Coimbra – a cidade dos estudantes


Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Com certeza em nenhuma outra cidade de Portugal se respira tanto as tradições acadêmicas. Quando falamos em Coimbra lembramos da Universidade, conhecida mundialmente e a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa.

Em nossa viagem de motorhome por Portugal não podíamos passar reto por Coimbra, embora fosse julho ( mês de férias), fizemos questão de entrar e passarmos um dia naquela cidade que acumula tanta história.

Entramos em Coimbra e já nos deparamos com o famoso rio Mondego, um dos mais importantes rios de Portugal e que também é conhecido por sua água medicinal, águas que curam doenças de pele.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Seguimos direto para a Universidade e lá estava eu, com um frio na barriga de finalmente estar conhecendo a tão famosa Universidade de Coimbra. Fundada em 1290 por D.Diniz e classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013. A lista de escritores e poetas que por ali passaram é grande: Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós, Gregório de Matos… por ai vai.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

A Universidade de Coimbra é uma universidade pública, está organizada em oito faculdades e oferece todos os graus acadêmicos em Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física. São mais de 25 mil alunos.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Logo na subida, caminho para a Universidade, nos deparamos com o Aqueduto de São Sebastião ou Arcos do Jardim como é chamado. Esse aqueduto foi construído em 1570 para abastecer de água a Alta da cidade. Para sua construção foi aproveitado o resto de um aqueduto romano.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Estacionamos o motorhome e seguimos caminhando. Logo nos deparamos com alguns poucos estudantes vestidos no belíssimo traje acadêmico de Portugal e vendendo souvenirs confeccionados por eles. Não podíamos deixar de comprar e aproveitamos também para algumas fotos.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Bem próximo ao aqueduto fica a escadaria que nos leva à Universidade, as Escadas Monumentais.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Chegamos num complexo onde está a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Letras, o Departamento de Física e Química e a Biblioteca Geral. Passamos pelo Largo D.Dinis onde está a imensa estátua de D.Dinis, colocada ali em 1943.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Seguindo mais à frente entramos na parte antiga da Universidade de Coimbra, não tem como errar, logo você irá avistar a “Porta Férrea” . A partir dali você entra no Paço das Escolas, um conjunto arquitetônico onde fica o núcleo histórico da Universidade.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

É ao redor do Paço das Escolas que ficam a Universidade de Direito, a Torre, a Biblioteca Joanina, A Capela de São Miguel e a Via Latina. No centro do Paço vemos a estátua de D. João III.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Paço Real, hoje chamado de Paço das Escolas. Foi o primeiro Paço Real do país e aqui nasceram 6 dos 9 Reis de Portugal da Primeira Dinastia.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Torre dos Relógios, são 4 relógios e o que está virado para o rio Mondego é chamado pelos alunos de “Cabra”. O relógio toca de manhã para chamar para as aulas e no fim da tarde para mandar os calouros pra casa. Segundo D. João III : “sem relógio não haveria ordem“. É permitida a subida à Torre pelo valor de 2 Euros. São 200 degraus e bem apertados, nada indicado para os claustrofóbicos como eu.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

A Biblioteca Joanina conta com um acervo com cerca de 56 mil livros, sendo em sua maioria originais. A Biblioteca abre a cada 20 minutos e é somente permitido a entrada de no máximo 60 pessoas a cada abertura. Lembrando que a biblioteca não pode ser fotografada. É considerada uma das mais bonitas do mundo.

No subsolo da biblioteca está a Prisão Acadêmica que, até 1834, os estudantes eram regidos por um código de conduta próprio e em caso de desobediência eram condenados a um ou dois dias de prisão.

A Capela de São Miguel é simplesmente divina e a visita é obrigatória. É na Capela que celebram as missas dominicais e também onde realizam casamentos para membros da comunidade universitária.

A Via Latina, fica logo a direita quando se passa pela Porta Férrea. É na verdade a imensa varanda da fachada principal do antigo Paço Real. Seu nome vem do Latim, língua oficial do ensino na Universidade até 1772, quando se instituiu o Português como língua oficial. Sua escadaria é até hoje o local onde são realizadas as fotos de curso na colocação das Fitas na pasta acadêmica. É na Via Latina que acontecem todos os encontros comemorativos que aliás os universitários de Coimbra levam as tradições bastante a sério, como a anual Queima das Fitas (maior festa acadêmica da Europa) e o uso do traje acadêmico (as capas pretas que inspiraram na criação de Harry Potter).

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Você precisa de ingresso para a visitação dos lugares acima mencionados e esse ingresso você pode adquirir na Biblioteca Central. São vários os programas oferecidos e o mais procurado é o “Programa 1 – Do Paço ao Colégio”, é o Programa mais completo e inclui a visita ao Paço Real (Sala das Armas, Sala dos Capelos e ainda a sala do Exame Privado), Capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina, Prisão Acadêmica e a visita à Galeria de História Natural (século XVIII).

O valor do ingresso para o Programa 1 = 12,50 Euros.

A PARTE BAIXA DE COIMBRA

A Universidade fica na parte Alta da cidade. Já na parte Baixa, considerada o centro de Coimbra, encontramos o comércio, muitas lojas e restaurantes. Com ruas estreitas tipicamente portuguesas, um verdadeiro convite para caminhadas.

Do outro lado do Rio Mondego visitamos a Quinta das Lágrimas.

Quem conhece a história de amor de Inês de Castro e D. Pedro?

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Conhecida como a mais arrebatadora história de amor portuguesa, era assim chamada a história de D.Pedro I e Inês de Castro. Inês era a dama de companhia da esposa de D. Pedro I , D. Constança Manuel. Apesar de seu casamento, D.Pedro marcava encontros românticos com Inês nos jardins da Quinta das Lágrimas. Com a morte de D. Constança em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com Inês de Castro.

Esse romance provocou a reprovação da Corte e do povo, foi então que o rei D.Afonso IV (pai de D.Pedro), mandou assassinar Inês em 1355.

Pedro nunca perdoou seu pai pelo assassinato da amada e quando finalmente assumiu o trono em 1357, D. Pedro mandou prender e matar todos os assassinos de Inês, arrancando-lhes o coração.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Mais tarde D. Pedro impôs o reconhecimento de Inês como Rainha de Portugal, foi então que em 1360 ordenou trazer o corpo de Inês, de Coimbra para o Mosteiro de Alcobaça. Ali ele ordenou que fossem construídos dois túmulos, para que pudesse descansar para sempre ao lado de sua amada. Assim ficou imortalizada em pedra a mais linda história de amor de Portugal.

A Quinta das Lágrimas é um lugar silencioso e parece cheio de mistério. Conta a lenda que no local onde Inês foi morta, nasceu uma fonte cujas águas têm origem das suas lágrimas.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

O ingresso para a Quinta das Lágrimas custa 2,50Euros.

Coimbra é muito mais que uma cidade universitária, é uma imersão na história de Portugal.

E você, já esteve em Coimbra? Conte-nos como foi sua experiência…

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO