Laço da Amizade

Aveiro em 1 dia


O que podemos fazer em um dia em Aveiro, numa das mais belas cidades portuguesas?

Aveiro - Roteiro na Mão
Aveiro – Roteiro na Mão

Aveiro em 1 dia

Também chamada de “Veneza Portuguesa”, embora muitos portugueses não simpatizem com esse título. Para eles Veneza tem gôndolas e Aveiro tem Moliceiros (tá certo então…).

É uma cidade plana e perfeita pra ser visitada a pé ou, se preferir, pode fazer o percurso de bicicleta de forma gratuita. Você pode alugar sua bicicleta (Buga – como aqui é chamada), junto ao centro comercial Forum Aveiro, na LOJA BUGA

Aveiro está na região centro de Portugal, a aproximadamente 55 Km de Coimbra e 70 Km do Porto.

É daquelas cidades que disparam o coração dos turistas, FANTÁSTICA!!

Os Barcos Moliceiros

Assim que chegamos no centro de Aveiro, a primeira coisa que nos chamou a atenção foi, sem dúvida, as Rias e o vai e vem dos barcos Moliceiros.

Os Barcos Moliceiros são embarcações coloridas com pinturas tipicamente portuguesas. Se aproxime de um moliceiro e preste atenção no seu painel, há sempre um verso e uma pintura de natureza erótica e muito engraçada. Cada moliceiro tem seu tema e as frases são muito criativas, não deixe de se aproximar e dar uma atenção especial.

Barco Moliceiro
Aveiro – Roteiro na Mão

É imperdível um passeio de moliceiro, a experiência de navegar pelas Rias de Aveiro e poder enxergar a cidade por outro ângulo, é uma experiência única.

Os passeios duram em torno de 45 minutos e você percorre o Canal Central, Canal das Pirâmides, Canal de São Roque e Canal do Cojo.

Aveiro - Roteiro na Mão
Aveiro – Roteiro na Mão

O Canal Central

O canal Central da Ria de Aveiro é o principal da cidade, ele passa pelo centro ligando os pontos mais importantes. É no Canal Central que vemos a arquitetura dos edifícios em estilo “Arte Nova”, um mais bonito que o outro.

Aveiro - Roteiro na Mão
Aveiro – Roteiro na Mão

Chegando na cidade, minha dica é seguir direto para o Posto de Turismo. Retire seu folheto com roteiros bem interessantes, inclusive a localização exata dos edifícios em “Arte Nova”.

Os Ovos Moles de Aveiros

Não existe passagem por Aveiro sem que se prove os famosos “Ovos Moles”, um doce confeccionado com ovos e açúcar, envoltos numa crosta de massa de hóstia. Cada um é feito num formato, muito bonitinho.

Agora um spoiler: os ovos moles me lembram muito uma gemada e, assim como a gemada, há aqueles que amam (como eu) e os que odeiam…

Aveiro - Roteiro na Mão
Aveiro – Roteiro na Mão

Ponte Laços de Amizade

No canal próximo ao shopping, encontramos a “Ponte Laços de Amizade“, uma ponte que tem toda a sua lateral coberta de fitas coloridas. É aqui onde as pessoas escrevem mensagens e amarram suas fitinhas.

A ponte fica linda com o colorido das fitinhas e é sempre muito concorrida para as fotos instagramáveis…

Laço da Amizade
Aveiro – Roteiro na Mão

A Praça do Peixe

E foi na Praça do Peixe que passamos horas numa esplanada, tomando um fino e vendo todo o movimento da cidade. Esplanadas mega lotadas e música ao vivo. Um ambiente delicioso e bem descontraído. Difícil eleger o bar mais top, são todos bem descolados e com muita gente bonita, aconselho uma passadinha.

Esplanadas de Aveiro
Aveiro – Roteiro na Mão

A Gastronomia

Frutos do Mar, principalmente o peixe e o marisco, são carros chefes da gastronomia de Aveiro.

As famosas enguias, características da Ria de Aveiro, podem ser apreciadas também em vários restaurantes. Minha sugestão é que proves a Caldeirada de Enguias, você não irá se arrepender.

Aveiro
Aveiro – Roteiro na Mão

Aveiro vale muito a pena…

Aveiro - Roteiro na Mão
Aveiro – Roteiro na Mão

Gostou do post?

Deixe seu comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Teremos imenso prazer em lhe retornar:)

O blog Roteiro na Mão tem alguns parceiros que podem te ajudar no momento de planejar sua viagem; acesse um dos links abaixo e faça sua cotação e reserva.

Você não vai pagar nada a mais por reservar por aqui e ainda estará ajudando o blog a se manter no ar 🙂

Obrigadaaaa!!!!


Nossos Parceiros:

? Faça aqui seu orçamento de hospedagem – Hotel, Hostel, Casa ou Apartamento pelo Booking.com

? Faça aqui sua cotação de Seguro Viagem – Seguro de Viagem com a Word Nomads

? Faça aqui sua cotação de aluguel de carro – Alugue seu carro com a RentCars


Você também pode gostar de ler:

Cris Hossu

ROTEIRO NA MÃO: Uma família que ama viajar! Uma família louca por viagens e que está sempre de malas prontas para embarcar, não importa pra onde.

Também Poderá Gostar

FAÇA UM COMENTÁRIO

Sobre Nós

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Uma família viciada em novos roteiros e sempre com as malas prontas. Em 2016 descobriu uma nova paixão: viajar de motorhome! Desde então o mundo ficou pequeno! > LER MAIS

Roteiro na Mão

Roteiro na Mão

Reserve seu Hotel aqui

Booking.com

Alugue seu carro aqui

rentcars.com

Contrate aqui o seu seguro viagem

Siga-nos

Veja também nossas redes sociais.

Blog associado

Blog associado

Membro

Membro