria é formada por 9 espaços separados por lanços de 15 degraus cada, fazendo referência à Divina Comédia de Dante. Isso pode representar os 9 círculos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório.

Poço Iniciático – Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Diz que a medida que vamos descendo os degraus, nos confrontamos com o nosso interior, nossas trevas e nossos temores, e do qual só saímos com a luz do conhecimento superior, simbolizado no fundo do poço pela Cruz Templária. No fundo do poço está embutida em mármore, uma rosa-dos-ventos sobre a cruz templária, que é o brasão de Carvalho Monteiro e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-Cruz.

Poço Iniciático – Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Chegando ao fundo do poço, encontramos várias ligações ou túneis que nos levam a outros pontos da Quinta, como o Lago da Cascata e o Poço Imperfeito. Por eu ser mega claustrofóbica, não me atrevo a entrar em túneis e por isso saí para o Lago da Cascata, um dos lugares mais bonitos da Regaleira.

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

Conseguimos contornar toda a Quinta e tiramos inúmeras fotos. É um passeio imperdível para quem visita Sintra.

Quinta da Regaleira – Roteiro na Mão

A Quinta da Regaleira é um lugar para sentir e se impressionar. Embarque nessa viagem e nos conte o que achou.


O que não pode faltar no planejamento de sua viagem:

O SEGURO VIAGEM

Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.

Eu sempre contrato a World Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva


GOSTOU DO POST?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.

? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.

? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares

Igreja e Torre dos Clérigos

13 de outubro de 2019

Estremadura Espanhola

15 de janeiro de 2020

Dollar Tree – tudo por 1 dólar

5 de fevereiro de 2017