Madrid – o que visitar na capital espanhola.


Vimos em Madrid o encontro do antigo e do moderno numa das mais fantásticas disposições que já conhecemos.

Madrid
Madrid – Roteiro na Mão

Chegamos em Madrid no dia 30 de dezembro de 2019. Pela data já dá pra imaginar o que encontramos, né? Muita gente na rua e uma cidade toda iluminada, a verdadeira “Cidade Luz”.

Alguém me explica que cidade é essa??? Foi mesmo amor a primeira vista…

Fiquei impressionada com a arquitetura, acho que foi o que mais me chamou a atenção. Todos aqueles edifícios altos iluminados, misturando o contemporâneo com o neoclássico (amo) e de quebra também o barroco. Não existe ali um estilo arquitetônico único e não pense em algo desordenado, é tudo muito casado e perfeito.

Madrid é daquelas cidades com muita coisa pra ver e fazer. No entanto, ficou muita coisa pra trás, por pura falta de tempo. Precisamos voltar urgente…

Dos pontos turísticos que visitamos:

Plaza Mayor

Nossa primeira visita foi à Plaza Mayor. Linda, imponente e absurdamente grande. Em formato retangular e rodeada de edifícios de três pisos. São 129 metros de comprimento e 94 de largura (pesquisei) e 237 varandas com vista para a Plaza… Fantástico!!

Em todo o seu entorno e entre uma arcada e outra encontramos várias lojas e restaurantes tradicionais.

Plaza Mayor
Madrid – Roteiro na Mão

Por conta do dia (antevéspera de ano novo) tivemos dificuldade para circular por ali, estava completamente lotada por conta do famoso Mercado de Natal, com inúmeras barracas montadas em toda a praça. O que vendiam?? De tudo, desde comida até urso de pelúcia. Entretanto, não posso negar que estava bastante animado.

Puerta Del Sol

Adorei conhecer… aqui está o centro emblemático da cidade. É da Puerta del Sol que partem as principais e mais históricas ruas e avenidas de Madrid.

Madrid – Roteiro na Mão

Uma Plaza em formato oval e com vários elementos famosos:

  • Relógio da Casa dos Correios, é conhecido em toda a Espanha por ser o lugar onde se emitem as badaladas de fim de ano, desde 1962. Aqui que o povo se reúne todos os 31 de dezembro, pra comer as doze uvas tradicionais.
Puerta del Sol
Madrid – Roteiro na Mão
  • Estátua do Urso e do Medronheiro, é o ponto de encontro dos turistas. Não se trata de uma estátua qualquer, é o símbolo da cidade de Madrid. Datada de 1967 pelo escultor Antônio Navarro Santafé, a estátua representa os símbolos do escudo de Madrid: um medronheiro e um urso agarrado a ele. Não foi fácil conseguir chegar perto da estátua, era surreal o número de turistas.
O Urso e o Medronheiro
Madrid – Roteiro na Mão
  • A Placa do Quilômetro Zero. Demos de cara com tantos turistas em volta que não conseguimos fazer nossa foto com os pés na Placa. O Quilômetro Zero foi estabelecido neste ponto durante o século XVIII, ali seria o ponto central de toda a Península Ibérica. Acontece que depois de muitos anos descobriram que na verdade o ponto Zero está a 10Km de Madrid. Isso é o que menos importa, o que interessa mesmo é que todo bom turista que se preze e que passou por Madrid, precisa tirar sua “foto lembrança” ali onde está marcado: QUILÔMETRO ZERO.
  • Estátua de Carlos III . Localizada bem no centro da Plaza Puerta del Sol. É uma estátua relativamente moderna (1993), onde a Câmara Municipal quis prestar uma homenagem ao rei que foi considerado o melhor autarca de Madrid, devido as inúmeras melhorias que a cidade recebeu durante seu reinado.

Estrategicamente localizada, a Puerta Del Sol é a passagem obrigatória para todos que visitam a capital espanhola.

Gran Vía

Agora vamos falar da Gran Via, uma das avenidas mais emblemáticas da cidade.

Quando dei de cara com a Gran Via eu me assustei, uma avenida larga, colorida, repleta de lojas de grife, hotéis e restaurantes e mega badalada. Dizem que a Gran Via está para Madrid como a 5ª Avenida está para New York.

Muitos luminosos, muita gente circulando, carros pra todos os lados, Outdoors… Se tiver oportunidade não deixe de visitar a Primark, é a maior da Espanha e uma das maiores do mundo. Fiquei impressionada com a beleza e tamanho da loja, vale a pena conhecer.

Calle de Alcalá

É uma das principais avenidas de Madrid. Ela tem início na Puerta del Sol e é uma avenida bastante larga e arborizada. Além disso, é também a mais longa, são 10 Km de extensão. Na minha opinião os mais lindos edifícios estão ali. São os principais bancos e instituições financeiras da cidade, o Ministério do Tesouro espanhol, prédios construídos entre os séculos XVIII e início do século XX. Nós caminhamos até o Palácio de Cibeles, que agora conto a seguir.

Calle de Alcalla
Madrid – Roteiro na Mão

Palácio de Cibeles

Sensacional e com certeza o mais bonito de Madrid. O Palácio de Cibeles fica no cruzamento entre o Paseo del Prado e a Calle Alcalá e em frente a Plaza de Cibeles, o local mais representativo de Madrid.

O Palácio de Cibeles foi construído entre 1905 e 1917. É sede da Câmara Municipal e também abriga um Centro de Turismo, uma cafetaria, o restaurante Colección Cibeles e a antiga Capela do Palácio. Uma outra atração interessante para o turista é visitar o Miradouro de Madrid, localizado na torre do palácio e com uma vista linda da cidade.

Palácio de Cibelles
Madrid – Roteiro na Mão

Visitamos o Palácio à noite e na véspera de ano novo, logo, encontramos tudo fechado. No entanto, recebemos o edifício todo iluminado e lindo demais. Foi um presente.

Fonte de Cibeles

Bem em frente o Palácio de Cibeles, fica a fonte de mesmo nome. A Fonte representa a deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por leões.

É na Fonte de Cibeles que ocorrem as celebrações do Real Madrid e da Seleção Espanhola de Futebol e Basquete. Além disso, é um dos monumentos mais representativos de Madrid.

Fonte de Cibelles
Madrid – Roteiro na Mão

Plaza de Oriente

Localizada no Centro Histórico de Madrid e na lateral do Palácio Real. É uma Praça linda demais e está repleta de esculturas. Bem no centro da Praça fica a estátua de Felipe IV montado num cavalo. Em conclusão, achei a mais bonita das esculturas.

Madrid
Madrid – Roteiro na Mão

Também é possível encontrar esculturas de 20 Reis espanhois feitos de calcário.

O Jardim também é digno de realeza. Datado de 1941, conta com muitas flores e esculturas de plantas, tudo muito bem cuidado.

Se tiver oportunidade não deixe de sentar em um dos cafés que rodeiam a Praça, ou mesmo provar umas tapas num de seus bares espalhados por toda a cidade.

Plaza de Oriente
Madrid – Roteiro na Mão

Palácio Real de Madrid

É um dos maiores palácios da Europa Ocidental. É simplesmente divino. Residência oficial dos Reis da Espanha desde 1561, quando Madrid se tornou a capital do país.

Palácio Real de Madrid
Madrid – Roteiro na Mão

Por conta da data o Palácio se encontrava fechado, acabamos não tendo acesso ao seu interior. As fotos externas nos deixaram com gostinho de quero mais e teremos que voltar o mais breve possível.

Aqui em Madrid também acontece a Troca de Guarda. É possível assisti-la às quartas-feiras às 11horas da manhã, entre os meses de outubro e julho.

A Operadora Civitatis, tem uma visita guiada ao Palácio, com 1 hora e meia de duração, guia espanhol e entrada sem filas. Leia mais aqui.

Catedral da Nossa Senhora de Almudena

É o principal Templo Católico da capital espanhola. É uma das Catedrais mais lindas que já visitamos. Localizada bem em frente ao Palácio Real.

Sua fachada junta elementos góticos e barrocos e foi a única Catedral espanhola consagrada pelo Papa João Paulo II.

Madrid
Madrid – Roteiro na Mão

A entrada à Catedral é gratuita, porém uma doação de 1 Euro é pedida para a manutenção da Igreja. Funciona de segunda a domingo das 9horas às 20h30.

Guia Prático para planejar sua viagem:

HOSPEDAGEM

Nós nos hospedamos em Três Cantos, um município situado 23Km de Madrid. Foi a melhor coisa que fizemos, nosso hotel (Holiday Inn Tres Cantos) possui uma estação de trem bem ao lado, o que nos poupou de trânsito, estacionamentos caros e tempo perdido. Nosso carro ficou no estacionamento do hotel e só nos deslocamos de trem.

Encontre aqui a melhor hospedagem e melhor custo para sua viagem a Madrid – RESERVA DE HOTÉIS.

SEGURO VIAGEM

Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.

Eu sempre contrato a World Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva

.

ALUGUEL DE CARRO

Aproveite e alugue um carro para visitar as cidades próximas à Madrid, como Toledo, Salamanca, Ávila, Valencia, Segovia e tantas outras.

A RentCars tem sempre o melhor preço. Clique aqui e faça seu orçamento.

Gostou do post?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão.

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Qualquer dúvida é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar.

Muito obrigada, adorei ter você por aqui S2.

Não deixe de nos seguir no INSTAGRAM e curtir todas as nossas viagens em tempo real! Estamos também no TikTok e também com muitas novidades por aqui


Conheça Nossos Parceiros:

? Reserve seu Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento no Booking. A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuíto. Faça aqui seu orçamento.

? Contrate seu Seguro Viagem com a World Nomads. Viagem com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas. Faça aqui seu orçamento.

? Alugue um carro com a RentCars – parcele em até 12 vezes e pague em Reais. Faça aqui seu orçamento.


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

1 comentário

  • Rafaela
    5 de fevereiro de 2021 at 20:31

    Oi, gostaria de saber sobre o transporte em Madrid. Funciona bem? É seguro de noite? Vale a pena alugar um carro?

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares

Igreja e Torre dos Clérigos

13 de outubro de 2019

Estremadura Espanhola

15 de janeiro de 2020

Dollar Tree – tudo por 1 dólar

5 de fevereiro de 2017