Igreja do Carmo e dos Carmelitas


Roteiro na Mão – Igreja do Carmo e dos Carmelitas

Também conhecidas como as” Igrejas Gêmeas“, são dois edifícios construídos um ao lado do outro. Localizadas bem no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua do Carmo, na cidade do Porto. Olhando de frente elas parecem uma só igreja mas as histórias são bem diferentes.

Veja aqui : Conhecendo o Porto em 1 dia.

Roteiro na Mão – Igreja do Carmo e dos Carmelitas

Pra quem olha de frente: a da esquerda é a Igreja das Carmelitas ou Igreja dos Carmelitas Descalços, construída entre 1616 e 1628. Possui em sua entrada 3 nichos com as imagens de São José, Santa Teresa de Jesus e Nossa Senhora do Carmo (ao centro).

Ao lado direito fica a Igreja do Carmo, em estilo barroco-rococó, foi construída bem mais tarde, entre 1756 e 1768. Toda a sua lateral está revestida por painéis de azulejos com motivos alusivos a fundação da Ordem Carmelita.

É bastante interessante pois olhando de frente para as duas Igrejas é possível perceber a evolução da arquitetura portuguesa entre os séculos XVII e XVIII (não é o meu caso…rsrs), mas isso para os historiadores de arquitetura.

Impossível passar despercebido aos olhares dos milhares de turistas que por ali circulam, uma obra impactante e que precisa ser visitada.

O conjunto foi classificado como Monumento Nacional em maio de 2013.

Roteiro na Mão – Igreja dos Carmelitas

O interior das igrejas também é um espetáculo à parte, a talha dourada, o órgão, as pinturas, é tudo muito bonito.

Roteiro na Mão – Igreja do Carmo

A Casa Escondida

Olhe de frente para as duas igrejas, veja que elas estão separadas por uma pequena construção, é a famosa Casa Escondida. Com um pouco mais de um metro de largura, a Casa Escondida foi construída devido a uma lei que proibia a construção de uma igreja ao lado da outra. Leia aqui o post A Casa Escondida.

Informações importantes:

Endereço: Rua do Carmo, 1 – Porto / Portugal – Tel: 222 050 279

Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro

Mais Populares