Coimbra – a cidade dos estudantes
Bem nas margens do rio Mondego, Coimbra é famosa por sua universidade.

Com certeza em nenhuma outra cidade de Portugal se respira tanto as tradições acadêmicas. Quando falamos em Coimbra lembramos logo da Universidade, conhecida mundialmente e a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa.
Sou fascinada pelas tradições acadêmicas de Portugal, as Serenatas, os trajes, a queima das fitas… e conhecer Coimbra era um sonho antigo.
Entramos em Coimbra e já nos deparamos com o famoso rio Mondego, um dos mais importantes rios de Portugal, também conhecido por sua água medicinal, que dizem curar doenças de pele.

A Universidade de Coimbra
Fundada em 1290 por D.Diniz e classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013. A lista de escritores e poetas que por ali passaram é grande: Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós, Gregório de Matos… por ai vai.

A Universidade de Coimbra é uma universidade pública, está organizada em oito faculdades e oferece todos os graus acadêmicos em Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física. São mais de 25 mil alunos.

Aqueduto de São Sebastião ou Arcos do Jardim
Logo na subida para a Universidade, nos deparamos com o Aqueduto de São Sebastião ou Arcos do Jardim, como é chamado. Esse aqueduto foi construído em 1570 para abastecer de água a Alta da cidade. Para sua construção foi aproveitado o resto de um aqueduto romano.
Impossível passar despercebido, o aqueduto tem cerca de 1 Km e é um ex-libris da cidade que não se pode perder.

Estacionamos o motorhome e seguimos caminhando. Encontramos com alguns poucos estudantes vestidos no belíssimo traje acadêmico de Portugal e vendendo souvenirs confeccionados por eles. Claro que compramos e aproveitamos também para a selfie.

Bem próximo ao aqueduto fica a escadaria que nos leva à Universidade, as Escadas Monumentais.

Largo D. Dinis
Chegamos num complexo onde está a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Letras, o Departamento de Física e Química e a Biblioteca Geral.
No Largo D. Dinis demos de cara com a estátua do primeiro rei de Portugal, ali desde 1943.

Porta Férrea
Seguindo mais à frente entramos na parte antiga da Universidade de Coimbra, não tem como errar, logo você irá avistar a “Porta Férrea”. Mais alguns passos e você já está no Paço das Escolas, um conjunto arquitetônico onde fica o núcleo histórico da Universidade.

É ao redor do Paço das Escolas que estão: a Universidade de Direito, a Torre, a Biblioteca Joanina, A Capela de São Miguel e a Via Latina. No centro do Paço vemos a estátua de D. João III.

Paço Real
Hoje chamado de Paço das Escolas. Foi o primeiro Paço Real do país e aqui nasceram 6 dos 9 Reis de Portugal da Primeira Dinastia.

Torre dos Relógios
São 4 relógios e o que está virado para o rio Mondego é chamado pelos alunos de “Cabra”. O relógio toca de manhã para chamar para as aulas e no fim da tarde para mandar os calouros pra casa. Segundo D. João III : “sem relógio não haveria ordem“. É permitida a subida à Torre pelo valor de 2 Euros. São 200 degraus e bem apertados, nada indicado para os claustrofóbicos como eu.

A Biblioteca Joanina
Considerada uma das mais bonitas do mundo e com um acervo com cerca de 56 mil livros, sendo em sua maioria originais. A Biblioteca abre a cada 20 minutos e é somente permitido a entrada de no máximo 60 pessoas a cada abertura. Lembrando que a biblioteca não pode ser fotografada.
No subsolo da biblioteca está a Prisão Acadêmica, onde até 1834, os estudantes eram regidos por um código de conduta próprio e em caso de desobediência eram condenados a um ou dois dias de prisão.
A Capela de São Miguel
É a Capela onde são celebradas as missas dominicais e também onde realizam casamentos para membros da comunidade universitária.
A Via Latina
Fica logo a direita quando se passa pela Porta Férrea. É na verdade a imensa varanda da fachada principal do antigo Paço Real. Seu nome vem do Latim, língua oficial do ensino na Universidade até 1772, quando se instituiu o Português como língua oficial.
Sua escadaria é até hoje o local onde são realizadas as fotos de curso na colocação das Fitas na pasta acadêmica e também o local de todos os encontros comemorativos. Os universitários de Coimbra e de todo Portugal, levam bastante a sério as tradições.

Você precisa de ingresso para a visitação dos lugares acima mencionados e esse ingresso você pode adquirir na Biblioteca Central.
Vários os programas oferecidos, sendo o mais procurado o “Programa 1 – Do Paço ao Colégio”, inclui a visita ao Paço Real (Sala das Armas, Sala dos Capelos e ainda a sala do Exame Privado), Capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina, Prisão Acadêmica e a visita à Galeria de História Natural (século XVIII).
O valor do ingresso para o Programa 1 = 12,50 Euros.
Coimbra não é só a Universidade, a cidade é belíssima e há muito pra se fazer e conhecer, mas ficará para um próximo post.
Guia Prático para planejar sua viagem:
SEGURO VIAGEM
Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.
Eu sempre contrato a Word Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva
Gostou do post?
O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.
Os valores cobrados diretamente no site dos nossos parceiros, é exatamente o mesmo valor através daqui, e desta forma você estará ajudando o blog a se manter no ar
Muito boa sorte e sucesso na sua busca… e muito obrigada!!!
Saiba que qualquer dúvida ou ajuda que venha a precisar, é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar… 😀
Nossos Parceiros:
Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com
Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads
Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars