Badajoz

Estremadura Espanhola


A Estremadura é uma antiga região da Península Ibérica, agora dividida entre Espanha e Portugal. Neste post conto como foi nossa passagem pela região da Estremadura Espanhola.

Badajoz
Badajoz – Estremadura – Roteiro na Mão

Para localização geográfica, a Estremadura Espanhola faz fronteira a oeste com Portugal, a norte com Castilla Y Leon, a leste com Castilla la Mancha e a sul com Andaluzia.

Estávamos numa viagem de motorhome por Portugal e Espanha e escolhemos esta região da Espanha simplesmente pela paixão pelas cidades medievais. Foi uma experiência incrível, gostamos tanto que pretendemos voltar logo.

Mérida é a capital dessa região e Cáceres e Badajoz são as províncias.

BADAJOZ

Nossa primeira parada foi em Badajos, vínhamos de Lisboa e levamos em torno de 2 horas e meia de viagem.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Estremadura – Roteiro na Mão

Badajoz possui o maior patrimônio árabe de toda a Estremadura, uma cidade do século IX e muito importante ao longo da história.

Chegamos e seguimos direto para a Alcazaba, datada do século IX, é a parte mais antiga da cidade. A Alcazaba de Badajoz foi utilizada como fortaleza e hoje é sede universitária.

Se quiser assistir a um pôr do sol incrível, o mirante da Alcazaba é o local perfeito, dali conseguimos ver também uma boa parte da cidade.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Estremadura – Roteiro na Mão

Depois seguimos direto para a Plaza Alta, a maior e principal praça da cidade. Dizem que era na própria Plaza Alta que se realizavam os mercados da Idade Média.

O que nos impressionou muito foi a pintura ao estilo mudéjar (elementos decorativos de influência islâmica) com cores variadas, bem diferente das outras praças que visitamos na Espanha. Rodeada por esplanadas e perfeita para saborear umas tapas no fim do dia.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Estremadura – Roteiro na Mão

Saímos em busca de um lugar para o pernoite em Badajoz e acabamos nos deparando com um dos lugares mais bonitos da cidade, a Ponte de Palmas, que junto com a Torre de Espantaperros, são os monumentos mais representativos de Badajoz.

A Ponte de Palmas foi a primeira a ser construída na cidade, para a passagem pelo rio Guadiana. Sua finalização se deu em meados do século XV. Entretanto, foi remodelada ao longo do tempo, já que a força do Guadiana a destruiu por várias vezes.

Posso dizer que a Ponte é simplesmente belíssima, toda em arcos romanos. Uma ponte com ar de romantismo e perfeita para muitas fotos.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Estremadura – Roteiro na Mão

Nosso pernoite foi bem ali, num camping de motorhome, na margem direita do Rio Guadiana, ao lado do belíssimo parque que envolve a Ponte de Palmas. Jantamos no El Muelle del Guadiana, um bar muito gostoso dentro do parque. Nosso cardápio foi regado a muitas tapas.

Ainda em Badajoz, fique atento as casas do século XV, as belíssimas Casas Mudéjares.

MÉRIDA

Saímos de Badajoz e seguimos para Mérida, nossa próxima parada. É a capital da região da Estremadura.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Estremadura – Roteiro na Mão

Já havia lido sobre Mérida e o desejo de visitá-la era bem antigo.

Ficou fácil entender porque a cidade faz parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A apenas 300 Km de Lisboa e distante 68Km de Badajoz. Emerita Augusta, como era chamada, foi fundada pelo imperador Romano Octavio Augusto no Sec. I a.C. e até hoje é possível encontrarmos vestígios romanos por toda a cidade.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Estremadura – Roteiro na Mão

Para mergulhar na história de Mérida, é necessário adquirir o bilhete passe que lhe dará acesso aos principais monumentos: Teatro e Anfiteatro Romanos, Alcáçova Árabe, Circo Romano, Cripta da Basílica de Santa Eulália, Conjunto Arqueológico Morería e Casa del Mítrio.

O bilhete completo custa 15 Euros adulto e 7,5 Euros criança e estudante.

Por falta de tempo, visitamos somente o Teatro e o Anfiteatro de Mérida e já valeu uma viagem no tempo.

Pagamos 12 Euros por pessoa, para conhecermos somente o Teatro e Anfiteatro de Mérida.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Estremadura – Roteiro na Mão

Teatro Romano de Mérida

É realmente impressionante. Inaugurado entre os anos 16 e 15 a.C, é um dos mais relevantes monumentos da cidade. Está muito bem conservado e é bem sinalizado. É como entrar num filme de gladiadores, vale muito a pena.

Desde 1933 recebe o Festival de Teatro Clássico.

Teatro Romano de Mérida - Roteiro na Mão
Teatro Romano de Mérida – Roteiro na Mão

Anfiteatro de Mérida

Erguido no século 8 a.C, o Anfiteatro já foi palco de espetáculos com gladiadores, as caças de feras e lutas entre animais selvagens. As prisões, as escadarias de acesso à arena, os arcos… tudo muito preservado e bastante impressionante.

Tanto o Teatro quanto o Anfiteatro, são os pontos altos da visita à Mérida.

Anfiteatro - Merida - Roteiro na Mão
Anfiteatro – Mérida – Roteiro na Mão

O centro histórico da cidade é também passagem obrigatória, no entanto, fique atento ao horário da sesta que vai das 14 às 17 horas (mais ou menos), entre esses horários a cidade está toda fechada.

Mérida nos conquistou em todos os sentidos, desde as ruínas romanas que impressionam, até as ruas e o comércio. É uma ótima escolha para um fim de semana.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Roteiro na Mão

A Ponte Romana sobre o rio Guadiana é também um passeio imperdível. São quase 800 metros de comprimento. Da ponte é possível avistarmos a Alcáçova de Mérida, que faz parte do conjunto arqueológico da cidade. A Alcáçova é o único edifício muçulmano que se conservou até os dias de hoje.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Roteiro na Mão

Para um tour mais rico e sem perder nada, comece seu passeio pelo Posto de Turismo e retire seu mapinha de toda a cidade com os principais pontos a serem visitados.

CÁCERES

Saímos de Mérida com destino à Cáceres, mais uma cidade da região da Estremadura Espanhola. Distante 70Km de Mérida.

Como já estava quase anoitecendo fomos direto em busca de um lugar para o pernoite.

Plaza Mayor - Caceres - Roteiro na Mão
Plaza Mayor – Cáceres – Roteiro na Mão

Cáceres, mais uma pitoresca e histórica cidade espanhola. Posso dizer que das 3 cidade que visitamos da Estremadura Espanhola, Cáceres foi a que mais me impressionou.

Começamos nosso passeio pela Plaza Mayor e com um clima quente de verão e férias, não preciso dizer que encontramos esplanadas lotadas.

Uma praça sem qualquer luxo, mas muito acolhedora.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Subimos para a parte histórica e logo nos deparamos com a igreja do Ermita e la Paz, também com a Torre de Bujaco, que dentre as mais de 30 Torres do período árabe, é a mais popular. Logo à frente fica o Arco de La Estrella e também o Palácio Episcopal dos séculos XIII – XVII.

Da Plaza Mayor já subimos para as muralhas. O encanto de Cáceres está em se perder pelas Calles, muralhas e Torres, é lindo demais. Só pra terem uma ideia, a cidade de Cáceres serviu de cenário para a série Game of Thrones e não podia ser outra.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Chegamos na Praça de Santa Maria onde fica a Concatedral de mesmo nome, o principal templo católico da cidade, datada do século XIII-XVI.

A partir da Praça da Catedral, subimos pela Cuenca de la Compañia, uma verdadeira viagem no tempo. Nos deparamos com o Palácio de Los Golfines de Abajo, um Museu que recria uma casa da nobreza de Cáceres.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Outro Palácio a ser visitado é o Palácio Episcopal, localizado na Plaza de Santa Maria. Dentro do palácio há um pátio com arcadas e vários brasões.

Alguns palácios de Cáceres foram transformados em hotéis de luxo, como o Palácio de Oquendo, do século XVI. Hoje o Palácio é o NH Collection Cáceres Palácio de Oquendo e está localizado na Plaza San Juan.

Cáceres - Roteiro na Mão
Concatedral de Santa Maria – Cáceres – Roteiro na Mão

Continue seu passeio por Cáceres, caminhe até o antigo muro árabe e fique de olho nas torres e terraços históricos, com certeza irá encontrar alguns ninhos de cegonhas.

Algumas jóias da Espanha acabam passando despercebidas pelos turistas e este post é justamente pra mostrar que além das grandes cidades espanholas, a região da Estremadura é também muito rica e autêntica.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Nossa viagem de motorohome pela Estremadura Espanhola valeu muito, foi uma descoberta incrível e uma verdadeira viagem no tempo.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

DICA: muito cuidado para visitar esta região no verão, as temperaturas são absurdamente altas, podendo chegar a 40°C. Digo por experiência própria, foi justamente em julho que viajamos pela Estremadura Espanhola e pegamos dias muito quentes e secos. Procure andar sempre com uma garrafa de água na mão pra não estragar o passeio.

Você já esteve nesta região da Espanha? Conte aqui como foi sua experiência…:D


Gostou do post?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

O valor cobrado diretamente no site dos nossos parceiros, é exatamente o mesmo valor através daqui, e desta forma você estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂

Muito boa sorte e sucesso em sua busca… 😀

Muito obrigada!!!

Saiba que qualquer dúvida ou ajuda que venha a precisar, é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar…


Nossos Parceiros:

? Faça aqui seu orçamento de hospedagemHotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com

? Faça aqui sua cotação de Seguro ViagemSeguro de Viagem com a Word Nomads

? Faça aqui sua cotação de aluguel de carroAlugue seu carro com a RentCars


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares