Praia da Nazaré – famosa por suas ondas gigantes
Paisagens incríveis, a praia da Nazaré é famosa por suas ondas gigantes. Praia tranquila de um lado do morro e de ondas gigantes do outro lado. Uma vila acolhedora e perfeita pra se hospedar e aproveitar também para visitar várias cidades no entorno.

Quem já ouviu falar da Praia de Nazaré e da maior onda surfada do mundo?

A Lenda de Nazaré
Começo este post contando um pouco sobre a Lenda de Nazaré (sim, Nazaré também tem uma lenda).
No século XII, um guerreiro nobre português caçava perto de suas terras no litoral. De repente avistou um veado e passou a persegui-lo. O veado se dirigiu para o topo de uma falésia e foi quando o guerreiro se deu conta do perigo que estava correndo à beira de um precipício.
O corajoso caçador, olhou para o lado e avistou uma gruta, gruta essa que venerava a imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus. Rogou então, em voz alta: Senhora, Valei-me!!. De imediato o seu cavalo parou, fincando as patas no penedo rochoso suspenso sobre o vazio, salvando-se assim o cavaleiro e seu cavalo de uma queda de mais de cem metros.

O guerreiro desceu à gruta para agradecer a graça alcançada, em seguida mandou construir uma capela naquele lugar, em memória do milagre. Na construção da capela, os pedreiros encontraram um cofre em marfim contendo algumas relíquias e um pergaminho que relatava a história da pequena imagem esculpida em madeira, representando a Santíssima Virgem Maria sentada num banco amamentando o Menino Jesus.
A capela, desde então, passou a ser procurada por inúmeros peregrinos que vinham de longe movidos pela fé.

Em 1377, o rei D. Fernando, devido ao número de peregrinos que se deslocavam para ali, mandou construir uma igreja perto da capela para a qual foi transferida a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, nome que surgiu de seu local de origem.
A sagrada imagem até os dias de hoje pode ser vista na capela-mor da igreja.

A Estátua de Surfista com Cabeça de Veado
Conhecendo a lenda fica mais fácil entender alguns sinais espalhados pela cidade, como por exemplo a estátua “Veado” com a prancha de surf.
Uma estátua gigante medindo 6 metros de altura e pesando 10 toneladas que representa a ligação entre o Milagre da Nazaré e a Onda da Praia do Norte.
A estátua fica na estrada para o Forte de São Miguel Arcanjo, no Sítio da Nazaré.

Eu divido Nazaré em 3 partes: Praia de Nazaré (parte baixa da cidade), Sítio da Nazaré (parte alta da cidade) e a Praia do Norte.
Vamos começar então pelo Sítio da Nazaré no alto da montanha, onde segundo a lenda, foi o local onde o cavaleiro foi salvo por Nossa Senhora de Nazaré.
SÍTIO DA NAZARÉ
O acesso ao Sítio pode ser a pé por uma escada, de carro ou pelo ascensor da Nazaré, que foi como fizemos.
São 318m de subida e com uma vista show. . . Pagamos 2,90 Euros ida e volta.

Alguns lugares imperdíveis no Sítio em Nazaré: o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, o Forte de São Miguel Arcanjo, o Miradouro do Suberco e a Ermida da Memória.
Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
É uma igreja belíssima que atrai grandes romarias anuais (8 de setembro) por estar com a imagem original de Nossa Senhora da Nazaré.
Forte de São Miguel Arcanjo
Também conhecido como Forte da Nazaré, foi construído primeiramente para a defesa da enseada dos ataques dos piratas argelinos, marroquinos e holandeses, em 1577.
Sobreviveu também as invasões francesas em 1811. Em 1903 foi mandado construir um farol para apoio aos pescadores e hoje o mirante é ponto de visitação para os turistas, inclusive para acompanhar os surfistas que desafiam as ondas gigantes.
O Miradouro do Suberco
Local de parada obrigatória e com uma câmera na mão, claro. A vista é cinematográfica e o Miradouro está a 110 m acima do mar. De cima podemos avistar toda a Praia de Nazaré e também as várias casas brancas com telhados laranja, simplesmente divino.


A Ermida da Memória
É a Capela erguida em 1182 por D.Fuas Roupinho, depois do episódio da Lenda da Nazaré.
A Capela é pequena mas muito linda, toda decorada com azulejos azul e branco.
PRAIA DE NAZARÉ

Descendo para a parte baixa chegamos na Praia da Nazaré, um bairro da cidade de Nazaré e atualmente uma das praia mais concorrida no verão português.

Nossa passagem pela vila foi no mês de julho, em pleno verão. Encontramos uma praia repleta de turistas e o areal com inúmeras cabanas coloridas, todas alinhadas e grudadas umas as outras.
O aluguel de uma cabana nos custou 7 Euros pelo dia todo. É uma ótima opção pra curtir a praia com uma sombrinha.

Nos chamou atenção também as mulheres vestidas com o traje tradicional das 7 saias.
São várias as explicações para esse traje: uns dizem que representa os 7 dias da semana; as sete ondas do mar; as sete virtudes… enfim, ninguém explica ao certo. O que se sabe realmente é que as várias saias das mulheres de Nazaré estão relacionadas com a vida no mar.
É uma tradição nazarena e que vai sendo passada de geração para geração.

Aqui em Nazaré tem também a tradição da “secagem do peixe“. Dizem ter surgido com a necessidade de conservar o peixe para os dias de escassez (tem sentido). Por toda a orla encontramos vários estendais com peixes secando e senhoras vendendo aos turistas.
Ao passarmos em frente uma barraca, uma senhora apontou para o peixe e para uma moeda de 1Euro. Fiquei curiosa e comprei um saquinho. O peixe é o carapau, adorei.

Encontramos também as famosas “Viúvas Portuguesas”, senhoras que se vestem todas de preto após a perda do marido e pelo resto de suas vidas. Você irá encontrá-las por toda cidade, nas varandas , caminhando pelas ruas ou mesmo sentadas em grupos nas calçadas.

Nós almoçamos na orla da praia. São várias as opções de restaurantes e muitas lanchonetes e sorveterias.

PRAIA DO NORTE
Conhecida mundialmente por suas ondas gigantes formadas pelo fenômeno “Canhão de Nazaré“.
É um local fantástico com uma beleza única. São inúmeras dunas que preservam a vegetação original, deixando o ambiente um tanto quanto selvagem.

Se você pretende ver as famosas ondas gigantes da Nazaré, é bom que saiba que elas não estão sempre lá, só se formam no outono e inverno. Também dependem exclusivamente das tempestades em alto mar, que essas lhe tragam grandes ondulações.
Se estiver pela redondeza, clique neste link e veja a previsão detalhada do estado do mar e vento na Praia do Nazaré.

Nossa experiência em Nazaré foi realmente marcante. Estávamos em 12 pessoas e 3 motorhomes, seguíamos por um roteiro por Portugal e Espanha. Clique aqui e veja nosso roteiro completo de motorhome.
Nossa parada em Nazaré era pra ser de apenas 1 dia inteiro. Diante de tanto pra se ver e conhecer, acabamos pernoitando na Praia do Norte, numa espécie de camping selvagem. Era o mar, a luz apenas dos motorhomes e 12 pessoas jogando conversa fora, tomando vinho e apreciando aquele momento que era único.


Não deixe de incluir Nazaré em seu roteiro por Portugal, é uma vila apaixonante 😀
E você, já esteve em Nazaré? Tem alguma situação que queira compartilhar com a gente?
Gostou do post?
Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Teremos imenso prazer em lhe retornar:)
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; acesse um dos links abaixo e faça sua cotação e reserva.
Você não vai pagar nada a mais por reservar por aqui e ainda estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂
Obrigadaaaa!!!!
Nossos Parceiros:
? Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com
? Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads
? Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars