Igreja e Torre dos Clérigos


Roteiro na Mão – Igreja dos Clérigos

Monumento mais emblemático da cidade do Porto. Construída entre 1735 e 1748 em estilo Barroco onde a Igreja e a Torre estão unidas pela Casa da Irmandade, que desde 2014 está aberta ao público.

O conjunto arquitetônico Clérigos é formado por uma Igreja, uma Torre e um Museu, classificados como Monumento Nacional em 1910.

Veja aqui: Conhecendo o Porto em 1 dia.

O Museu

É um regresso ao passado onde se tem a oportunidade de percorrer espaços, que em tempos, foram privados e destinados ao quotidiano da Irmandade dos Clérigos.

Roteiro na Mão – Museu dos Clérigos

A Igreja

A doação de um terreno permitiu a Irmandade dos Clérigos construir Igreja Própria.O projeto de autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni foi aprovado pela Irmandade em 1731 mas a edificação da Igreja foi dada como concluída somente em 1749.

Roteiro na Mão – Igreja dos Clérigos

A Torre

Em 1753, também a pedido da Irmandade dos Clérigos, o arquiteto Nicolau Nasoni apresentou o projeto de uma torre sineira. Foi então que em 1763 estava pronta a mais alta e bela torre do país. Com uma cruz de ferro em seu topo e a imagem de São Paulo no nicho em cima da porta.

Roteiro na Mão – Torre dos Clérigos

A Torre tem mais de 75 metros de altura, permite a visita até seu topo e para isso o visitante deverá subir 225 degraus para ter a vista mais deslumbrante da cidade do Porto. É cobrado 5 Euros para a visita.

Roteiro na Mão – Torre dos Clérigos

Informações sobre a Igreja e Torre dos Clérigos:

Endereço: Rua de São Filipe de Nery.

Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO