Estremadura Espanhola


A Estremadura é uma antiga região da Península Ibérica, agora dividida entre Espanha e Portugal. Neste post conto como foi nossa passagem pela região da Estremadura Espanhola.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Roteiro na Mão

Para localização geográfica, a Estremadura Espanhola faz fronteira a oeste com Portugal, a norte com Castilla Y Leon, a leste com Castilla la Mancha e a sul com Andaluzia.

Estávamos numa viagem de motorhome por Portugal e Espanha e escolhemos esta região da Espanha simplesmente pela paixão pelas cidades medievais e foi uma experiência incrível, gostamos tanto que pretendemos voltar logo.

Mérida é a capital dessa região e Cáceres e Badajoz são as províncias.

BADAJOZ

Nossa primeira parada foi em Badajos, vínhamos de Lisboa e levamos em torno de 2 horas e meia de viagem de viagem.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Roteiro na Mão

Badajoz possui o maior patrimônio árabe de toda a Estremadura, uma cidade do século IX e muito importante ao longo da história.

Chegamos e seguimos direto para a Alcazaba, datada do século IX, é a parte mais antiga da cidade. A Alcazaba de Badajoz foi utilizada como fortaleza e hoje é sede universitária.

Se quiser assistir a um pôr do sol incrível, o mirante da Alcazaba é o local perfeito, dali conseguimos ver também uma boa parte da cidade.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Roteiro na Mão

Depois seguimos direto para a Plaza Alta, a maior e principal praça da cidade. Dizem que era na própria Plaza Alta que se realizavam os mercados da Idade Média.

O que nos impressionou muito foi a pintura ao estilo mudéjar (elementos decorativos de influência islâmica) com cores diferentes, bem diferente das outras praças que visitamos na Espanha. Rodeada por esplanadas e perfeita para saborear umas tapas no fim do dia.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Roteiro na Mão

Saímos em busca de um lugar para o pernoite em Badajoz e acabamos nos deparando com um dos lugares mais bonitos da cidade, a Ponte de Palmas, que junto com a Torre de Espantaperros, são os monumentos mais representativos da cidade.

A Ponte de Palmas foi a primeira a ser construída em Badajoz para a passagem pelo rio Guadiana. Sua finalização se deu em meados do século XV. Foi remodelado ao longo do tempo já que a força do Guadiana a destruiu por várias vezes. Posso dizer que a Ponte é simplesmente belíssima, toda em arcos romanos. Uma ponte com ar de romantismo e perfeita para muitas fotos.

Badajoz - Roteiro na Mão
Badajoz – Roteiro na Mão

Nosso pernoite foi bem ali, num camping de motorhome na margem direita do Rio Guadiana, ao lado do belíssimo parque que envolve a Ponte de Palmas.Jantamos no El Muelle del Guadiana, um delicioso bar dentro do parque e com tapas maravilhosas e atendimento impecável.

Ainda em Badajoz, fique atento as casas do século XV, as belíssimas Casas Mudéjares.

MÉRIDA

Saímos de Badajoz e seguimos para Mérida, nossa próxima parada. É a capital da região da Estremadura.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Roteiro na Mão

Já havia lido sobre Mérida e o desejo de conhecer já era antigo. Você vai entender facilmente porque a cidade faz parte do Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A apenas 300 Km de Lisboa e distante 68Km de Badajoz, Emerita Augusta,como era chamada, foi fundada pelo imperador Romano Octavio Augusto no Sec. I a.C. e até hoje é possível encontrarmos vestígios romanos por toda a cidade.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Roteiro na Mão

Para mergulhar na história de Mérida, é necessário adquirir o bilhete passe que lhe dará acesso aos principais monumentos: Teatro e Anfiteatro Romanos, Alcáçova Árabe, Circo Romano, Cripta da Basílica de Santa Eulália, Conjunto Arqueológico Morería e Casa del Mítrio. O bilhete completo custa 15 Euros adulto e 7,5 Euros criança e estudante. Por falta de tempo, visitamos somente o Teatro e o Anfiteatro de Mérida e já valeu uma viagem no tempo.

O valor do ingresso somente para o Teatro e o Anfiteatro é 12 Euros.

Mérida - Roteiro na Mão
Praça de Roma – Mérida – Roteiro na Mão

Teatro Romano de Mérida

É realmente impressionante. Inaugurado entre os anos 16 e 15 a.C, é um dos mais relevantes monumentos da cidade. Desde 1933 recebe o Festival de Teatro Clássico. Está muito bem conservado e é bem sinalizado. É como entrar num filme de gladiadores, vale muito a pena.

Teatro Romano de Mérida - Roteiro na Mão
Teatro Romano de Mérida – Roteiro na Mão

Anfiteatro de Mérida

Erguido no século 8 a.C, o Anfiteatro já foi palco de espetáculos com gladiadores, as caças de feras e lutas entre animais selvagens. As prisões, as escadarias de acesso à arena, os arcos… tudo muito preservado e bastante impressionante.

Tanto o Teatro quanto o Anfiteatro, são os pontos altos da visita a Mérida.

Anfiteatro - Merida - Roteiro na Mão
Anfiteatro – Mérida – Roteiro na Mão

O centro histórico da cidade é também passagem obrigatória, mas fique atento ao horário da sesta que vai das 14 às 17 horas (mais ou menos), entre esses horários a cidade está toda fechada.

As ruas estreitas, muito comércio e edifícios romanos… o centro histórico de Mérida é muito bonito.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Roteiro na Mão

A ponte romana sobre o rio Guadiana é também um passeio imperdível. São quase 800 metros de comprimento e dali avistamos a Alcáçova de Mérida que faz parte do conjunto arqueológico da cidade. A Alcáçova é o único edifício muçulmano que se conservou até os dias de hoje.

Mérida - Roteiro na Mão
Mérida – Roteiro na Mão

Para um tour mais rico e sem perder nada, comece seu passeio pelo Posto de Turismo e retire seu mapinha de toda a cidade com os principais pontos a serem visitados.

CÁCERES

Saímos de Mérida com destino à Cáceres, distante 70Km uma da outra. Como já estava quase anoitecendo fomos direto em busca de um lugar para o pernoite.

Plaza Mayor - Caceres - Roteiro na Mão
Plaza Mayor – Cáceres – Roteiro na Mão

Cáceres, mais uma pitoresca e histórica cidade espanhola. Posso dizer que das 3 cidade que visitamos da Estremadura Espanhola, Cáceres foi a que mais me impressionou.

Começamos nosso passeio pela Plaza Mayor e nos deparamos com esplanadas bastante cheias. Uma praça sem qualquer luxo, mas muito acolhedora. Não fica precisamente dentro da cidade amuralhada mas aconselho se dirigir ao posto de turismo e já retirar seu mapinha com o roteiro pelo centro histórico. É também na Praça que fica a Câmara Municipal.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Subimos para a parte histórica e logo nos deparamos com a igreja do Ermita e la Paz e também com a Torre de Bujaco que dentre as mais de 30 Torres do período árabe, a Torre de Bujaco é a mais popular. Logo à frente fica o Arco de La Estrella e também o Palácio Episcopal dos séculos XIII – XVII.

Da Plaza Mayor já subimos para as muralhas. O encanto de Cáceres está em se perder pelas Calles, muralhas e Torres, é lindo demais. Só pra terem uma ideia, a cidade de Cáceres serviu de cenário para a série Game of Thrones e realmente tem tudo a ver.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Chegamos na Praça de Santa Maria onde fica a Concatedral de mesmo nome, o principal templo católico da cidade, datada do século XIII-XVI.

A partir da Praça da Catedral subimos pela Cuenca de la Compañia, uma verdadeira viagem no tempo. Nos deparamos com o Palácio de Los Golfines de Abajo, um Museu que recria uma casa da nobreza de Cáceres.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Outro Palácio a ser visitado é o Palácio Episcopal de Cáceres, localizado na Plaza de Santa Maria. Dentro do palácio há um pátio com arcadas e vários brasões. Hoje alguns palácios de Cáceres foram transformados em hotéis de luxo, como por exemplo o Palácio de Oquendo do século XVI que hoje funciona como NH Collection Cáceres Palácio de Oquendo e está localizado na Plaza San Juan.

Cáceres - Roteiro na Mão
Concatedral de Santa Maria – Cáceres – Roteiro na Mão

Continue seu passeio por Cáceres, caminhe até o antigo muro árabe e fique de olho nas torres e terraços históricos que com certeza irá encontrar alguns ninhos de cegonhas.

Algumas jóias da Espanha acabam passando despercebidas pelos turistas e este post é justamente pra mostrar que além das grandes cidades espanholas, a região da Estremadura é também muito rica e autêntica.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

Nossa viagem de motorohome pela Estremadura Espanhola valeu muito, foi uma descoberta incrível e uma verdadeira viagem no tempo.

Cáceres - Roteiro na Mão
Cáceres – Roteiro na Mão

DICA: muito cuidado para visitar esta região no verão, as temperaturas são absurdamente altas, podendo chegar a 40°C. Digo isso por experiência própria pois foi justamente em julho que viajamos pela Estremadura Espanhola e pegamos dias muito quentes e secos. Procure andar sempre com uma garrafa de água na mão pra não estragar o passeio.

Você já esteve nesta região da Espanha? Conte aqui como foi sua experiência…

Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO