Cascais – a Riviera Portuguesa


Adoro cidades fáceis de serem visitadas e Cascais foi perfeita, caminhando conseguimos percorrer os principais pontos desta charmosa vila considerada a “Riviera Portuguesa”.

Agora você irá entender porque tantos estrangeiros escolhem Cascais como o destino perfeito para passar as férias e até morar.

Cascais - Roteiro na Mão
Cascais – Roteiro na Mão

Além de estar a apenas 30Km de Lisboa, Cascais tem praias belíssimas, uma variedade imensa de comércio, qualidade de vida indiscutível e o clima ameno durante todo o ano. Isso tudo faz desta vila o cartão-postal de Portugal e um dos principais destinos de estrangeiros no país.

Visitamos Cascais pela primeira vez no verão e nos deparamos com praias lotadas e muitos turistas circulando pelo “paredão”.

Cascais - Roteiro na Mão
Cascais – Roteiro na Mão

Um calçadão de quase 3Km que eles chamam de “paredão” , liga a orla de Cascais a de Estoril. Todas as praias contam com estrutura de chuveiros, banheiros públicos e algumas oferecem também aluguel de cadeiras e guarda-sóis.

Cascais - Roteiro na Mão
Cascais – Roteiro na Mão

AS PRAIAS

Pelo paredão, você consegue caminhar por toda orla.

  • Praia da Duquesa e Praia da Conceição

Nós começamos nossa caminhada pela Praia da Duquesa e Praia da Conceição, que são interligadas e próximas da Estação de Trem.

São bastante concorridas no verão e somente chegando cedo pra se conseguir um lugar ao sol. Com águas calmas e perfeitas para a prática de Stand-Up paddle.

Praia da Conceição - Roteiro na Mão
Praia da Conceição – Roteiro na Mão

Na Praia da Conceição tem uma capelinha erguida em honra a Nossa Senhora da Conceição.

A praia está localizada bem na Vila de Cascais e fica entre o Chalet Faial e o Hotel Albatroz, onde começa o “paredão”.

Praia da Conceição - Roteiro na Mão
Praia da Conceição – Roteiro na Mão
  • Praia da Rainha

É uma praia bem pequena e super concorrida no verão. Ela é toda protegida por rochedos e contam que esse era o principal fator que ajudava na segurança da Família Real. É isso mesmo, D.Amélia, a última rainha de Portugal, frequentava esta praia.

A Praia da Rainha fica bem no centro de Cascais e é perfeita pra sentar em um dos vários bancos espalhados e admirar o mar.

Praia da Rainha - Roteiro na Mão
Praia da Rainha – Roteiro na Mão
  • Praia da Ribeira

Próxima praia depois da Praia da Rainha e também localizada no Centro Histórico. É tradicionalmente uma praia de pescadores que dispõe de um cais onde as embarcações descarregam o pescado que abastece a cidade.

Cascais - Roteiro na Mão
Cascais – Roteiro na Mão
  • Praia de Santa Marta

A mais famosa de Cascais, também possui águas calmas e é onde está o antigo farol, cartão postal da Vila. É também na Praia de Santa Marta que fica o antigo Palácio que hoje é o Museu Condes de Castro Guimarães.

No areal desta praia encontramos uma esplanada com vista para a Ponta de Santa Marta e também a Marina, com os restaurantes e bares mais concorridos de Cascais.

  • Praia do Guincho

Fica um pouco mais afastada e atrai muitos turistas praticantes de esportes aquáticos, por conta das águas calmas.

Se estiver de carro não deixe de seguir pela Estrada do Guincho, considerada uma das mais belas vias do país. Aproveite a viagem e suba até Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Ali você irá se deparar com uma vista surreal da Serra de Sintra e de toda a costa… Vale a pena dar uma esticadinha!

Praia da Duquesa - Roteiro na Mão
Praia da Duquesa – Roteiro na Mão

O CENTRO HISTÓRICO DE CASCAIS

O centro histórico de Cascais é pequeno, nada comparado ao de Braga, mas é bastante charmoso, com muito comércio, restaurantes e artistas de rua. A Rua Frederico Arouca é a principal rua de pedestre de Cascais, com muitas opções de lojas e também local perfeito para compra de souvenirs.

Centro Histórico Cascais - Roteiro na Mão
Centro Histórico Cascais – Roteiro na Mão

O que não falta em Cascais são bons restaurantes com especialidades em frutos do mar.

Centro Histórico - Cascais
Centro Histórico – Cascais

Pare para uma foto no Palácio Seixas, atualmente Clube dos Oficiais da Marinha, ao lado do belíssimo Villa Cascais Guesthouse, uma casa aristocrática do século XIX.

Palácio Seixas - Roteiro na Mão
Palácio Seixas – Roteiro na Mão

Além do Centro Histórico e das belas praias, não deixe de conhecer a famosa “Boca do Inferno“, uma formação rochosa que parece uma caverna a céu aberto. São várias as justificativas do nome horrível deste lugar tão lindo, e uma delas é o buraco na rocha que lembra uma boca e o barulho assustador que faz toda vez que bate uma onda… O visual é incrível e vai lhe render muitas fotos.

Boca do Inferno - Roteiro na Mão
Boca do Inferno – Roteiro na Mão

Você pode perfeitamente ir caminhando do centro histórico até a Boca do Inferno, a distância é curta, em torno de 1,5Km.

Boca do Inferno - Roteiro na Mão
Boca do Inferno – Roteiro na Mão

COMO CHEGAR EM CASCAIS

Estávamos de motorhome e vindo de Caldas da Rainha, onde pernoitamos. O percurso levou em torno de 1 hora.

Se estiver hospedado em Lisboa, pode perfeitamente aproveitar e fazer um bate-volta, e a forma mais prática é de comboio (na minha opinião). O comboio parte de meia em meia hora da Estação Cais do Sodré em Lisboa e para na Estação de Cascais. O percurso leva em torno de 40 minutos.

Chalet Faial - Roteiro na Mão
Chalet Faial – Roteiro na Mão
Cascais - Roteiro na Mão
Cascais – Roteiro na Mão

DICAS PARA CAMPISTAS:

  • Parque Cascais – Av Pedro Álvares Cabral, 2750, Cascais – Uma curta caminhada até a Boca do Inferno.
  • Parking Praia Guincho – N-247 – Cascais .

Outros lugares de Portugal que você irá gostar também:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO