Estação Porto São Bento


Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Construída no início do século XX onde antes era o Convento de São Bento da Ave-Maria, a Estação São Bento é uma das estações ferroviárias mais visitadas de Portugal. Começou a funcionar oficialmente em 1916.

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Enquanto conta a história de Portugal, os azulejos azuis e brancos decoram a Estação Porto São Bento. São 20.000 azulejos colocados do chão ao teto em mais de 550m².

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Ainda no hall da estação, bem lá no topo, há um desenho colorido que é dedicado à evolução dos transportes de Portugal e a chegada do comboio.

Olhando pra cima vemos as inscrições Minho e Douro, que são os mais importantes rios da região.

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

O edifício em forma de U, tem influência francesa e foi desenhado pelo arquiteto portuense José Marque da Silva.

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Curiosidade: No local onde foi construída a estação São Bento, existia o Convento de São Bento de Avé-Maria que acabou sendo demolido para a construção da estação, porém, contam que no convento viviam as freiras beneditinas e que em algumas noites, ainda hoje, é possível ouvir as rezas das freiras pelos corredores da estação…

Habituada a ser cenário de filmes e séries, as vezes a Estação também se transforma em palco de show.

Em 2001, a revista Travel+Leisure nomeou a Estação São Bento como uma das 16 estações mais bonitas do mundo, junto com à Gare du Nord de Paris, a S.Pancras de Londres e a estação Atocha de Madrid.

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

Viajar de trem pela Europa é o roteiro favorito da grande maioria dos turistas e só não é mais explorada devido ao alto preço das passagens, porém em Portugal esse cenário não é tão assustador assim, volta e meia aparecem promoções imperdíveis. Infelizmente a rede de Portugal não cobre todo o país, mas tem caminhos lindíssimos.

Todos os meses cerca de um milhão de pessoas utiliza a Estação Ferroviária Porto São Bento como ponto de partida e chegada, seja em viagens de lazer ou mesmo trabalho…

Roteiro na Mão – Estação Porto São Bento

 Agora, mesmo que não esteja com uma viagem de trem agendada, não deixe de conhecer a Estação São Bento no Porto, você vai ficar encantado.

Agora conte pra gente, já conhece a Estação? Não conhece? Tem alguma dúvida ? Fique à vontade para comentar que nós teremos o maios prazer em lhe responder.

Veja também no Porto:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO