Coimbra – a cidade dos estudantes


Bem nas margens do rio Mondego, Coimbra é famosa por sua universidade.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Com certeza em nenhuma outra cidade de Portugal se respira tanto as tradições acadêmicas. Quando falamos em Coimbra lembramos logo da Universidade, conhecida mundialmente e a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa.

Sou fascinada pelas tradições acadêmicas de Portugal, as Serenatas, os trajes, a queima das fitas… e conhecer Coimbra era um sonho antigo.

Entramos em Coimbra e já nos deparamos com o famoso rio Mondego, um dos mais importantes rios de Portugal, também conhecido por sua água medicinal, que dizem curar doenças de pele.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

A Universidade de Coimbra

Fundada em 1290 por D.Diniz e classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013. A lista de escritores e poetas que por ali passaram é grande: Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós, Gregório de Matos… por ai vai.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

A Universidade de Coimbra é uma universidade pública, está organizada em oito faculdades e oferece todos os graus acadêmicos em Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física. São mais de 25 mil alunos.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Aqueduto de São Sebastião ou Arcos do Jardim

Logo na subida para a Universidade, nos deparamos com o Aqueduto de São Sebastião ou Arcos do Jardim, como é chamado. Esse aqueduto foi construído em 1570 para abastecer de água a Alta da cidade. Para sua construção foi aproveitado o resto de um aqueduto romano.

Impossível passar despercebido, o aqueduto tem cerca de 1 Km e é um ex-libris da cidade que não se pode perder.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Estacionamos o motorhome e seguimos caminhando. Encontramos com alguns poucos estudantes vestidos no belíssimo traje acadêmico de Portugal e vendendo souvenirs confeccionados por eles. Claro que compramos e aproveitamos também para a selfie.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Bem próximo ao aqueduto fica a escadaria que nos leva à Universidade, as Escadas Monumentais.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Largo D. Dinis

Chegamos num complexo onde está a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Letras, o Departamento de Física e Química e a Biblioteca Geral.

No Largo D. Dinis demos de cara com a estátua do primeiro rei de Portugal, ali desde 1943.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Porta Férrea

Seguindo mais à frente entramos na parte antiga da Universidade de Coimbra, não tem como errar, logo você irá avistar a “Porta Férrea”. Mais alguns passos e você já está no Paço das Escolas, um conjunto arquitetônico onde fica o núcleo histórico da Universidade.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

É ao redor do Paço das Escolas que estão: a Universidade de Direito, a Torre, a Biblioteca Joanina, A Capela de São Miguel e a Via Latina. No centro do Paço vemos a estátua de D. João III.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Paço Real

Hoje chamado de Paço das Escolas. Foi o primeiro Paço Real do país e aqui nasceram 6 dos 9 Reis de Portugal da Primeira Dinastia.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Torre dos Relógios

São 4 relógios e o que está virado para o rio Mondego é chamado pelos alunos de “Cabra”. O relógio toca de manhã para chamar para as aulas e no fim da tarde para mandar os calouros pra casa. Segundo D. João III : “sem relógio não haveria ordem“. É permitida a subida à Torre pelo valor de 2 Euros. São 200 degraus e bem apertados, nada indicado para os claustrofóbicos como eu.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

A Biblioteca Joanina

Considerada uma das mais bonitas do mundo e com um acervo com cerca de 56 mil livros, sendo em sua maioria originais. A Biblioteca abre a cada 20 minutos e é somente permitido a entrada de no máximo 60 pessoas a cada abertura. Lembrando que a biblioteca não pode ser fotografada.

No subsolo da biblioteca está a Prisão Acadêmica, onde até 1834, os estudantes eram regidos por um código de conduta próprio e em caso de desobediência eram condenados a um ou dois dias de prisão.

A Capela de São Miguel

É a Capela onde são celebradas as missas dominicais e também onde realizam casamentos para membros da comunidade universitária.

A Via Latina

Fica logo a direita quando se passa pela Porta Férrea. É na verdade a imensa varanda da fachada principal do antigo Paço Real. Seu nome vem do Latim, língua oficial do ensino na Universidade até 1772, quando se instituiu o Português como língua oficial.

Sua escadaria é até hoje o local onde são realizadas as fotos de curso na colocação das Fitas na pasta acadêmica e também o local de todos os encontros comemorativos. Os universitários de Coimbra e de todo Portugal, levam bastante a sério as tradições.

Coimbra - Roteiro na Mão
Coimbra – Roteiro na Mão

Você precisa de ingresso para a visitação dos lugares acima mencionados e esse ingresso você pode adquirir na Biblioteca Central.

Vários os programas oferecidos, sendo o mais procurado o “Programa 1 – Do Paço ao Colégio”, inclui a visita ao Paço Real (Sala das Armas, Sala dos Capelos e ainda a sala do Exame Privado), Capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina, Prisão Acadêmica e a visita à Galeria de História Natural (século XVIII).

O valor do ingresso para o Programa 1 = 12,50 Euros.

Coimbra não é só a Universidade, a cidade é belíssima e há muito pra se fazer e conhecer, mas ficará para um próximo post.


Guia Prático para planejar sua viagem:

SEGURO VIAGEM

Nunca viaje sem contratar um Seguro Viagem, além de ser OBRIGATÓRIO na Europa e em muitos outros países, é também a garantia de uma viagem sem imprevistos.

Eu sempre contrato a Word Nomads. Pra mim, é o mais completo Seguro do mercado. Clique aqui e faça o seu orçamento e reserva


Gostou do post?

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; é só você acessar um dos links abaixo e fazer sua cotação e reserva.

Os valores cobrados diretamente no site dos nossos parceiros, é exatamente o mesmo valor através daqui, e desta forma você estará ajudando o blog a se manter no ar 

Muito boa sorte e sucesso na sua busca… e muito obrigada!!!

Saiba que qualquer dúvida ou ajuda que venha a precisar, é só nos enviar uma mensagem que teremos imenso prazer em lhe ajudar… 😀


Nossos Parceiros:

Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com

Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads

Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro