Monsanto – A mais bela Aldeia de Portugal
Já da estrada a Aldeia impressiona. Monsanto fica na encosta de um monte conhecido como o “Cabeço de Monsanto”, um cenário incrível.

O dia estava bastante fechado, chegou até a garoar (os moradores disseram que é raro acontecer) e o vento estava realmente forte. De longe Monsanto já impressionava, erguida na encosta de uma colina, a aldeia parecia suspensa no ar.
Estacionamos o carro no Miradouro da Praça dos Canhões, bem na entrada da Aldeia.

Assim que começamos nossa caminhada já de cara percebemos que era um lugar diferente de tudo o que já tínhamos visto até então. Conforme subíamos, nos deparávamos com enormes rochas, muitas até parecem estar flutuando, como se a qualquer momento tudo aquilo fosse rolar pra cima de você.
Como aquelas pedras imensas foram parar ali?

Monsanto existe desde D.Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, porém há muitos vestígios dos povos bárbaros e árabes como prova de que habitaram também a região.

A Aldeia mais Portuguesa de Portugal
Ganhou em 1938 o título de “A Aldeia mais Portuguesa de Portugal” e como representação do título, a Aldeia recebeu o Galo de Prata que você pode ver sua réplica na Torre de Lucano, um dos principais monumentos de Monsanto, do sec.XV.
Hoje Monsanto tem em torno de 800 habitantes.

Todas as casas são construídas em pedras e vão se encaixando e se moldando por entre as enormes rochas do local.
Fiquei imaginando como os moradores suportam o inverno, embora tenha percebido a chaminé da lareira em quase todas as casas. De qualquer forma, em meio a tantas pedras, imagino que tudo fica bem gelada. A vantagem fica mesmo com o verão, onde a temperatura pode chegar aos 37ºC e as pedras devem refrescar.

A casa de Fernando Namora
Já aviso que caminhar por Monsanto é um desafio constante, mas uma montanha-russa de emoções, a cada momento uma paisagem inesperada. Encontramos a casa que viveu Fernando Namora, médico e escritor português, inclusive era nesta casa que o médico atendia os moradores da aldeia.

Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador
Continuando nossa caminhada, passamos pelo Pelourinho e também pela Igrejas Matriz. Uma linda igreja maneirista e barroca. Um templo da época do século XV/XVI.
A Pedra da Paciência
Bem próximo a casa de Fernando Namora, nos deparamos com uma placa apontando para o “Banco da Paciência”, é uma pedra bem de frente a Casa da Câmara e a cadeia. A história que contam é que o povo ficava por horas sentados nessa pedra enquanto aguardava pelo seu processo ou mesmo para a visita de presos. Dizem que a espera era tão longa que passaram a chamar a pedra de “Pedra da Paciência“…

Ainda subindo, demos de cara com uma gruta bem pequena, entramos pra conhecer e é bem impressionante ver as rochas gigantescas que formaram a gruta. Vale a pena visitar.

Lá seguíamos nós… acabaram as ruas de pedra e só nos restou uma subida íngreme em meio a muita vegetação. A cidade ficando cada vez mais distante dos nossos olhos.
Esteja com calçado apropriado para a caminhada pois a subida ao Castelo é bem longa, eu estava com uma bota de couro e passei um certo perrengue.

Castelo de Monsanto
Chegada ao Castelo e o visual mais que compensador.
D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal), conquista Monsanto e em 1165 faz sua doação à Ordem dos Templários, que foram os responsáveis por edificar o Castelo.
Erguido na costa de 758 metros acima do nível do mar e com muralhas reforçadas por diversas torres. Mais a frente encontramos a Torre de Menagem, denominada Torre da Atalaia. No mesmo espaço existe ainda a cisterna, as escadas (intactas) de acesso ao caminho no topo dos muros e as ruínas da Capela de Nossa Senhora do Castelo.
As ruínas do castelo são ainda palco da festa de Santa Cruz que ocorre todos os anos no mês de Maio.

Monsanto foi uma descoberta incrível!! Se perder por suas ruas estreitas, cafés super acolhedores, artesanato impecável e sem dúvida as casas em pedras e por entre pedras… o ponto alto do passeio.

A capacidade de Portugal em manter suas raízes é algo impressionante, ali nada se perde com o passar dos anos. Sempre digo que somos os felizardos que podemos viajar no tempo a cada cantinho visitado.
Visite Monsanto! Explore as Aldeias de Portugal!
Guia Prático para planejar sua viagem:
SEGURO VIAGEM
Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.
Eu sempre contrato a Word Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva
Gostou do post?
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.
Os valores cobrados diretamente no site dos nossos parceiros, é exatamente o mesmo valor através daqui, e desta forma você estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂
Muito boa sorte e sucesso em sua busca…
Muito obrigada!!!
Saiba que qualquer dúvida ou ajuda que venha a precisar, é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar… 😀
Nossos Parceiros:
? Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com
? Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads
? Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars
Você também vai gostar de ler: